Casa dos Bicos, Alfama Lisboa

Foto da Casa dos Bicos, com a sua invulgar fachada, localizada no Campo das Cebolas, perto de Alfama.

Fotografia Casa dos Bicos, Alfama Lisboa
Fotografia Casa dos Bicos, Alfama Lisboa

Quem passe junto à Casa dos Bicos pode até reparar na sua fachada insólita, formada por múltiplos blocos de pedra talhados em pirâmide, que lhes confere o aspecto de bicos que dá o nome ao edifício. O que a maioria das pessoas não sabe é que a casa é de facto muito antiga, tendo sido originalmente construída em 1523, por ordem de D. Brás de Albuquerque.

Os bicos revelam influência Renascentista italiana, mas são únicos no contexto arquitectónico da capital portuguesa, o que não surpreende, pois o seu primeiro proprietário mandou-a assim construir depois de fazer uma viagem a Itália.

O terramoto de 1755 causa enormes danos na estrutura, cujos dois últimos andares desabaram. Ficou assim o edifício em estado de semi-abandono, utilizado para armazenamento de bens e venda de bacalhau seco. Incrivelmente o imóvel manteve-se nas mãos da família Albuquerque até 1973.

A partir de 1983 tem desempenhado um papel no panorama cultura, albergando exposições diversas e alojando actualmente um núcleo do Museu da Cidade e a Fundação José Saramago.

Clientes recentes

Clientes

Mencionado em

Mencionado

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao