Jardim das Pichas Murchas, São Vicente de Fora Lisboa

Foto do Jardim das Pichas Murtas, mais especificamente de um detalhe onde se pode ver a placa onomástica do lugar, numa parede fortemente “graffitada” e onde se alinham as cadeiras que como veremos têm algo a ver com o insólito nome do jardim.

Fotografia Jardim das Pichas Murchas, São Vicente de Fora Lisboa
Fotografia Jardim das Pichas Murchas, São Vicente de Fora Lisboa

O significado literal do nome deste jardim não precisa de explicação. Mas talvez a sua origem intrigue muitas pessoas, sendo contudo fácil de compreender: vivia ali um homem de nome Carlos Vinagre, calceteiro que trabalhava para a Câmara Muunicipal, e folião muito activo, que frequentava uma leitaria existente no local e que com companheiros de farra ali bebia copos valentes enquanto se cantava o fado.

Um dia lhes ocorre-lhes a ideia de se juntarem aos idosos que passavam os seus dias no jardim, e com isso criou-se o hábito de jogar umas cartadas de “sueca” naquele espaço. Por iniciativa do Carlos Vinagre juntaram-se mesas aos tradicionais bancos de jardim e a Junta de Freguesia cedeu mais cadeiras, tornando-se o jardim um animado espaço comunitário. Foi então que Carlos teve a ideia de alcunhar o jardim de Pichas Murchas, devido à elevada idade dos homens que o frequentavam. O nome pegou e em 1992 os residentes colocaram uma chapa oficiosa que informava os transeuntes da nova nomenclatura, entretanto aceite como oficial pelo município.

O jardim localiza-se na Rua de São Tomé, entre o Castelo de São Jorge e o Panteão Nacional.

Clientes recentes

Clientes

Mencionado em

Mencionado

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao