Fotos de Alfama

Muralhas do Castelo de São Jorge, Lisboa

Na foto as muralhas do Castelo de São Jorge, já no seu perímetro interior, passado o miradouro e a estrutura defensiva exterior.

Fotografia Muralhas do Castelo de São Jorge, Lisboa
Fotografia Muralhas do Castelo de São Jorge, Lisboa

O Castelo de São Jorge foi construído pelos Mouros e tomado por Dom Afonso Henriques em 1147, com o auxílio de forças inglesas e de outras nações cristãs que se dirigiam à Terra Santa para mais uma Cruzada.

O que vemos hoje, ao contrário do que muita gente pensa, é o resultado de uma grande obra de renovação levada a cabo nos anos 40, que incluiu o levantamento de muralhas e a reconstrução de torres.

Nos dias de hoje é necessário pagar um bilhete de acesso ao castelo, uma relativa novidade que mesmo assim não dissuadiu os visitantes: em 2014 venderam-se 1,2 milhões de ingressos, a maioria dos quais a cidadãos estrangeiros.

Quem visitar terá acesso em primeiro lugar à praça de armas, que funciona como miradouro, oferecendo uma vista maravilhosa sobre o estuário do Tejo, a Baixa, o bairro de Alfama e a Margem Sul. Depois, progredindo para o interior do castelo, pode-se subir a algumas das torres, que proporcionam perspectivas diferentes, com vistas para norte, para o Martim Moniz e Avenida Almirante Reis, avistando-se ao fundo o Parque Eduardo VII.