Prédio na Calçada de Santa Ana, Martim Moniz Lisboa

Foto de prédio na Calçada de Santa Ana ao Martim Moniz, em Lisboa, onde se pode observar um exemplo do estado de degradação a que décadas de negligência conduziram um extenso e valioso património urbano já centenário.

Fotografia Prédio na Calçada de Santa Ana, Martim Moniz Lisboa
Fotografia Prédio na Calçada de Santa Ana, Martim Moniz Lisboa

À Calçada de Santa Ana chega-se subindo desde o Largo de São Domingos ou desde o Martim Moniz, atingindo-se caminhando em toda a sua extensão o Campo dos Mártires da Pátria. É um passeio repleto de História, que leva o visitante até perto do Convento de Santa Ana, que deu o nome à calçada.

No seu topo encontramos dois belos palácios, o Palácio Santa’Ana, do século XVIII, onde chegou a funcionar a embaixada do Império Austro-Húngaro e um outro, mais antigo, o Palácio Camarido, datado do século XVII, frente ao qual se encontra a Igreja da Pena.

Sensivelmente a meio da calçada, num edifício construido após o Terramoto de 1755, pode-se ver uma lápide que diz ter sido ali que faleceu o poeta Luís Vaz de Camões, mas o meio académico não favorece essa hipótese, apesar de ser quase certo que o ilustre português morreu na Calçada de Santa’Ana, mas um pouco mais abaixo.

Clientes recentes

Clientes

Mencionado em

Mencionado

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao