Fotografia Vista da Baixa Pombalina do Castelo de São Jorge, Lisboa
Fotos da Baixa Pombalina

Vista da Baixa Pombalina do Castelo de São Jorge, Lisboa

Foto da Vista da Baixa Pombalina de Lisboa desde o Castelo de São Jorge, tal como se pode observar desde o miradouro principal daquela estrutura defensiva.

Fotografia Vista da Baixa Pombalina do Castelo de São Jorge, Lisboa
Fotografia Vista da Baixa Pombalina do Castelo de São Jorge, Lisboa

Logo à entrada do Castelo de São Jorge, na Praça d’Armas a que se chega através da Rua de Santa Cruz do Castelo, encontra-se uma vasta área que se constitui como miradouro, provavelmente o ponto do castelo de onde se obtém uma vista mais ampla.

É certo que dali não se tem acesso às perspectivas que de outros locais, nomeadamente das torres e ameias viradas a norte se obtêm, para o Martim Moniz, para a Avenida da Liberdade e para os bairros de Lisboa que representaram a expansão natural da cidade. Mas não há como aquela vista, que sintetiza em si toda a alma da cidade: a Praça do Comércio, sempre em eterno bulício, com o rio que a acaricia e se estende, a perder de vista, em direcção ao mar para um lado, e para a extensa área do chamado Mar da Palha para o outro lado.

A Baixa Pombalina é totalmente coberta a partir deste ponto de observação, assim como o é a Ponte 25 de Abril e, lá ao longe, o Monumento do Cristo Rei. Do outro lado do vale, vê-se o Bairro Alto, com as Ruínas da Igreja do Carmo em destaque.