Fotos Belém

Barco à vela no Rio Tejo, Belém Lisboa

Fotografia de barco à vela navegando no rio Tejo, em Lisboa, num dia em que algum nevoeiro obscurece a vista da Margem Sul, vendo-se mesmo assim fragmentos das terras mais altas, sobre o Porto Brandão e Trafaria, e distiguindo-se nas brumas a Ponte 25 de Abril.

Fotografia Barco à vela no Rio Tejo, Belém Lisboa
Fotografia Barco à vela no Rio Tejo, Belém Lisboa

O Tejo tem um imenso impacto na vida de Lisboa e dos seus habitantes e nos últimos anos a gestão da cidade tem apostado fortemente numa aproximação ainda maior. Nesse sentido têm-se multiplicado as acções de melhoria das áreas junto às margens do rio, com a criação de espaços ajardinados e a abertura de esplanadas, cafés e restaurantes, não esquecendo a abertura de vias de acesso que possibilitam agora uma melhor circulação de pessoas nestas zonas que tanto têm para oferecer.

Por outro lado as águas do rio são com frequência utilizadas para a práctica de desportos náuticos e para o lazer, como é o caso dos passeios em embarcações à vela.

E não há dúvida que a perspectiva que se obtém desde o rio é diferente, com a aproximação à Margem Sul e um certo distanciamento em relação à cidade. Claro que esta possibilidade não é para todos, mas pode-se sempre atravessar o Tejo num cacilheiro, como aqui se chamam aos barcos de transporte de pessoas que cruzam as suas águas com frequência.