Fotos Belém

Vista da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei desde Belém, Lisboa

Nesta foto da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei, tirada desde Belém, em Lisboa, temos uma boa perspectiva da importante obra que em meados dos anos 60 passou a ligar as duas margens do rio Tejo e do monumento de natureza religiosa que uns anos mais cedo foi erguido junto ao Pragal.

Fotografia Vista da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei desde Belém, Lisboa
Fotografia Vista da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei desde Belém, Lisboa

A Ponte 25 de Abril foi a primeira a unir Lisboa ao que agora se chama de “Margem Sul”. Antes da sua existência os condutores teriam que se dirigir a Vila Franca de Xira ou aguardar pela sua vez num dos ferries que faziam a travessia do rio transportando automóveis.

Chamada originalmente de Ponte Oliveira Salazar, foi construída em meados dos anos 60, tendo sido inaugurada a 5 de Novembro de 1962.

Com o 25 de Abril o seu nome mudou, e uns anos mais tarde, a partir de 1996, procederam-se a importantes obras que resultaram na abertura de uma terceira faixa de rodagem em cada sentido e no início do tráfego rodoviário, que já constava do plano inicial mas que só trinta anos mais tarde chegou à ponte.

Do Cristo Rei obtém-se uma vista privilegiada do tabuleiro da ponte, do rio e da cidade de Lisboa. Este monumento religioso foi inaugurado em 1956, dez anos após o lançamento da primeira pedra da obra. Tem 110 metros de altura, sendo ainda hoje uma das estruturas mais altas de Portugal. Nasceu de uma “promessa” feita pelo Episcopado, relacionada com a manutenção da neutralidade de Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.