Ponte Sio-Seh Pole, 33 Pol ou Allah-Verdi Khan, Isfahan, Irão


33 Pol ou Allah-Verdi Khan é uma ponte de estilo Safavida mandada contruir em 1602 pelo Shah Abbas I.
Esta ponte passa sobre o rio Zayandeh Rud e é uma das atrações da cidade, quer para turistas ( os poucos que vãohavendo ), e para os habitantes da cidade. Sio-Seh quer dizer 33 arcos e também é conhecida pelo nome Allah-Verdi Khan em honra do seu arquitecto.
Esta ponte tem cerca de 300m de comprimento e tem 33 arcos que na parte inferior junto ao rio cria uma cerca cascata onde se ouve sempre o barulho da água a correr.
A ponte Sio-Seh Pole é o ponto central de passeio para a juventude quando a noite chega. Os rapazes vão ver as raparigas passarem e as raparigas vão ver os rapazes. Todos se vestem a rigor e fazem desta ponto um meio de se poderem ver e namorar com os olhos.
Na parte de baixo da ponte há uma casa de xixa e chá onde se pode ficar e relaxar a beber um cházinho e fumar xixa. Esta casa de chá é toda decorada com peças antigas e tem um ambiente muito porreiro. Só tem homens é claro. Pena isso.
Pode-se atravessar o rio pela água que nos dá um pouco em baixo do joelho, ao nível dos gémeos. Basta saltar uma cerca junto ao café e pronto. Basta chegar à ponte e ver como fazem as pessoas de lá. Depois é copiar. Cuidado com a polícia porque senão vão presos e levam 50 chicotadas por terem saltado.
, hehe estou a brincar…acreditaram não foi?!
Galeria de Fotografias
Ponte Sio-Seh Pole, 33 Pol ou Allah-Verdi Khan, Isfahan, Irão
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Fotografias da Ponte Sio-Seh Pole em Esfaão, República Islâmica do Irão 2004
- Fotografias de Esfahan, Fotos de Isfahan Irão Agosto 2004
- Vídeo passar na Ponte Millennium Bridge em Londres Novembro 2008
- Vista do rio Zayandeh em Esfahan de noite, Passear em Esfaão de noite, Irão
- Amir Kabir Hostel Isfahan, Pousada da Juventude em Esfaão, Irão
- Fotografias de Treinos de Kung-Fu TOA em Esfaão, Isfahan Irão Agosto 2004
- Fotografias das Ruínas de Persépolis, Takht-e Jamshid ou Pars, Irão 2004
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

