Expedição Évora – Niamey 2008

Expedição Évora – Niamey 2008

Na continuação da 1ª Expedição Évora Tambacounda que foi de Portugal até ao Senegal, passando por Marrocos, Mauritânia e pela Gambia, A Expedição Évora – Niamey 2008 vai um pouco mais longe desta vez acrescentando 3 novos países: o Mali, a Burkina Faso e o Níger. O Senegal e a Gambia ficam de fora.

Esta expedição não é uma viagem turística mas sim um desafio pessoal, de intercâmbio cultural e de avalo das nossas capacidades como viajantes e aventureiros.

Países de passagem da expedição
Portugal
Espanha
Marrocos
Saara Ocidental Marroquino
Mauritânia
Mali
Burkina Faso
Níger

Quem pode participar
Todos podem participar, esta é uma alternativa a grandes corridas e expedições com grandes jóias de participação. Todas as idades, todos os carros podem fazer e participar. Não é preciso ter um 4×4, um carro normal de cidade é uma boa opção. Mas sim, vamos ficar atascados, furar pneus e dormir ao relento algumas vezes durante este percurso. Isto é para todas as idades. Filhos? Eles que venham, pois esta aventura é brutal e enriquecedora para idades dos 14 aos 18! Idades daí para a frente também é sempre a abrir!

Mas como? Com quê? Com quem?

Um carro ou jipe + equipa com mínimo de 2 participantes. Podem haver divisões de equipas, 2 carros = 2 pessoas, uma equipa que se acompanha e se auto-ajuda. Não se aceitam inscrições com pessoas sosinhas. Há uma jóia de participação de 200 euros por carro independentemente do número de pessoas que leva lá dentro. O aconselhado é 2 pessoas no carro, se tiverem mais amigos a querer participar, o melhor é trazer outro carro.

Coisas necessárias

  • Passaporte
  • Carro
  • Vacinas: Febre Amarela, Tifoide, Hepatites
  • Saco Cama
  • Barras energéticas
  • Boa música
  • Fogão Camping-Gaz

O que esperar

Tudo. Esta Expedição / Desafio é uma viagem de responsabilidade pessoal. A Expedição Évora – Niamey 2008 uma corrida, sempre em frente em que o objectivo é chegar ao destino numa aventura sem limites. Num ambiente familiar, será porém dada ajuda entre as equipas e os participantes, quando estes realmente necessitem.

Dormir en route Mauritania deserto do saara
Dormir en route, caminho de Nouadhibou a Nouakchott,Mauritânia

Em cada etapa haverá um hotel de boa qualidade para nos acolher. Durante o percurso das etapas, poderemos ter que dormir no deserto, dependendo de como correr a viagem. Espere tudo. É África, é o Saara!

http://www.joaoleitao.com/viagens/videos/MOV02377.MPG

Condução nas dunas com um OPEL CORSA, Mauritânia

Se um dos carros não avança a Expedição não avança, excepto uma avaria no carro daquelas que o carro fica para a sucata tipo motor queimado, ou, peças a terem que chegar depois de 2 semanas. Se isto acontecer os participantes terão que abandonar a corrida, ou, entrar num outro carro da sua equipa ou outros que tenham lugares. O objectivo é chegarmos todos a Niamey! Não é importante haver um que chegue 1º pois chegaremos todos ao mesmo tempo, ou às mejinhas…mas chegamos. :)

“Um por todos, todos por Um!

O percurso

Passaremos pelos seguintes países: Portugal, Espanha, Marrocos, Saara Ocidental Marroquino, Mauritânia, Mali, Burkina Faso e Níger. Está a ser preparada o melhor percurso.

Mapa da Expedição Évora Niamey 2008
Mapa do percurso da Expedição Évora – Niamey 2008

Teremos uma média de 600km de condução por dia. Ou seja, a Expedição durará 18 dias por isso divida esses kms e esses dias. Mais ou menos, iremos ter 2 dias para fazer cada etapa do percurso. Mais do que o suficiente. Évora Asilah = 1 dia, partida para o Deserto do Saara na manhã seguinte, onde ficamos 2 dias, etc, etc…Temos umas paragens de descanso em vários pontos do percurso: Dunas de Merzouga, Agadir, Dakhla, Nouakchott, Bamako, e finalmente Niamey. Iremos fazxer percursos off-road mas que dão para carros pequenos. A volta está à responsabilidade e cada um. Podem vender o carro “en route” e voltar de avião, ou simplesmente guiar de volta. O percurso de volta será sempre aconselhado fazer por alcatrão, são menos kms.
9 ETAPAS – Distâncias “en route”

  1. Évora – Asilah 550KM
  2. Asilah – Dunas de Erg Chebbi 790KM
  3. Dunas de Erg Chebbi – Agadir 750KM ( VIA PISTA MERZOUGA – ZAGORA )
  4. Agadir-Dakhla 932KM
  5. Dakhla-Nouakchott 821KM
  6. Nouakchott-Nema 1233KM
  7. Nema-Bamako 566KM
  8. Bamako-Ouagadougou 841KM
  9. Ouagadougou-Niamey 499KM

TOTAL KM=6672km
Desafios

Enormes distâncias em Marrocos + Saara Ocidental
Fronteira Mauritânia – NDB
NDB-NKT pela auto-estrada da praia
Grande distância NKT até Nema
Entrada Mali
Entrada Burkina
Entrada Níger

Auto estrada da praia Nouamghar a Nouakchott Mauritania
Auto-estrada da Praia, caminho Nouamghar a Nouakchott, Mauritânia

http://www.joaoleitao.com/viagens/videos/MOV00762.MPG

Descida de duna, caminho Nouamghar a Nouakchott, Mauritânia

http://www.joaoleitao.com/viagens/videos/MOV00819.MPG

Caminho Nouadhibou a Nouamghar, Mauritânia
Quanto dinheiro será necessário para esta viagem?

Pois, isto dependerá do quanto gastar o seu carro. Nas minhas contas, e levando o meu Opel Corsa, irei precisar de +- 9 depósitos de gasolina. +- 450EUROS ( 2 pessoas por carro por isso este dinheiro divide por 2 ). As dormidas dos hotéis em média será de 20EUROS por dia com meia-pensão ( alguns hoteis são muito mais baratos mas faço a conta por cima ), temos 9 etapas, algumas etapas com 2 dias de descanço, por isso aponto para uns 250EUROS para dormidas e comidas. Vistos e alfandegas do carro 150EUROS por pessoa. O TOTAL será de uns 625 EUROS.
Patrocinadores

Estamos à procura de patrocinadores para apoiarem os gastos da logística deste desafio. Esta Expedição irá vir em vários jornais e televisões portuguesas, tal como aconteceu com a Expedição de 2004. É uma óptima oportunidade de publicidade. Como nos podem patrocinar? Aceitamos várias propostas de patrocínios, não procuramos só dinheiro. Contacte-me para mais informações.

Os patrocinadores do Évora-Tambacounda 2004

Praxis Clube-Évora
Diário do Sul
Serviços de Acção Social da Universidade de Évora
Rádio Telefonia do Alentejo
JB Photo
Câmara Municipal de Évora
“O Pierrot” Artesanato Regional
Associação de Estudantes da Universidade de Évora
Bar Marginália-Portimão
Bar Aldebaran-Zaragoza-Espanha
Visão Periférica-Portimão
Orlando Conceição Automoveis-St. Iria Azoia
Clube Trilhos do Alentejo
Virtual Tourist-Real Travelers
Sakura Multimedia Web Design
Autopress

Siga João Leitão VIAGENS no Google+
Procura alojamento para as suas próximas férias?

Experimente este site que tenho a certeza que vai ser útil para reservar o seu hotel / hostel / pousada para as próximas férias. Eu uso muitas vezes pois há hotéis com descontos até 65%.
Receba o meu eBook de Fotografia de Viagem
ebook fotografia viagem
Subscreva a minha Newsletter e receba uma
CÓPIA GRÁTIS do eBOOK com as minhas
50 imagens de viagem favoritas. Seja tb o primeiro a receber novidades em exclusivo.

Tem algo a dizer? Deixe o seu comentário aqui: