Central Asia Rally 2012
7 países - 8000KM - 18 dias
Siga a minha próxima aventura com o João Paulo Peixoto

Como atravessar África barato Trans-Africano Diário de Viagens

Como atravessar África barato Trans-Africano

Página na categoria: Generalidades.

Joao Leitao Viagens Partilhar

Bom, esta página é uma aventura. Nunca fiz um Trans-Africano mas tenho ideias de fazer, e ainda num futuro próximo. Vou de uma maneira prática, tentar calcular os custos de viagem para um Trans-Africano, de Portugal até à África do Sul. Por isso se tem curiosidade e apetites para uma viagem deste género, aqui vai um balanço global de custos e como ir.

As viagens Trans-Continentais são sempre viagens grandes, que geralmente apanham sempre os viajantes mais aventureiros as podem fazer, quer pela aventura, quer por conseguirem largar tudo em casa para poder estar longe durante tantos meses.

O que proponho aqui, é ligar 12 capitais africanas, de modo a poder fazer um itinerário de Norte a Sul. Vou apontar ao todo 12 países, a visitar sempre 1 capital, e um lugar UNESCO nesse mesmo país. Ficamos assim a conhecer as capitais de vários países africanos, e também um pouco dos seus lugares mais bonitos, escolhidos sempre pelas UNESCO ( epá temos que seguir algum critério não é? ). A razão para escolher 2 dias nas capitais, é para termos tempo para tratarmos de vistos e papeladas.

Mapa e Itinerário do Trans-Africano, Portugal até à África do Sul

Mapa do Trans-Africano

Os países para o Trans-Africano

Transportes para Trans-Africano – Como ir?

Vamos usar vários tipos de transporte, em diferentes países, diferem as melhores alternativas para viajar, nalguns países é melhor autocarro ou comboio, e notros é melhor viajar nos conhecidos “taxi-brousse” ou numa carrinha pick-up. Temos ainda que apanhar 1 ou 2 barcos ( ferry-boat para Marrocos, e barco de Brazzaville até Kinshasa ( Congo e Zaire ).

Quantos dias? Quanto tempo? Mas Onde?

Em cada capital ficamos 2 dias, e em cada lugar Património Mundial ficamos 3 dias. Ou seja, estamos basicamente 5 dias em cada país da nossa descida virtual. Eu sei que 4 dias é pouco, mas lembre-se que isto é só um ensaio, e ainda temos dias de viagem em transporte. Depois de termos as previsões todas feitas é muito fácil mudarmos e transformarmos como quisermos.

Temos então 5 dias para cada país, e vamos pôr 2 dias de viagem por cada país. Ou seja, temos 7 dias de permanência em cada um. 7×12=84 dias. Dá 12 semanas total, se fizermos 1 mês = 4 semanas, temos então 3 meses certos ( dá +- 2.8 meses ).

Trans-Africano: Como atravessar África o mais barato possível, de Portugal à África do Sul

Quando custa? Quanto dinheiro vamos gastar?

Temos 4 tipos de custos

  • Alojamento
  • Comida
  • Vistos
  • Transportes

Para transportes, hotéis e comida, por dia vou fazer o orçamento de 25Euros por dia.

É um valor baixo, mas África é barata, e ainda para mais que certos países vamos gastar cerca de 15 Euros por dia, ou seja, o que resta fica para um país onde gastaremos mais, ou simplesmente para termos dinheiro de manobra.

Lembro que isto é um valor por alto, novamente realço que há mesmo países que os hotéis custam 5 EUROS por dia, mais 3 EUROS de comida e estamos bem. Ou seja, 8 EUROS num dia. Mas continuaremos a fazer o orçamento com 25EUROS por dia, pois contaremos também transportes.

Temos um total de 84dias, 25EUROS x 84 = 2100EUROS

Lembro ainda que, e isto é muito importante, nós temos 2 dias para viajar em cada país, ou seja, 2 dias para estarmos dentro de algum tipo de transporte. África demora tempo a viajar pois, em transportes como ferrys, jipes, autocarros, comboios, etc, demoram sempre mais tempo do que nós estamos habituados.

O que quero dizer com isto é que nós estamos a fazer as contas a 7 dias a 25 EUROS, mas efectivamente só temos 5 dias por país em hotel, ou seja, se dormirmos num comboio autocarro nocturno etc, vimos este orçamento reduzido em praticamente 500 EUROS, 600 EUROS!, mas como disse, estou a fazer as contas por alto, para ter dinheiro para outras aventuras e coisas que vão aparecendo.

Ficar mais tempo em África por muito pouco dinheiro

Se virmos vem, depois de comprado um visto de 1 mês para um país, podemos alugar uma casita por uns 30EUROS durante esse tempo todo. Mais 20EUROS de comida, temos assim o nosso Trans-Africano com mais 30 dias, e, com um custo de só + 50EUROS!!! Dá que pensar não dá? Bem, já perceberam onde quero chegar…daí ser bom esta estatística.

Vistos TRANS-AFRICANO

  • Marrocos = NÃO HÁ VISTO
  • Mauritânia = 20 EUROS
  • Mali = 25 EUROS
  • Burkina Faso = 25 EUROS ( visto triplo: Burkina, Costa do Marfim e Togo )
  • Níger = 45 EUROS
  • Chad = 20 EUROS
  • Camarões = 30 EUROS
  • Congo Brazzaville = 25 EUROS
  • Congo Kinshasa ( Zaire ) = 45 EUROS
  • Angola = AINDA A INVESTIGAR…
  • Namíbia = NÃO HÁ VISTO
  • África do Sul = NÃO HÁ VISTO

TOTAL DINHEIRO VISTOS = 210 EUROS, vamos dar mais uma margem de 40EUROS e temos então 250 EUROS para vistos em 12 países africanos.

E pronto, com 2350 EUROS, temos a viagem toda feita. Este é um valor por médio-alto, pode-se gastar menos, e, é óbvio que também se pode gastar mais. Estou certo que a viagem pode ser feita por 2000 EUROS, mas mais vale levar 2500 EUROS total de viagem para estarmos seguros. Deste modo, e se tivermos mais tempo de viagem, podemos sempre ficar em vários países durante alguns meses. Podemos pelo mesmo “budget” prolongar a nossa viagem para o dobro, 6 meses pelo mesmo dinheiro. Estamos a falar de viajar em África por 6 meses por +- 400 EUROS por mês!!

Cidades Capitais / Locais Património Mundial da Humanidade UNESCO

Ilha-Goree-Island-Dakar-UNESCO-Senegal-West-Africa-Ocidental (38)

Vamos então ter uma capital de cada país onde ficamos 2 dias, e também um local UNESCO onde ficamos 3 dias. Porquê esta escolha? Bem, as capitais são normalmente cidades grandes com grande actividade económica ( se compararmos com o interior de cada país africano ).

Vou acrescentando coisas à medida que vou escrevendo, ou seja, se temos 3 dias para um local, mas se no caminho para uma outra cidade estiver mais alguma coisa interessante, eu vou acrescentando, também porque preciso de criar um percurso para organizar transportes.

É por um lado interessante ver como foi a evolução de um país no âmbito da modernidade, e por outro porque nós possivelmente vamos ter que esperar para termos vistos “en-route” para diversos outros países em frente.

Marrocos será uma excepção pois não precisamos de visto nenhum até à Mauritânia, e em Rabat é muito mais difícil conseguir os vistos e tem que se ficar à espera mais tempo.

O ideal aqui seria tentar fazer o maior número de vistos nos países mais ou Norte, em Nouakchott por exemplo, cidade calma, de ransição do Saara para a cultura africana sub-Saariana. Em Nouakchott conseguimos um grande número de vistos: Mali, Burkina, continua em breve…

Percurso no Trans-Africano, cidade-a-cidade e apanhar transporte en-route

Locais UNESCO a parar no Trans-Africano

Embaixadas e Consulados

Leitura em viagem

E pronto…isto continuará… :)

Comente esta página para dicas e opiniões, elas são bem-vindas.

Como atravessar África barato Trans-Africano

Página na categoria: Generalidades

Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

Melhores hotéis HotelsCombined.com

Comentarios

21 comentários

  • edemir

    muito bom bem explicado uma sugestão: voce poderia dizer se a perigo na viagem, sem assustar os transeunt e dizer os nomes das viação trens, estradas, condições, recepção, ou falar sobre o trajeto, norte sul, e sul asia´´ mas esta muito legal precisava destas informações

  • edemir

    muti bom bem explicado uma sugestão voce poderia dizer se a perigo na viagem sem assustar os transeunt e dizer os nomes das viação trens estradas condições recepção ou falar sobre o trajeto norte sul e sul asia mas esta muito legal precisava destas informações

  • Paulo

    Quando será essa viagem.
    Gostaria muito de fazer esse percuso.

  • bonsoir
    mali a vous tous le malien

  • André Gautier

    Boa noite

    Estou a organizar uma travessia da Namibia até Moçambique, mas para diminuir os gastos talvez me fique por botswana e daí apanho um avião de volta a lisboa. Gostaria, se possível claro, de uma opinião sua em relação à melhor forma de o fazer (transportes, alugar um 4×4, etc) e o melhor roteiro… Deixo o meu e-mail caso alguém esteja interessado de se juntar à avenura: gautier_@hotmail.com.

  • António Cruz

    Olá,

    Descobri esta página recentemente e não me canso de a explorar. É de facto um manancial de informação fantástico acompanhado de não menos fantásticas fotografias. Trata-se de um referncial para qualquer candidato a viajante. Estou a pensar fazer uma viagem de 1 semana a Marrocos (Abril/Maio), de moto , e esta página será de grande ajuda. Parabéns e obrigado.

    Um abraço
    António Cruz

  • Paulo Encarnação

    Bom, ó João, já fui para Marrocos contigo, uma vez… Se servir de confirmação para quem não te conhece devo dizer: Vão!! O João toma conta de vocês!!

    Projecto aliciante esse, do trans Africa. Não esquecer que se tem de voltar a este cantinho à beira mar plantado…Não está no orçamento… gostava de o fazer, ah isso gostava… vou estar atento! Abraços
    Paulo Encarnação

  • João Leitão

    Olá!
    Pois é, também me chamo João Leitão. curioso não é.
    E a verdade é que também tenho o sonho de conhecer o mundo, em especial africa, esse lugar mitico.
    uma viagem destas deve ser fantástica, mas muito perigosa.
    mas por isso é que se considera uma aventura. Uma aventura inesquecivel.
    Se for pensado alguma coisa do genero, contacta-me. quem sabe!

    Um abraço

  • joao cardoso

    ola…esa aventura nesta altura ja a deves ter feito…eu estive a uns tempos em africa.uma das coisas que reparei é que la a mae natureza ainda tem forte influência nos transportes….por exemplo: furos na terra batida e alcatrao em mau estado,taxis sem manutençao,transitos ingovernaveis “lei da buzina” sem regras de transito…nas pessoa e serviços o teu dinheiro vai servir mas a coisas que vais ter de usar a cabecinha…..mas tens bom espirito,dpx desta aventura estaras bem mentalizado do mundo em que vivemos e de que somos como os animais em geral,adaptamo-nos as situaçoes….

  • Abraim Silva

    Olá! Há vários anos que tenho o mesmo sonho. Vivo dividido entre Portugal e Angola, tenho família em África do Sul e essa viagem em mente. Achei o orçamento exageradamente optimista e duvido que os números apresentados sejam minimamente realistas. Os preços dos hoteis aqui em Angola são de 100 Euros para cima, por casal, ou seja 50 Euros por pessoa, por noite. É preciso reservar com antecedência sob pena de estarem sempre cheios. A comida aqui tb é bastante cara. Aconselho vivamente um estudo profundo desses números apresentados. Eu pretendo fazer essa viagem no meu carro e, por isso, preciso de uma logística bem mais complicada. Quer a nível material, quer a nível de preparação e estudo da viagem pois nem todas as estradas são viáveis. Uma estrada que no mapa parece ser perfeitamente transitável pode, na realidade, tornar-se bastante fatigante por causa dos buracos. Seria boa ideia reunir os números de telefones de todas as embaixadas Portuguesas por onde passarem, tal como um telefone satélite. Neste continente, uma viagem dessa envergadura mal planeada pode significar um verdadeiro desastre. Basta uma pequena avaria, ou simplesmente dois furos seguidos e podem ficar no meio de lado nenhum sem rede telefónica. Se precisarem de informações sobre Angola, estou à disposição. Abraço e boa viagem!

  • @joana: Olá outra vez, olha, esta viagem não é uma preparação nenhuma, é só, um ensaio para quem queira fazer. Nunca esteve nos meus planos. Das duas, uma: ou me expliquei mal no texto, ou o pessoal não lê bem… bem se calhar há a terceira: ou então as duas! :D hehe obrigado pela visita Joana.

  • joana

    olá novamente, ontem não tinha lido sobre este assunto, que espectáculo!
    Estive em angola em abril e maio do ano passado, não deixes de fora a restinga do Lobito e o deserto do Namibe :D
    viajar dentro de angola até se torna relativamente barato e para quem quiser gastar 80 euros dá para apanhar um avião entre as cidades :) , se precisares de ajuda para organizar alguma coisa diz, que fiquei com bastantes conhecimentos lá, são todos super simpáticos

    Se tiveres msn ou email se preferires diz qq coisa para o meu mail, assim poderei fazer mais umas perguntas sobre as tuas viagens.

  • João Otávio

    Companheiro, gostaria de saber quanto eu gastaria por mês morando na África do SUl? Estou pensando em passar 6 meses. Obrigado

  • Adriana Faria

    Olá
    POderia me informar se estão disponiveis vagas para esta viagem?
    gostaria muito de faze-la

    adriana_sartre@walla.com

  • Carlos

    Oi!
    Curti o plano mas pareceu-me demasiado optimista! O melhor, se ainda nao o fez é ler o livro do Gonçalo antes de ir! Africa é o país da “gasosa”(como se diz em Angola) e pode tornar-se num peso para o orçamento!Toda a sorte do Mundo e fico à espera das noticias dessa magnifica viagem!

  • João Mesquita

    Parabéns pela coragem que está por detrás deste plano de viagem.

    Estou a organizar uma viagem nos mesmo moldes, mas só em Moçambique, pelo que sei o tempo que leva a organziação e planificação de uma aventura destas.

    No entanto, fiquei com algumas duvidas relativamente ao seu texto, que se pudesse, gostava que me esclarecesse. Nomeadamente em relação às dormidas, gostaria de saber onde conseguiu encontrar locais tão baratos? Pois eu tenho estado a ver preços do alojamento em Maputo, Inhambane e Beira e os únicos sítios que me parecem relativamente acessiveis são os parques de campismos, pois os Hoteis custam todos para cima de 40 euros por noite.

    Agradecia que me ajudasse a esclarecer esta duvida.

    Abraço e boa sorte!

  • Sofia

    Olá!

    Descobri por acaso a página, ao procurar informações de viagens para o Irão e acabei por ver as suas fotografias e os planos para uma travessia de África.

    Acabo por ficar com um bocadinho de inveja…. não no mau sentido….. de não conhecer assim tanto.

    Um dos meus sonhos é fazer a mala e rumar ao mundo, por tempo indeterminado…

    Acho que ainda não ganhei a coragem porque tenho receio de ir sózinha. Não por medo de ser assaltada nem nada do género, mas acho que preciso de falar com alguém. É sempre bom termos alguém que nos mostre uma perspectiva diferente da mesma coisa.

    Quem sabe qualquer dia não acordo e faço a mala….

    Tudo isto para lhe desejar boa viagem.

    Sofia

  • EDVALDO CARNEIRO

    Prezado Senhor João Leitão,

    Não o conheço. Mas, certamente, deve ser um homem maravilho, pois, quem viaja tem a mente aberta.

    Pretendendo conhecer Marrocos (22 dias), de automóvel, com minha senhora e dois filhos (14 e 16 anos). Infelizmente, não reúno condições financeiras de contratar um guia, como o Senhor, o que seria ótimo e muito confortável, especialmente por seus conhecimentos in loco.

    Ser possível for, sem incomodá-lo, mas, já incomodando (como diz JÔ Soares), gastaríamos de sua breve opinião.

    Pensamos em fazer o seguinte trajeto, a partir do Brasil (26/12/2.007). Paris (conexão/Rabat/locação de um automóvel 4×4), Rabat, Essaouira, Marrakesh, Quarzazate, Merzouga, Erfoud, Fez (Meknès/Volubilis), Chefchaquen, Asilah, Rabat.

    Se puder nos auxiliar nessa empreitada, ficaríamos agradecidos, de coração.

    Edvaldo Carneiro

  • Fabulosa ideia!!! E ideias dentro de ideias…uma espécie de matrioska de criatividade :)
    Admiro a vossa capacidade de organizar as ideias e sistematiza-las numa admirável viagem.
    Força!!

  • Bruno Ferraz

    Bom Dia!!
    Encontrei o teu blog recentemente e estou a curtir bastante!! Para começar os meus hobbies de eleição são cozinhar e viajar!! Queria perguntar algumas coisas sobre algumas viagens e esta de áfrica que me diz muito mesmo!! Se puderes diz alguma coisa!! Agradecia atenção!! Boas viajens!! Hasta Fica Bem!!

  • gosto muito das nossas progamacão .Este gostando das vossas mudanca.

Comentar site viagens

João LeitãoQualquer dúvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Não me faça perguntas sobre "Marrocos" numa página sobre os "Estados Unidos", ou na página do "Sobre o Autor". Comente nas páginas relevantes com o que está a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentários, mas, isto agora anda difícil e já tenho mais de 250 comentários em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*



Topo da página

Quer escapar à crise? 70 Euros p/mês = comida + cama + meditação + internet