Diário de Viagens
Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Notícias, Videos, Museus, Monumentos, Alojamento, Mapas
Onde estou eu agora? Onde estou agora? Erfoud, Marrocos
Página principal Acerca do Site Acerca do Autor Países Visitados Teste a sua Geografia! Mapas Notícias do Mundo Você sabia que? Quem está a ver o site agora?!
Diário de Viagens por País
Alemanha | Áustria | Bulgária | Canadá | Cazaquistão | Croácia | Cuba | Egipto | Eslováquia | Espanha | Estados Unidos | Estónia | Finlândia | França | Gâmbia | Gibraltar | Grécia | Hungria | Irão | Israel | Jordânia | Letónia | Liechtenstein | Lituânia | Luxemburgo | Macedónia | Marrocos | Mauritânia | Palestina | Polónia | Portugal | República Checa | Roménia | Rússia | Saara Ocidental | Senegal | Sérvia | Suécia | Suiça | Turquia | Uzbequistão


Guiar em Cuba, alugar carro em Havana: Hyundai Athos, 3780km de exploração nas Caraíbas

Página arquivada em: Baracoa, Camanguey, Cuba, Generalidades de Cuba, Guantanamo, Havana, Países Visitados, Remedios, Santiago de Cuba, Transportes em Cuba, Trinidad, Vinales
guiar-em-cuba-alugar-carro-em-havana-hyundai-athos-3780km-de-exploracao-nas-caraibas

Hyunday Athos rented in Havana Cuba

Vejam só a máquina potente que alugámos??!! O Grande, O Magestoso, Brilhante: Hyunday Athos

Depois de ter ficado mais de uma semana em Havana com os meus amigos decidimos saltar fora da capital e começar a explorar a ilha a sério. Sem dúvida alguma, a melhor maneira para se conhecer bem um país é com transporte próprio, livre, a querer ir e parar onde se quiser.

Depois de uma busca intensiva em Havana e de algumas horas de táxi à volta à procura dos melhores preços por um carro, descobrimos que todas as companhias fazem os mesmos preços pois todas elas pertencem ao mesmo dono, isto é, todas são do estado cubano já que não há empresas privadas. Nada é de ninguém, tudo é do amigo Fidel.

Depois de uma horita à procura do melhor negócio acabámos por ficar com a CAR – CAR RENTAL. Há vários escritórios desta empresa por Havana mas ficámos neste muito pequenito junto ao Servicentro ( Estação de Serviço ) mesmo na Avenida Malecón. O senhor que nos atendeu foi muito simpático e entendeu perfeitamente que queríamos o mais barato por maior espaço de tempo.

Hyunday Athos Cuba
Hum…o carrão parece um pouco mais pequeno nesta foto que em cima… :D :P

Car Rental, CUBACAR
Carlos León
Pnto Servicentro 23 y Malecón, Havana, Cuba
870.2257

Preços de carro alugado em Havana

1 a 6 dias = $55CUC por dia
7 a 13 dias = $50CUC por dia
+ 14 dias = $45CUC por dia

Depois de uma pequena conversa com o empregado da agência de alugar de carros, fiquei rapidamente a saber algumas coisas a ter em conta para se guiar em Cuba. Basicamente e tendo em conta os normais do senso comum de todos os condutores, há algumas truques a saber para se guiar em estradas cubanas.

Farola Highway Cuba
Auto-estrada da Farola, de Baracoa a Guantanmo, parte Oriental de Cuba

Guiar em Cuba: Prós e contras

As estradas em Cuba são mais ou menos, e os condutores são muito certinhos, nada de maluquices, mas, quando saímos das estradas principais e entramos no mundo rural, aquelas estradas amarelas do mapa, epá, as coisas mudam de figura pois a maior parte delas estão em muito mal estado. Isto tendo em conta que mesmo uma estrada secundária em Marrocos é melhor que a auto-estrada Santa Clara – Havana, e que os sinais, placas e letreiros são inexistentes, a boa segurança e falta de maluquice dos cubanos a conduzirem até faz esquecer tudo o resto. Prepare-se é para praticar o seu sotaque portuganhol para pedir direcções e informações, vai precisar já que não há placas na estrada, nem para nomes de povoações nem para direcções. Não faltam claro é placas de propaganda política pois essas há aos milhares. Ah, já disse que há muitas placas de propaganda política? Assim como que umas 30 por povoação…que nem sabemos o nome pois não havia nenhuma que o dissesse? :D

Driving in Cuba
Estrada numa zona rural de Cuba

Se decidir fazer estradas mais rurais, as tais “amarelas” do mapa, então entra numa Cuba diferente. Estas estradas correspondem a estradas mais pequenas e itinerários rurais, diferentes, com povoações distintas das outras em trajectos mais urbanos. Há lugares onde a Estrada simplesmente desaparece como no percurso Moa até Baracoa. Normalmente as pessoas para chegarem a Baracoa apanham a estrada do Sul vindas de Guantanamo e Santiago de Cuba, mas nós como vínhamos no tal percurso de volta à ilha guiámos pelo outro lado, vindos de noroeste.

Em quase 4000km de condução tivemos 3 furos, tivemos que comprar um pneu novo que ficou destruído e tivemos que trocar um outro na agência de rent-a-car em Piñar del Rio.

Trajecto, Mapa com percurso

Mapa do trajecto em Cuba 2007

Fizemos um trajecto à volta da ilha em sentido dos ponteiros do relógio, e por 2 semanas fomos dormindo em sítios diferentes: Remédios ( 2noites ), Playa Santa Lucia ( 1noite ), Baracoa ( 4noites ), Santiago de Cuba ( 2noites ), Camaguey ( 2noites ), Trinidad ( 2noites ), Viñales ( 3noites ). No mapa em cima, toda a zona que está a vermelho foi por onde nós passámos.

Driving with storm in Cuba
A guiar durante uma tempestade em Cuba

Pusemos combustível 9 vezes nas seguintes povoações: Havana, Santa Clara, Cayo Coco, Manatí, Moa, Santiago de Cuba, Sancti Spiritus, Piñar del Río e Bahia Honda onde pusemos só $5 CUC par anos levar até Havana para entregarmos o carro. Gastámos exactamente $187 CUC que dá por volta dos 150EUROS. Guiamos 486km no primeiro dia de aluguer, de Havana a almoçar e ficar cerca de 3 4 horas na praia em Varadero e seguir viagem até à cidade de Remédios onde ficámos 2 noites.

Road to Cayo Santa Maria
Estrada para Cayo Santa Maria a Norte de Remédios

Entregámos o carro a horas, ainda com alguma gasolina no depósito, e , para nossa surpresa os senhores da agência deram-nos os parabéns por termos sido os primeiros turistas a nunca terem levado uma multa pela polícia. Nós ficámos um pouco naquena se eles estariam a falar a sério, mas, parece que sim. O mais incrível foi que alugámos o carro por 2 semanas!! Estavam muito admirados mesmo pois não é nada normal. Normalmente leva-se multa por excesso de velocidade, sentidos proíbidos, sinais vermelhos ou mau estacionamento, ou, simplemente…por levar. :D 10 pontos para os condutores portugueses!! :P

Driving in the Caribeean Sea Cuba
Guiar ao longo do Mar das Caraíbas, Sul de Cuba

Guiar em Cuba, alugar carro em Havana: Hyundai Athos, 3780km de exploração nas Caraíbas


Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:

17 comentários na “Guiar em Cuba, alugar carro em Havana: Hyundai Athos, 3780km de exploração nas Caraíbas”

  1. manuel silva Says:
    November 4th, 2007 at 8:47 pm

    Obrigado por terem feito este trabalho que acredito plenamente servir muito para todos aqueles que desejarem visitar CUBA sem ser naqueles pacotes para apanhar sol

  2. joão correia Says:
    November 20th, 2007 at 10:30 am

    um bom trabalho que ajuda quem faz pesquisa para aventuras semelhantes entre os dias 14/10 e 1/11 de 2007 tambem efectuei uma aventura igual mas apenas por metade de cuba para ser nas calmas e poder ver tudo em pormenor foram 2500 km estou pensando em repetir o que falta as provicias do oriente desengamnen-se os que compram pacotes e vêm convencidos que conheceram o pais real

  3. Marta S. P. Frizzo Says:
    November 29th, 2007 at 2:05 pm

    Muito bem descrito o passeio de vocês….chego a me imaginar fazendo o mesmo…..já fui a Europa, mas com certeza, o próximo destino…será Cuba…..valeu…..obrigada pelas informações….

  4. Sílvia (Brasil) Says:
    January 22nd, 2008 at 4:18 pm

    Em primeiro lugar queria parabenizá-los pelo site. As informações que vocês disponibilizaram sobre Cuba estão ajudando muito no planejamento da viagem que pretendemos fazer à esta ilha nos próximos meses.
    Aproveito para perguntar se vocês tiveram dificuldades em trocar o EURO nas cidades e povoados pequenos. Temos dúvidas se é mais interessante levar dólar para esses lugares menos turísticos.

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns,

    Sílvia

  5. João Leitão Says:
    January 22nd, 2008 at 8:20 pm
    Sílvia (Brasil) » Olá e obrigado pelo seu comentário e pela sua visita aqui ao meu espaço de viagens. Ainda bem que as minhas páginas lhe servem na busca de informação para viajar a Cuba. Fico contente. Estou a escrever mais páginas sobre essa interessante ilha por isso venha mais tarde para ver o que tenho. Quanto a trocar dinheiro em Cuba… bem, olhe o melhor mesmo é se conseguir levantar dinheiro nas caixas multibanco, e porquê? as transações são feitas de Dinheiro Cubano para Doláres Americanos, e de Dólares Americanos para Euros, ou seja, como o EURO éstá muito mais alto, ganhamos no cambio. Ao contrário que se formos trocar num guiché de cambio, trocamos dinheiro cubano com euros. Se não houver outra hipotese pois mesmo algumas caixas não aceitam cartões estrangeiros ( a mim nunca me aconteceu, e usei sempre o cartão visa electro, nem foi necessário o visa crédito ), troque o dinheiro nos grandes hotéis, todos têm um guiché de troca de dinheiro. Não troque dinheiro nas ruas e não espere trocar dinheiro nas aldeias mais pequenas. Os dólares americanos não são bons em qualquer parte do mundo. Leve euros. :) Boa sorte.
  6. Tânia Correia Says:
    January 26th, 2008 at 2:20 pm

    A maioria das pessoas pensa que Cuba é o centro de Havana (Habana Vieja) e Varadero. A realidade daquele país é algo bem distinto daquilo que os turístas, em geral, conhecem.
    Quando as pessoas vão para Cuba com os pacotes turísticos passando 3 dias em Havana e 5/7 dias em Varadero, ficam com o desconhecimento total daquele país. As maravilhas naturais do interior, o contacto com o povo, a comida caseira com sabores tão distintos dos restaurantes de comida tradicional (frango, carneiro, porco, arroz e feijão é indispensável). Devo de dar aqui um conselho relativamente aos ditos restaurantes caseiros/familiares que se denominam como Paladares. Não é fácil de encontrar um Paladar de boa qualidade e, regra geral são caríssimos.
    A segurança é, sem sombra de dúvidas, uma realidade! É impossível não existir segurança num país onde existe polícia de 20 em 20m. Além de que nós, estrangeiros, somos a “entrada” de dinheiro daquele país. Não só pelo Turísmo mas muito, também, pela medicina, fazendo que sejamos tratados como verdadeiros reis. É imprecionante a quantidade de estrangeiros que se deslocam a Cuba por motivos médicos.
    O povo cubano é, essencialmente, um povo de grandes valores. O valor “FAMÍLIA” é o que tem mais peso. Têm um nível cultural muito acima da média. (80% da populução em idade adulta é licenciada). Altamente inteligentes, num país onde nada se pode mas tudo se consegue, o povo cubano é curioso e afável. Recebem-nos em suas casas como se fizessemos parte da família. Acarinham-nos e esperam que lhes digamos o que se passa lá fora.
    Como disse o João Leitão, e muito bem, não existem empresas privadas. Tudo pertence ao Estado. Empresas de transportes, hospitais, telecomunicações, infraestruturas, as casas (embora pagas pelo povo), TUDO. A taxa de desemprego é praticamente nula (só não trabalha quem não quer!). A educação é gratuíta e a medicina também. O problema é que os ordenados que variam entre 300,00 CUP+10,00CUC e 400,00 CUP+10,00 CUC (existem 2 moedas!) mais as senhas de alimentação racionalizada, não chegam para sustentar uma família. Ou se come ou se veste. A corrupção é a única forma de conseguir um dinheirinho extra. Não existem assaltos nem violência mas é fácil sermos enganados. A venda de charutos é a forma mais fácil de nos enganarem. Atenção a isso! Se não é especialista, não arrisque!
    Falei-vos à pouco de existirem duas moedas: o CUP- Peso Cubano e o CUC - Peso Cubano Convertível. O CUP é a moeda nacional (não é suposto os estrangeiros teram este tipo de moeda). O CUC é a chamada Divisa sendo utilizada pelos estrangeiros e pelos cubanos. Tudo é vendido em CUC. É preciso ter muito atenção em relação aos câmbios. Nunca levar Dólares! Nunca!! O Dólar tem uma penalização 20% no câmbio. O Euro tem uma cotação ligeiramente superior ao CUC (Pode variar entre 1.18 e 1.24). Como disse o João, nunca aceitem troca de moeda com ninguém! Existem casas de câmbio e Bancos para se efectuarem os câmbios. Tenho de discordar do João num aspecto, o ideal não é trocar o dinheiro nas casas de câmbio dos grandes hoteís.O ideal é sempre os bancos porque a cotação da moeda varia de instituíção para instituíção. O que tem a melhor cotação é sempre o Banco Metropolitano. A seguir é o Banco Popular e só depois as casas de câmbio. Um Peso Cubano (moeda nacional) equivale a 0,24CUC. Façam bem as contas quando comprarem alguma coisa nas barracas de rua. Podemos pagar com CUC mas os preços estão expostos em CUP.
    Podería contar-vos muitas outras coisas de Cuba. O João contou-vos uma parte e falei-vos de outra. Depois de 4meses e meio em Cuba posso-vos dizer que, Cuba é, sem dúvida, um país a conhecer com um espírito muito além das praias, dos mojitos, das mulatas…lol.
    Conheçam Cuba sentindo os cheiros e sabores. Sentido o carinho e o toque de um cumprimento! Conheçam Cuba Com a alma!
    Boa viagem!

  7. João Leitão Says:
    January 26th, 2008 at 2:32 pm
    Tânia Correia » WOW :) muito obrigado pelo tua tão completa descrição de Cuba, pelas tuas dicas e pelo tua preciosa experincia num país tão bonito. Obrigado pelas tuas correcções quanto à troca de dinheiro! Este site é mesmo isso, um local para informação e para troca de informação: Muito obrigado Tânia! Qualquer outra experiência tua numa das minhas outras páginas és sempre bem-vinda!! Beijos! :)
  8. Sílvia (Brasil) Says:
    February 1st, 2008 at 6:45 pm

    Só tenho a agradecer o olhar, as dicas e o entusiamo de vocês…. Obrigada João Leitão , obrigada Tania Correia. Grande abraço!

  9. João Leitão Says:
    February 1st, 2008 at 6:50 pm
    Sílvia (Brasil) » Olá! pois não tens que agradecer, eu é que tenho que agradecer a tua simpatia e o comentário! Beijos!!!
  10. Hugo Says:
    February 9th, 2008 at 6:53 pm

    To indo pra lá em 22 de março…pra 15 dias. Esse até agora foi o melhor site de informações! Parabéns e Obrigado!!!

  11. Hugo Says:
    February 9th, 2008 at 6:54 pm

    Se alguem tiver indo, como vou de férias e solteiro…e vou sozinho…mandem mails q a gente se vê por lá…hugobz@uol.com.br

  12. Antonio Correia (Brasil) Says:
    February 13th, 2008 at 5:24 pm

    João e Tânia.
    Parabéns pelas dicas que vcs nos deram. Vou para Havana agora dia 18 de março e vou fica lá até 22. Depois vou a Cancún passar mais uma semana. As informações que vcs nos passaram vai ajudar muito.

    João, foi na agência de turismo aqui no Brasil comprar minhas passagens e perguntei quanto estava os transfer (translado) para Varadero. Me passaram 63 dolares por pessoa. Como vou com minha esposa e juntos vamos pagar 126 dolares, vc acha melhor alugar um carro? Será eu podemos pegar o carro em havana no aeroporto e deixar em Varadero? O que vc nos indica? Ir de ônibus mesmo?

    Tânia, suas dicas para troca de moedas foi muito boa , vou anotar isso no meu caderno de viagem. Para passar uma semana em Cuba quantos Euros vc acha que devo levar para um casal? Já vou sair daqui com os hoteis pagos. 600 euros dá ou é muito?

    Agradeço muito a vcs, e como disse o Hugo, realmente esse foi o melhor site de informações que lí sobre Cuba, principalmente esses “por menores” que nos ajudam tanto na hora do planejamento da viagem. E se precisarem de alguma dica aqui do Brasil, fiquem a vontade para perguntar.
    Grande abrs

  13. Tânia Correia Says:
    February 27th, 2008 at 2:37 pm

    Olá António,

    Uma vez que vão estar em Cuba apenas 4 dias, os 600€ chegam e sobram. Mas também depende do querem fazer nesses 4 dias. Os hoteis incluem pensão completa? Vão alugar carro? Poderão pagar 55€/dia no aluguer do carro + gasolina. Mas no meu ver acho que podem passar uns dias bastante agradáveis com esse dinheiro. Conhecerem lugares bonitos e interessantes. Devo lembrar que têm de guardar 25CUC por pessoa para pagarem o imposto de saída do país.

    Obrigado João Leitão. Cuba é um lugar muito especial para mim. Regressarei em Junho por mais um mês e com as alterações políticas talvez vos traga mais novidades.
    Bjs e fiquem bem

    TC

  14. Ana Maria Rato Says:
    March 26th, 2008 at 10:53 am

    Olá Bom dia

    Gotaria que me informa-sese possível como contactar a clínica “Camilo” - em Havana pois não tenho o endereço, e estou com alguns problemas de saúde a nível oftalmológico e gostaria de resolver com algume rapidez, pois se me puder ajudar com os contactos fico agradecida.

    Cumprimentos

    Ana Mª: Rato

  15. Luis Miguel Boialvo Says:
    April 16th, 2008 at 1:06 pm

    Parabéns pela iniciativa e informação constante no site. Estou a planear uma viagem a Cuba em Junho, cerca de 20 dias e já recolhi algumas dicas preciosas aqui publicadas. Foi o destino escolhido para iniciar a minha filha Maria de 11 meses nestas aventuras, sem pacotes turísticos!!! Vamos ver como corre, aparenta ser um destino fácil, mesmo com bébés.
    Cumprimentos a todos os viandantes

  16. João Leitão Says:
    April 17th, 2008 at 12:42 am
    @Luis Miguel Boialvo: Obrigado pela visita e fico contente que a informação aqui do site te tenha ajudado. Boa viagem com a tua Maria!! :) de certeza que ela vai vibrar com os sons caribeños :D . um abraço
  17. Salete Says:
    April 29th, 2008 at 1:49 pm

    Cara Tania, bom dia!
    Vou a Cuba para um Congresso e ficarei tambempara um curso de dois dias…a viagem, ao todo será de 8 dias, agora em maio de 2008…gostaria de saber como devo fazer…tenho que tomar vacina? devo levar quanto em euros? aqui no Brasil eu devo adquirir os euros onde? e la em Cuba, assim que chegar devo converter este dinehiro em CUC onde? e quanto a segurança, corro risco de assalto? qunato em dinehiro preciso para ficar 8 dias?
    obrigada, ficaria agradecida se me respondesse com brevidade, pois preciso providenciar as coisas…
    atenciosamente,
    salete

Deixe um comentário nesta página

Comente esta página ou entre em contacto comigo atraves desta caixa de comentários. Por favor comente numa página relevante com o assunto que está a escrever. Não me faça perguntas sobre Marrocos numa página sobre os Estados Unidos, ou na página do "Sobre o Autor". Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível. Obrigado.


O meu blog de receitas: Receitas Vegetarianas | Outro site meu: Marrakech Travel Guide | O meu Myspace: Myspace
Gostou deste site? Subscreva o meu RSS FEED e fique a saber das novidades e das últimas páginas que meto online. Basta um clique!
Clicky Web Analytics who's online
sitemap © 2008 Copyright João Leitão