🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

João Leitão
Actualizado em 12 Fevereiro, 2015
Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Hoje acordei e quando subi ao telhado da casa onde fiquei a pernoitar, percebi que tinha que partilhar com vocês o sítio onde estou neste momento instalado.

Quando subi as escadas e vi a imagem das dunas ao fundo, com a porta e o telhado, entendi ainda melhor a razão de estar aqui neste momento. Realmente este lugar é fenomenal e as vistas pela manhã são únicas. Esta minha mudança para Marrocos tem sido muito positiva.

Onde estou chama-se Hassilabied, e, é uma pequena aldeia de nómadas que ao longo do tempo se foram sedentarizando formando um pequeno ajuntamento de casas de construção típica da sul marroquino do deserto do Saara: o adobe aqui faz-se com palha também para fortalecer ainda mais a secagem das paredes.

Ontem fechei negócio com um terreno aqui perto, tenho já 400m2 de terreno aqui na aldeia. A vista é muito boa e de certo terei um terraço muito fixe porque como está a uns 200m da avenida principal (se assim lhe pudemos chamar), as dunas ainda se vêem melhor pois dá para ter a panorâmica toda.

Ontem fartei-me de encontrar pessoas que já não via faz tempo e parece que está tudo contente por me ver, e muita gente está já preparada para querer fazer sites comigo. Ontem tive a oferta de alguns 10 novos sites assim só de andar pela rua e com as pessoas a virem ter comigo. « Eh Messieur Joao! »

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Hassilbied

Hassilbied é uma pequena aldeia oásis que fica mesmo na margem das dunas de Erg Chebbi no Sudeste de Marrocos. Hassilbied ou Hassi Labied quer dizer Poço Branco tendo este nome uma história que conta que antigamente havia um poço que porque a água era muito salgada ficou pintado de branco pela evaporação da água e permanência do sal nas paredes do poço. Mais tarde o oásis ficou de água doce e o nome de entre dos nómadas fico para sempre como Poço Branco.

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Hassilbied nasceu então de várias famílias nómadas (50 famílias) que dividiram o terreno do oásis onde existem as palmeiras e as hortas por 50 partes iguais. Estas famílias fizeram casas pequenas onde ficavam as mulheres e crianças enquanto os homens partiam com o gado (dromedários e cabras) para encontrar alimento para os animais.

Hoje Hassilbied é um pouco mais do que um juntar de algumas casas e conta com alguns hotéis, campings e albergues, 2 ciber-cafés, 4 lojas de artesanato, 1 telefone público e 5 mercearias.

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Hassilabied é uma das aldeias que estão à volta das Dunas de Erg Chebbi. As outras aldeias do deserto são: Tisserdemine, uma das mais pequena delas todas, situada para lá da cabeça das dunas (Ras el Ramel); Ras el Ramel, ou “cabeça das areias”, é mesmo um pequeno povoado de nómadas que não passa de umas 4 ou 5 casitas mesmo pegadas às dunas, aqui, também há um pequeno mercado com algumas coisas básicas como cigarros, óleo, bolachas, chá, champô e água;

Hassilabied fica a 15km de Ras el Ramel; Taqjust a aldeia mesmo pegada a Merzouga, este nome estranho quer dizer “colina” e, na verdade há uma grande colina, onde no topo se encontra o Auberge Panorama; Merzouga, a maior e mais conhecida de todas as aldeias aqui na zona. Merzouga dá por muitas vezes o nome às próprias dunas, que, na boca de muita gente ficam como Dunas de Merzouga; Tanamoust, é uma aldeia antes de Ramlia, que tem um nome de um insecto fêmea que nunca fiquei a perceber qual era, mas, que sei que é um daqueles que picam (daí também ser fêmea, hehe vejam bem a explicação que me deram…; Ramlia, ou Aldeia dos Homens Pretos, pequena aldeia só com pessoas negras, vindo os seus antepassados do Mali, atravessando o Saara nas caravanas de trocas comerciais entre o Norte de África e os países sub-Saarianos, este é o local ideal para visitar a casa da associação dos músicos Gnawa “Les Pigeons des Sables”.

Hassilabied fica entre a cabeça das dunas (Ras el Ramel) e a aldeia de Merzouga, da qual se situa a 4km de distância. Esta aldeia merece uma pequena visita enquanto se está na região por uns quantos dias. Alguém que queira visitar esta parte do deserto deve ficar no mínimo 3 noites, onde, Hassilabied tem que ficar como destino que merece metade de dia de visita.

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Hassilabied divide-se em 3 partes: hortas, frente do rio, centro, aldeia nova. As hortas são as grandes plantações e zona de palmeiras pegadas às dunas, a frente do rio são as casas que ficam de frente para as hortas, mas depois do rio (rio seco, neste caso pistas de areia, que quando chove muito enche de água); o centro, é a linha de uma avenida principal que passa a aldeia de uma ponta a outra, avenida essa que não é de alcatrão mas de terra batida, linha essa com mercearias, lojas de artesanato, ciber-cafés, hotéis, mecânicos e arranjo de pneus, talhos, bomba de gasolina e escola primária.

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

O que ver / fazer / comprar em Hassilabied

· Oásis e hortas
· Subida à Dunas
· Excursões em dromedários para o pôr-do-sol
· Lojas de artesanato
· BTT, SKI ou SANDBOARD
· Mercearias
· Internet / Ciber-Cafés
· Mecânicos
· Gasolina / Gasóleo

( Nota: 1EURO +- 11DH Dirhams, moeda marroquina )

Oásis e hortas

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

É aqui que a população de Hassilbied cultiva os seus legumes e apanha variada fruta, tomates, pimentos, maçãs, etc. Aqui, podem-se ver diversas palmeiras que dão diversos tipos de tâmaras, que na época correcta, por volta de fins de Agosto, princípios de Setembro se podem colher ali mesmo e comer. O oásis tem um fio de água sempre a correr durante o ano todo, riacho esse que alimenta todas as hortas familiares, tendo sempre uma hora certa para cada pessoa. Cada pessoa tem direito a água, ficando em lista de espera para poder regar a sua horta. Pode-se basicamente entrar no oásis por qualquer lado mas, a melhor entrada será pela ponta do lado esquerdo da aldeia (olhando para as dunas). Daqui pode-se seguir a linha de água e sem passar pelo meio das plantações das pessoas, pode-se ver tudo até à outra ponta, durante mais de 2kms de oásis, palmeiras e árvores de fruto, isto tudo por entre a aldeia e as dunas.

Subida às Dunas

Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

Aldeia Hassilabied no Deserto do Saara, Marrocos

As dunas são especialmente bonitas aqui à frente da aldeia. Para aqueles que gostam de caminhar e para aqueles que gostam de ver coisas bonitas e únicas, lanço o desafio de subir as dunas e apreciar a aldeia e o resto da região do topo da grande duna da aldeia de Hassilabied. A caminhada até não é muito longa, mas requer determinação. A recompensa é brutal pois conseguimos ver a aldeia, as montanhas para dentro de Tafilalet, as montanhas do lado argelino, as grandes dunas em Merzouga e as grandes dunas da cabeça de Erg Chebbi (Ras el Ramel). A última vez que subi estas dunas ia morrendo. Resolvi subir depois de comer lentilhas, e, o resultado não foi nada bom pois quando cheguei lá acima (e fui sempre a abrir né…) tive uma paragem de digestão onde tive que tirar a roupa toda para arrefecer o corpo, e quase me caguei todo ali mesmo em cima da duna com uma vista única. Hehe ainda mais marcante ficou a experiência.

BTT, Ski ou Sandboard

Pois como à frente da aldeia há uma grande duna que se sobe muito bem (para quem não tenha comido 1kg de lentilhas com pão), este é um local ideal para praticar alguns desportos radicais. O aluguer de pranchas de sandboard e de skis pode-se fazer na loja de uma amigo meu aqui em Hassilabied. O aluguer faz-se à hora. Também se podem alugar bicicletas todo o terreno (BTT) para dar uma volta pela aldeia, seguir as pistas ou ir mesmo até Merzouga.

Tienda Berebere

SKIs: 1 hora: 50DH
BTT: 1 hora: 50DH
SANDBOARD: 50DH

Responsável pela loja: Ibrahim Moughou e Said Moughou
Localização / Informações: Esta loja está numa rua paralela à avenida principal da aldeia. É fácil, basta dar a volta toda à casa que está mesmo em frente da “casa da venda de gasolina”. Se não encontrarem basta perguntarem pela loja do Ibrahim Moughou (diz-se Murrú). Há ao pé uma outra loja que oferece as mesmas coisas, mas, a mentalidade é diferente e vão por mim que sei do que falo.
Telefone: 06666.2014

Excursões em dromedários para o pôr-do-sol

Praticamente toda a gente ou todos os jovens em Hassilabied fazem e preparam excursões de camelo para ver o pôr-do-sol. É uma maneira fácil de ganhar dinheiro e mesmo não tendo camelos ou mentindo sobre os familiares que dizem que têm, o que é certo é que toda a gente quer fazer isto para ganhar uma comissão e assim poder ganhar uns trocos. Eu como já ouvi cenas muita maradas de turistas que foram muito mal servidos, dou só 3 exemplos de 3 lugares que sei que são super responsáveis, e, que preparam as coisas muito bem preparadas.

Wilderness Lodge
Responsável: Noriko Mihara
Localização / Informações: As viagens são preparadas do hotel desta japonesa que fica 2 ruas para lá da Galeria Kem-Kem. Esta senhora vive já há uns anos nesta aldeia, viveu muitos anos em Paris e, tal como todos os japoneses é uma senhora tímida mas sempre altamente responsável. Tem muitos clientes japoneses.

Esta senhora não apressa as viagens de camelos por isso com calma as suas excursões para apreciar o pôr-do-sol costuma durar de 2 a 3 horas. A viagem inclui água mineral.
Telefone: 070.40.43.69
Site: www.wilderness-lodge.net
E-mail: [email protected]

Dromedários pôr-do-sol: 200DH

Les Nomades
Responsável pela loja: Alessandra Salles e Hmad Boudergui
Localização / Informações: O encontro para estas excursões costuma ser feito ou no centro da aldeia ou num hotel à escolha pela Alessandra. Conheci a Alessandra faz uns anos, e depois de mais alguns encontros no meio do deserto J ficámos amigos. Alessandra tem já o segundo bebé de um rapaz muito simpático chamado Hmad. De momento estão no Brasil, mas, as excursões e os bivouacs seguem como normal, tudo arranjado pela Alessandra no Brasil, mas comandados pelo Bari aqui em Marrocos.
Telefone: 076.99.18.23
Site: www.nomadsaharabivouacmerzouga.com
E-mail: [email protected]

Dromedários pôr-do-sol: 200DH

Nasser Palace
Responsável: Assu e Moha
Localização / Informações: Estes senhores preparam as coisas muito bem preparadas, e estão muito habituados a tomarem conta dos turistas. Os dromedários partem da frente do hotel que é muito bonito, piscina etc. É o local ideal para almoçar, dar uns mergulhos na piscina e ir ver o pôr-do-sol nas dunas.
Telefone: 070.78.00.28
Site: www.nasserpalace.com
E-mail: [email protected]

Dromedários pôr-do-sol: 200DH

Lojas de artesanato

Loja Tienda Berebere
Coisas especiais à venda: Tapetes berberes; tambores tam-tams e derboukas; lenços e turbantes do deserto; Djelabas azuis dos homens-do-deserto e muito mais artesanato.
Responsável pela loja: Ibrahim Moughou e Said Moughou
Localização / Informações: Esta loja está numa rua paralela à avenida principal da aldeia. É fácil, basta dar a volta toda à casa que está mesmo em frente da “casa de vende gasolina”. Se não encontrarem basta perguntarem pela loja do Ibrahim Moughou (diz-se Murrú).
Telefone: Telefone: 066.66.20.14

Lojas de artesanato em Hassilabied, Marrocos

Lojas de artesanato em Hassilabied, Marrocos

Loja Galeria Kem-Kem
Coisas especiais à venda: Fósseis; postais; sapatos marroquinos, candeeiros de metal, lenços e alguma cerâmica. Loja muito completa e cheia de todo o tipo de fósseis: goniatites, trilobites, crinodes, paraduxiles, amonites, etc,tudo a preços marcados.
Responsável pela loja: Mohamed Segaoui
Localização / Informações: A Galeria Kem-Kem é o edifício mais central de toda a aldeia e a “avenida principal” vai mesmo aqui dar. Não há nada que enganar, basta seguir a aldeia pela rua central que se vai lá ter. Antes tinham bicicletas para alugar mas agora ja nao.
Telefone: 035.57.73.05
E-mail:[email protected]

Lojas de artesanato em Hassilabied, Marrocos

Lojas de artesanato em Hassilabied, Marrocos

Lojas de artesanato em Hassilabied, Marrocos

Lojas de artesanato em Hassilabied, Marrocos

Mercearias

Mercearia Central
Responsável pela loja: Mohamed Aitha
Localização / Informações: Esta loja é a mais central. Tem de tudo um pouco. Fica mesmo entre o talho / mercearia do senhor Mbarek e da Galeria Kem-Kem. Tem um telefone público da Maroc Telecom mesmo ao lado. Deve ser a loja mais cheia e com mais coisas aqui da aldeia.
Telefone: 066.84.46.68

Coca-Cola grande = 3DH
Coca-Cola pequena = 2DH
Bule de chá metal médio = 45DH
Bule de chá metal pequeno = 40DH
Pacote chá verde 200gr = 12DH
1Lt azeite = 25DH
Meias boa qualidade = 10DH
1Lt sumo de laranja (Forty) = 8DH
Pão grande = 2DH
Champô Pantene pequeno = 9DH
Champô Head & Shoulders pequeno = 10DH
Pasta de dentes Colgate = 4.5DH
Fanta 3DH
Queijo a Vaca que ri, pacote 8 triângulos = 9.5DH
Frasco de compota de morango grande = 13DH
Tide grande 2kg = 13DH
Esparguete = 8DH
Bolachas Tango = 1.50DH

Mercearia Central em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Central em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Central em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Central em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Central em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Central em Hassilabied, Marrocos

Mercearia / Snack Le Moudir
Responsável pela loja: Mohamed Ouatou “Le Moudir”
Localização / Informações: Esta loja também fica na avenida que corta a aldeia ao meio. É o local ideal para comer um snack pois preparam sandes com tudo o que quizermos e que se venda na loja. Tem algumas coisas cozinhadas também para juntar às sandes como ovo cozido, frango assado, batatas fritas. Além destes comes e bebes ainda tem fruta e outras coisas normais de mercearia marroquina. Há uns bancos que se podem pegar e sentar ou lá dentro ou na rua.

Bananas 1kg = 8DH ou 10DH
Sandes de queijo = 2DH
Sandes com atum = 7DH
Sandes com batatas fritas e ovo = 4DH
Sandes com sardinhas fritas, batatas fritas e ovo = 5DH
Leben iogurte amargo 500ml = 3.5DH
Coca-Cola 1Lt = 7.5DH

Loja em Hassilabied, Marrocos

Loja em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Radija
Responsável pela loja: Radija
Localização / Informações: Esta mercearia é das mesmas pessoas que vendem a gasolina. Vendem de tudo um pouco mas em menor quantidade que nas outras.

Mercearia Radija em Hassilabied, Marrocos

Mercearia Radija em Hassilabied, Marrocos

Frutaria / Talho do Mbarek
Responsável pela loja: Mbarek
Localização / Informações: É aqui que se compra os legumes quando se está em falta. É tudo fresco e vêm das hortas do oásis possivelmente também tudo biológico. Têm de tudo aqui também desde bolachas, fruta e conservas. O senhor é muito simpático só é pena ter o talho e a mercearia junto, que, para mim vegetariano não calha nada bem , mas pronto o senhor é mesmo muito simpático. Esta loja fica ao lado da mercearia Central do Mohamed, mesmo no centro da aldeia. No fim da avenida central há a Galeria Kem-Kem, a Mercearia Central do Mohamed e a Frutaria / Talho do Mbarek mesmo ao lado.

Laranjas 1kg = 5DH
Tomates 1kg = 4DH
Batatas 1kg = 5DH
Romãs 1kg= 4DH
Maças 1kg = 8DH
Bananas 1kg = 8DH
Pepinos 1kg = 4DH

Mercearia em Hassilabied, Marrocos

Mercearia em Hassilabied, Marrocos

Mercearia em Hassilabied, Marrocos

Mercearia em Hassilabied, Marrocos

Mecânico

Hami Mecanic
Responsável pela loja: Hami Ouassou
Localização / Informações: Fica um pouco antes da escola primária (escola do muro cor de rosa com escritas árabes a branco no muro). Este senhor safa assim qualquer tipo de avaria que se possa ter durante uma viagem aqui ao deserto, isto inclui pneus furados, cárteres partidos (no qual se pode fazer uma recuperação rápida com uma massa especial), amortecedores etc.
Telefone: 076.04.11.74

Mecânico em Hassilabied, Marrocos

Mecânico em Hassilabied, Marrocos

Mecânico em Hassilabied, Marrocos

Mecânico em Hassilabied, Marrocos

Gasolina / Gasóleo

Só existe um lugar em Hassilabied onde vende combustível, e, não é nada que se pareça com a bomba de gasolina convencional que estamos habituados a ver. Aqui em Hassilabied é uma casa particular, que tem bidons de 200 litros com combustível dos quais uma senhora despeja ou gasolina ou gasóleo para dentro de garrafões e que através de um funil despeja para dentro dos carros,motas ou jipes. Este é um óptimo lugar para safar uma falta qualquer, tendo em conta que nem em Merzouga existe uma bomba de gasolina (existem 2 ou 3 pessoas que vendem também combustível desta maneira), estando a próxima estação de serviço mais próxima a 35km à saída de Rissani (do lado vindo de Erfoud).

Gasolina em Hassilabied, Marrocos

Gasolina em Hassilabied, Marrocos

Gasolina sem chumbo 1Litro = 13.5DH
Gasóleo 1Litro = 9.5DH

Responsável pela loja: Radija
Localização / Informações: Fica na avenida principal antes da Galeria Kem-Kem e depois da escola do lado direito da estrada. Tem uma placa azul pintada à mão a dizer GASOIL. A rapariga que trabalha aqui é um tanto desconfiada mas depois de uns sorrisos já fica melhor.

Gasolina em Hassilabied, Marrocos

Gasolina em Hassilabied, Marrocos

Internet / Ciber-Cafés

Kem-Kem Internet

ADSL cabo e WIFI
8 Computadores
1 hora = 6 Dirhams

Responsável pela loja: Mohamed Segaoui mas é o Ibrahim que costuma estar a tomar conta dos computadores.
Localização / Informações: A Galeria Kem-Kem é o edifício mais central de toda a aldeia e a “avenida principal” vai mesmo aqui dar. Não há nada que enganar, basta seguir a aldeia pela rua central que se vai lá ter. Vendem refrescos, chá e água que se podem consumir enquanto se está ao computador. Permite impressões. Tem casa de banho. Para terem acesso a WIFI peçam a password de acesso ao Mohamed, o preço é o mesmo. Pode-se estar na esplanada com vista para as dunas a beber um sumo ou uma coca-cola fresquinha com o pc em wireless-mode com boa velocidade a surfar na net…
Telefone: 035.57.73.05
E-mail:[email protected]

Internet em Hassilabied, Marrocos

Internet em Hassilabied, Marrocos

Procura um Hotel em Merzouga? Hotéis em Merzouga

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »