
Onde estou agora? Erfoud, Marrocos
Página principal
Acerca do Site
Acerca do Autor
Países Visitados
Teste a sua Geografia!
Mapas
Notícias do Mundo
Você sabia que?
Quem está a ver o site agora?!
Página arquivada em: Generalidades, Marrakech, Marrocos, Música & Vídeos de Marrocos, Vídeos & Música Quero partilhar um grupo de música marroquino que já há uns tempos tenho ouvido na rádio aqui em Marrocos mas que só hoje consegui finalmente comprar o CD.

Chama-se Fnaïre, é um grupo de 4 jovens: Khalifa, Achraf, DJ Van e Tizaf que estão a fazer sensação em Marrocos por várias questões. Uma delas é por se apresentarem como um grupo moderno, pelo qual os jovens das grandes cidades se identificam, e por outro lado temos o das palavras e assuntos que invocam: união marroquina, união dos diferentes povos que habitam em Marrocos que ao longo da história nunca se têm dado muito bem.
Quero lembrar que a música marroquina não têm preferencias, não tem tabus, tudo serve, tudo se ouve, tudo é música. Nós no ocidente temos a mania de ter logos, de nos conotarmos por diferentes estilos, modas, grupos. Os marroquinos não vêm as coisas assim e são altamente abertos ao que serve o ouvido e à música. Para um marroquino não há estilo de música preferida, mas sim música falada geralmente. Tudo serve para pôr um marroquino a bater palmas e a dançar.
É claro que os jovens urbanos das grandes cidades, já influenciados por nós europeus, já se sentem a gostar de um só estilo de música,mas sempre a nunca esquecer as suas raízes. Este grupo é especial por isso mesmo, mistura uma imagem RAP com sons étnicos de vários pontos de Marrocos: Gnawa Essaouira, Andalus do Norte, Desert do Saara e RAP.
Podemos ver em baixo um vídeo que mostra uma música bem RAP mas poderá reparar na mistura étnica que aqui é mostrada. Vários povos, várias roupas, etc…
Temos que perceber bem o background destes rapazes. Bem…, eles são de Marraquexe, são Marrakchis, cresceram a ouvirem a música e à mistura musical da Praça Jemaa el Fna, seguro uma das mais loucas praças no mundo, em que vários estilos de música de fundem num ambiente louco, infernal e multi-etnico. É claro que em muitas das suas músicas o nome “Jamaa Lafna” é invocado, tendo mesmo lugar para o nome de uma música. :)Comprei o CD na Praça Jemaa el Fna, numa lojinha ao lado dos carros de sumos de laranja. Custou 20 Dirhams, cerca de 2 EUROS. Cd original.

Temos assim músicas como “Tagine Loghate” que são 3:51 de uma mistura incrível de sons e de diferentes línguas berberes, árabe derija marroquino e hassni do Saara Ocidental, num estilo chaabi marroquino unido a sons mais berberes tachelhit e árabe urbano, tudo aliado a palavras de humor e reconcialiação de povos.
Tagine Loghate quer dizer “tajine de línguas”, ou seja, uma tajine é um pote de barro onde se cozinha aqui em Marrocos. A tajine é usada basicamente desde Norte a Sul do país, representando assim a unificação e igualdade do país, com os diferentes idiomas lá dentro, a serem cozinhados, pois falam eles também da influencia das diversos idiomas uns aos outros, o emprestar de palavras berberes pelos árabes e vice-versa.
Pode fazer o download desta música em MPEG4 ( .m4a ) directamente do meu site, hum… será isto considerado pirataria?
espero que não, mas realmente a música é muito interessante pois tem sons de todas as regiões marroquinas.
. Este ficheiro é para ser lido com o iTunes. Basta clicar nos links e aparecerá uma janela a perguntar se quer aceitar a transferência do ficheiro.
Download música marroquina: Tagine Loghate
Fnaire - Site oficial
Fnaire MYSPACE
Olá João!
Não estou no terreno mas vou viajando na mesma aqui sentadita na minha cadeira 8 horas por dias… Quase religiosamente visito o teu site pois descubro sempre qualquer coisa interessante nos pormenores a que estás atento e que gostas de partilhar. As tuas dicas são óptimas e que ninguém tenha dúvidas em segui-las pois são de confiança.
Estive com o CD dos Fnaire na mão em Asilah numa lojinha com uns 3 m2 cheia de cds e com a música em altos berros que mal conseguia perceber o moço… não comprei, agora percebo que fiz mal! Tivesses tu sugerido mais cedo…
A propósito de música, mas agora amazigh sugiro um site http://www.azawan.com onde se podem ouvir excertos das músicas, conhecer um pouco da cultura e músicos berberes e também encomendar os cd’s.
Um abraço
Minda
Amigos que admiram este povo bonito, e sempre alto astral luxuosos mulheres bonitas, e uma cultura maravilhosa queria sim receber misicas videos, só que nunca consigo abir não sei se , não sei abrir , algo assim abraços. Edna
Ola!so tenho k agadercer por ter encontrado vc,eu namoro um marroquino e por isso cada dia k passa ando a procura de assuntos,musicas e cultura deles,ate pk gosto da cultura.bjsssssssssssssssssssss
e tb gostaria de baixar os videos p o meu hi5,mas nao csg fazer,kkkk bjokas
hola me gusta mogollon vuestras canciones se que me conoceis por que sois amigos de mi tio yaaaaaaaaa os vere en marooooooooccccc
gostaria que me enviasem musicas maroquinas.
hmorto wajh l mgrib lah i hlikom dima el fo9 hadi siham li kat 9olikom bya bay
Comente esta página ou entre em contacto comigo atraves desta caixa de comentários. Por favor comente numa página relevante com o assunto que está a escrever. Não me faça perguntas sobre Marrocos numa página sobre os Estados Unidos, ou na página do "Sobre o Autor". Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível. Obrigado.
© 2008 Copyright João Leitão