🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Como fazer um Site de Viagens sozinho sem ajuda

João Leitão
Actualizado em 6 Maio, 2017

Passo 6 – Organizar o seu site

O Dashboard do WordPress, o gerenciador do seu site

O Dashboard do WordPress, o gerenciador do seu site

Organizar o seu site logo desde o início é muito importante. O sistema WordPress tem 4 grandes funcionalidades de organização: pages (páginas), posts (artigos), categories (categorias) e ainda as tags.

Assim rápido:

NOTA: uma page e um post são ambos áreas de texto, ou seja, sem grande diferença, mas serve para organização do site. Uma page é uma página, mas um post é também uma página, mas com funções diferentes de organização dentro do próprio site.

Menu categorias no WordPress

Menu categorias no WordPress

Páginas (pages) – é geralmente a zona do site que nunca muda, ou seja, as página estáticas como apresentação, biografia, portfólio, viagens, contacto etc. Estas páginas não podem ser organizadas nem por categoria nem por tag;

Artigos (posts) – são as páginas do seu site que você pode organizar por data, categoria e tag. Serão estas as páginas ditas “dinâmicas” porque será aqui que você irá acrescentar conteúdo ao seu site.

Categorias (categories) – são uma das maneiras de arquivas os seus artigos, ou seja, cada artigo que você escreve deverá ser incluído numa categoria, por exemplo um artigo que se chame “Táxi aeroporto de Lisboa até ao Rossio” – deverá ser inserido na categoria Transportes, ou categoria Portugal -> Lisboa -> ou ainda Portugal -> Lisboa -> Transportes. Pode ter várias sub-categorias. Ou seja, mais tarde, se selecionar a categoria Lisboa, todos os artigos sobre Lisboa que tem serão seleccionados e apresentados no site.

Tags – outra maneira de organizar, categorizar e arquivar os seus artigos. Como não devemos baralhar tudo, e por imensas categorias, temos então as Tags, que nos permitem por outras secções no site. Por exemplo, o artigo “Táxi aeroporto de Lisboa até ao Rossia”, poderá ir para as Tags “táxi”, “aeroporto”. Ou seja, mais tarde, se selecionar a tag táxi, todos os artigos sobre táxis que tem serão seleccionados e apresentados no site.

Vamos então começar a organizar o seu site?

Supondo que você está a criar um site de viagens, vamos então criar as categorias:

Criar categorias com o site WordPress

Criar categorias com o site WordPress

1-secção POST -> Categories
2-Vamos criar as categorías Portugal, e a sub categoría Lisboa dentro da cat Portugal. Vamos criar ainda as categorías Brasil, e a sub-categoria Rio de Janeiro, e a sub-categoria São Paulo dentro da cat Brasil. OK?

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »