11 Cidades do Mundo a não Perder em 2013 saiba quais são aqui...
Viagens de Joao Leitao

Medo de Voar, Aerofobia, Medo de Viajar de Avião Diário de Viagens

Medo de Voar, Aerofobia, Medo de Viajar de Avião

Aerofobia - Medo de voar

Aerofobia – Medo de voar

Você tem medo de andar de avião?

Da última vez que andei de avião tive um senhor ao meu lado que vinha com um medo horrendo de ali estar.

Não gostei nada da sensação já que o raio do homem vinha o caminho todo quase a prever a queda da aeronave.

Já me tinha acontecido estar junto de uma pessoa que tem medo de voar, em 2001, fiz uma viagem com um amigo meu de Lisboa a Londres e de Londres a Bucareste na Roménia.

Ele tinha um grande medo de voar. Vejam lá a sorte que na viagem de volta Londres – Lisboa, o avião teve uma paragem de emergência no Porto, com o minas e armadilhas a detectarem e a desactivarem uma bomba de Antrax no avião.

Ficamos de “quarentena” no aeroporto de Lisboa, aparecemos na TV e tudo…

Segundo uma pesquisa do IBOPE, 42% dos brasileiros admitem ter medo de voar. Já entre os espanhois 12% e 17% da população sofre desta fobia. Os portugueses não faço ideia mas deve andar pela média europeia.

Eu já andei muitas vezes de avião e considero-o ser o mais seguro meio de transporte que existe, mas, devo dizer que nunca houve uma viagem que fizesse que nunca pensasse naquela frase : “e se esta merda caísse?”, pois é, admito isso, e, já voei 100 viagens descolagens e aterragens.

Medo de Voar, Aerofobia, Medo de Viajar de Avião
O medo de voar é um medo de ansiedade tal que faz com que uma pessoa simplesmente deixe de voar e usar um avião para viajar. A aerofobia causa um grande estado de stress nas pessoas que dele sofrem. Os sintomas mais extremos que se podem ter são vómitos e ataques de pânico, também tensão muscular e rigidez corporal.

Vídeo de avião no ar

Livro Voar Sem Medo de Cristina Albuquerque – 2010

Livro Voar Sem Medo de Cristina Albuquerque

Livro Voar Sem Medo de Cristina Albuquerque

Compre o livro Voar sem Medo – Um guia prático para voar confiante e descontraído coordenado pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque em co-autoria com um conjunto de profissionais, oriundos de várias áreas, desde a psicologia, passando pela pilotagem e tripulação de cabine, até à engenharia aeronáutica, contando, ainda, com a colaboração especial de um dos maiores especialistas internacionais nesta matéria, Lucas van Gerwen Psicólogo, Piloto e Director da VALK Foudation, é, sem dúvida, uma publicação pioneira e inovadora no panorama editorial nacional.

Voar sem Medo é o primeiro livro português, escrito por especialistas nacionais em que todas as vertentes relacionadas com o medo de voar são detalhadamente analisadas para que o leitor ultrapasse os seus receios e comece a retirar o máximo proveito de cada viagem aérea. Apresenta ideias sobre o que se pode fazer quando se é surpreendido por uma crise de ansiedade a bordo e contém sugestões muito específicas relativamente ao que deve fazer para não agravar o stress associado à viagem.

Encomende o seu livro pela Internet
Compre o livro Voar sem Medo

Voar sem Medo é uma obra, de leitura fácil e com descrição de casos práticos, em que os autores explicam como funcionam os mecanismos psicológicos que estão subjacentes ao medo de voar (causas e factores etiológicos, sintomas, sinais de alerta, comportamentos típicos, mecanismos de funcionamento e compreensão do que pode ter despoletado o problema em cada pessoa) e oferecem dicas e recomendações úteis para quem viajar de avião representa um problema.

Aerofobia

Medo de voar e viajar de aviao

Medo de voar e viajar de aviao

Muita gente desenvolvem este medo já quando são pequenas, e, muitas das vezes o medo vem de quando as mães ficam com medo pelos seus filhos.

Muitos relatos de pessoas em que as mães tiveram medo de uma queda de avião simplesmente pelo seu instinto maternal.

As preocupações também podem vir por questões que não psicológicas mas sim por questões meteorológicas, turbulência, descolagens e aterragens, voar sobre água, claustrofobia, ajuntamentos de pessoas, perca de controlo, ataques de pânico, terroristas, raptos, medo de queda e medo de alturas. Muitas das vezes estes medos aparecem pela falta de compreensão do que é um voo em si. Do que é voar.

O que é um voo de avião?

Andar de aviao

Andar de aviao

Basicamente um voo de avião é uma viagem usando o avião como meio de transporte.

Depois de uma série de procedimentos no aeroporto, será levado para uma porta de embarque, onde caminhará para o interior do avião e terá um lugar marcado para si.

O avião levantará voo e aterrará com segurança.

Milhões de pessoas viajam de avião todos os anos.

Vídeo de avião no ar

Alguns famosos com medo de voar

  • Dennis Bergkamp, Jogador de futebol holandês
  • John Madden, Comentador hoquei NFL, antigo treinador NFL
  • Tony Kornheiser, Escritor desportistas e jornalista americano
  • Agnetha Fältskog, membro mais novo do grupo sueco ABBA
  • Stanley Kubrick, cineasta americano
  • Mick Ralphs, guitarrista rock
  • Ryan Stiles, actor e comediante americano
  • Kim Jong-Il, líder norte coreano
  • Woody Allen, cineasta americano
  • Linn Berggren, membro da banda pop Ace of Base
  • Whoopie Goldberg, actriz americana
  • Aretha Franklin, cantora americana

O que fazer quando se tem medo de voar

Medo de Viajar de Aviao

Medo de Viajar de Avião

Você quer viajar mas não quer andar de avião?

Bem, a solução é tentar viajar por via terrestre.

A maior parte das viagens na Europa, Ásia e África podem-se fazer todas por terra.

Demora mais tempo mas é possível.

Viagens trans-atlanticas já necessitam de um avião ou então pode apanhar um cruzeiro (barco). Mas repare, mesmo num extremos, em que você queira mesmo ir à Índia por exemplo, não precisa de apanhar um avião.

Concretize o seu sonho e vá por terra.

Pode ir de comboio, autocarro, ou mesmo de carro. Viagens pela Europa de carro tipo Lisboa até ao Nordkapp ver o Sol da Meia-Noite, ou Lisboa-Istanbul. Descobrir África com um Lisboa-Dakar, etc… :)

Portugal à Índia por via terrestre

  • Lisboa – Bucareste Roménia – AUTOCARRO
  • Bucareste Roménia – Istanbul Turquia – COMBOIO
  • Istanbul Turquia – Teerão Irão – AUTOCARRO
  • Teerão – Irão – Islamabad Paquistão – AUTOCARROS
  • Islamabad Paquistão – Nova Deli – Índia – COMBOIO

É tão fácil viajar não é? Espero que esta página tenha servido para que o seu medo deixe de existir, ou, para que tenha descoberto outras soluções e formas de viajar! Boas Viagens!

Encomende o livro Voar Sem Medo pela Internet

Livro Voar Sem Medo de Cristina Albuquerque

Livro Voar Sem Medo de Cristina Albuquerque

Compre o livro Voar sem Medo

João Leitão - Autor do site VIAGENS
Joao Leitao

“Olá! Sou o João, um aficionado das viagens que partilha consigo vários artigos práticos, de como viajar pelo mundo com facilidade.”

Siga-me no facebook Facebook, twitter Twitter, google plus Google+, flickr Flickr, instagram Instagram,
youtube Youtube, assine a minha newsletter Newsletter e leia os meus ebooks eBooks.

Deixe aqui o seu comentário

16 comentários antigos (antes de ter os comentários via facebook)

  1. Comentário de lalal em 21 Março, 2012
  2. Comentário de lalal em 21 Março, 2012
  3. Comentário de paulo em 29 Junho, 2011
  4. Comentário de lais em 27 Outubro, 2010
  5. Comentário de sonia em 1 Outubro, 2010
  6. Comentário de João Leitão em 22 Setembro, 2010
  7. Comentário de Sueli em 22 Setembro, 2010
  8. Comentário de João Leitão em 16 Agosto, 2010
  9. Comentário de Catarina em 15 Agosto, 2010
  10. Comentário de kaka em 15 Agosto, 2010
  11. Comentário de rilton amanajas em 14 Abril, 2009
  12. Comentário de vivian brandao em 15 Janeiro, 2009
  13. Comentário de Margarida em 25 Agosto, 2008
  14. Comentário de elisa em 27 Julho, 2008
  15. Comentário de Helia em 28 Março, 2008
  16. Comentário de sónia em 19 Fevereiro, 2008


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA