🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Como cuidar da máquina fotográfica em viagem

Actualizado em 12 Fevereiro, 2015
Como cuidar da sua máquina fotográfica em viagem

Como cuidar da sua máquina fotográfica em viagem

Está a ler um guia prático de fotografia de viagem.

Saber cuidar da sua máquina fotográfica é muito importante.

Um descuido e pronto não tem mais máquina para registar os seus momentos de férias. Lembre-se que mesmo num dia de Sol quando sai do hotel, não quer dizer que se transforme num dia cheio de trovoada e muita chuva.

Em Setembro 2007 tive em Cuba, e por algumas vezes tive que meter a máquina dentro da roupa ou ficar à espera que a chuva passasse porque saí à rua sem nada para proteger a máquina, nem uma bolsa de máquina normal nem mesmo um saco de plástico de supermercado.

Há uma série de condições a ter em conta quando se viajar: Tempo chuvoso, tempo frio extremo, água salgada e tempo húmido, areia, poeiras e tempo ventoso.

Vou tentar nesta página enumerar diversas condições atmosféricas que podem influenciar as nossas fotografias e também o estado da nossa máquina fotográfica. Espero que seja útil. Obrigado.

Temperaturas muito frias, temperaturas negativas – Tirar fotografias na neve

Tirar fotografias em temperaturas muito frias, temperaturas negativas

Tirar fotografias em temperaturas muito frias, temperaturas negativas

A maior parte do equipamento fotográfico moderno vai funcionar muito bem até aos 0 graus centigrados.

O problema é quando as temperaturas começam a baixar mais do que isso.

Temperaturas mais baixas que -10 ou -15 podem já começar a dar problemas e pode não conseguir tirar fotos, e, temperaturas mais baixas que -30 pode então fazer com que nunca consiga tirar fotos.

O problema é que as baterias congelam e ficam sem energia.

Por experiência própria, em temperaturas muito baixas como -35, tirei muitas fotografias, mas, tinha sempre a minha máquina protegida ou no bolso ou numa bolsinha forrada quentinha e sempre junto a mim.

Se por acaso ficar sem energia na máquina, retire as pilhas ou a bateria e aqueça-as na mão durante 10 minutos. Isto deve servir já que o nosso calor corporal nunca baixa.

Se precisar tirar fotografias na primeiras horas matinais, durma com a máquina, ponha a máquina dentro do seu saco cama, para que assim que acordar esteja pronto e não tenha que esperar nada e consiga apanhar o nascer do Sol na neve.

Em temperaturas muito muito baixas, mantenha a sua máquina dentro do casaco e tire só quando for fazer a foto, depois volte a por dentro do casaco.

Tempo molhado – Tirar fotografias com chuva

Tirar fotografias em tempo molhado - Tirar fotografias com chuva

Tirar fotografias em tempo molhado – Tirar fotografias com chuva

Se estiver a chover não quer dizer que tenha que deixar a sua máquina dentro de casa ou no hotel. Todas as máquinas por norma geral podem e conseguem levar com um pouco de água da chuva. Limpe sempre bem, tenha um paninho sempre à mão para limpar quer a máquina em si, quer as gotas de água na lente que sem dúvida ficarão a ver-se em todas as fotos que tirar.

Pode sempre tirar fotos com um guarda-chuva numa mão e a máquina noutra. Neste caso enrole sempre o cordão da máquina À volta da sua mão ou ponha-o à volta do pescoço caso não vá a máquina cair.

A melhor técnica é a do saco de plástico e do elástico. Imagine só, a abertura do saco de plástico servira para você aceder ao leitor de fotos e ao buraquinho para ver o que vai tirar. Basta agora fazer um furinho no fundo do saco, buraco esse do tamanho exacto da sua lente. Basta atar tudo com 3 ou 4 elásticos e pronto, o saco já não mexe dali. 😀

Calor extremo, Cuidados a ter com o calor – Tirar fotografias no Verão

Tirar fotografias Calor extremo, Cuidados a ter com o calor

Tirar fotografias Calor extremo, Cuidados a ter com o calor

O calor faz com que em fotografias fiquem um pouco cozidas, com uma cor rosa por todo o que é lado.

As máquinas digitais também não devem apanhar muito calor, pois toda a parte eléctrica pode fritar.

Tenha cuidado com várias coisas durante a sua viagem e o seu equipamento dura mais.

Não deixe a sua máquina no chão do carro ou no chão dos autocarros, que normalmente aquecem com o calor dos motores ou com o calor de aquecimentos centrais dos autocarros.

Não deixe a máquina no quarto de hotéis que poderão aquecer e tornar-se autênticos fornos por volta do meio-dia.

Nunca deixe a máquina dentro do carro, nem no porta luvas nem na mala. Em dias de calor, em que temperaturas sobrem a mais de 37 ou 40 graus o interior do carro sobe para volta dos 60 ou 70 graus.

Pense agora em temperaturas superiores a 50 graus se por acaso visitar o deserto no Verão.

Humidades e mudanças de ar condicionados para a rua causam vapores húmidos altamente maus para a máquina. Se isto acontecer, não ponha a protecção de lente, deixe que a condensação seque naturalmente.

Água Salgada – Tirar fotografias na praia ou junto ao Mar

Tirar fotografias perto do Mar, Fotografias Água Salgada

Tirar fotografias perto do Mar, Fotografias Água Salgada

A água salgada e vapores do Mar podem danificar e causar danos irreparáveis à sua máquina.

Quando fotografar no mar, proteja sempre que poder a sua máquina, sendo o melhor mesmo protegendo com uma película ou saco de plástico. Faça um arranjo em que poderá abrir um buraco na máquina, ou encaixar a lente entre o saco, etc.

Veja lá não se fique a ver o saco de plástico nas fotos.

Há ainda um produto chamado WD40 que é usado para por nas máquinas, e, que as protege de humidades e vapores salgados da água do mar.

Quando viajar em pequenos barcos, ande sempre com sacos de plástico seláveis, tipo daqueles para por comida no congelador que fecham com um fecho.

Tipo daqueles que vemos nos filmes americanos com a policia a porem as provas dos crimes lá dentro sabe?

OK esses mesmo.

Se a sua máquina cair na água, bem, as coisas não vão muito bem, mas tente lavar o mais rápido com água doce, se tiver de uma garrafa, lembre-se que a água doce pode evaporar toda e até pode acontecer que a sua máquina fique a funcionar.

Eu já deixei cair a minha máquina digital dentro do rio até ao fundo. Deixou de funcionar mas depois de secar milagrosamente voltou a estar bem. 😀

Areia e Poeiras – Tirar fotografias no deserto

Tirar fotografias perto do deserto, Fotografias Areia e Poeiras

Tirar fotografias perto do deserto, Fotografias Areia e Poeiras

Outra das preocupações que deve ter com a sua máquina é contra poeiras e areias. A areia é muito má para as máquinas. Quando nós pensamos em areia, vamos perguntar-nos como é possível que a areia danifique a máquina?

Pois é, a areia que conhecemos das praias de Portugal, é de facto uma areia mais grossa que muito dificilmente entrará na máquina, mas, pensemos em zonas de praia com areia mais fina? Areias do deserto do Saara?

Poeiras de pistas de montanha. Pois é, conheço muita gente que já ficou com as máquinas estragadas, especialmente as lentes ficam logo a arranhar. A solução é mesmo ter m saco de plástico e meter a máquina lá dentro deixando um buraco para a lente.

Lembre-se que as poeiras e a areia fina são inimigos das máquinas fotográficas. Se por acaso estiver num ambiente com poeiras e ventos de areia fina, seja altamente protector do seu equipamento fotográfico pois não quererá ficar sem máquina para fazer mais fotos na sua viagem.

Basta um grão de areia no sítio certo ( neste caso no sítio errado hehe 😛 ) para fazer com que a lente não foque mais, ou, que a máquina não abre ou feche. Nas máquinas de rolo, um simples grão de areia pode ficar entre o puxador do rolo, fazendo um risco na negativo resultando numa linha branca irreversível em todas as suas fotos.

Para proteger a sua máquina contra areia e poeira

  1. Nunca abra a sua máquina para mudar um rolo em pleno ar livre especialmente quando o tempo está ventoso
  2. Nunca mude uma lente da sua máquina em pleno ar livre especialmente quando o tempo está ventoso
  3. Sopre as poeiras ou grãos de areia o mais rápido possível da sua máquina, tenha sempre um paninho para estas ocasiões
  4. Não ponha a sua mala da máquina no chão na areia, é possível que fique cheia de areia. Tenha a sua mala sempre ao ombro
  5. Se as condições de vento são extremas, não use a sua máquina
  6. Não deixe equipamento fotográfico dentro de sacos de plástico muito tempo se o clima onde estiver de viagem for muito húmido. Isto vai molhar todo o equipamento.
  7. Pode proteger a sua máquina com fita cola entre todas as junções, incluindo as junções da lente / máquina
  8. Use a técnica “máquina dentro do saco de plástico” para tirar fotos ou para mudar rolos.

Guia para Comprar Melhor Máquina Fotográfica de Viagem

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »