Joao Leitao VIAGENS - blogue de viagem

Viagem 1 mês na Ásia Central: Turquia até à China

Praça do Registão em Samarcanda Uzbequistão

Praça do Registão em Samarcanda Uzbequistão


Praça do Registão em Samarcanda Uzbequistão

Praça do Registão em Samarcanda Uzbequistão

Gosto sempre de dar ideias de possíveis viagens. Estas viagens reflectem sempre o que eu gostaria de fazer, viagens que sonho e que espero um dia poder concretizar.

Venho hoje com uma pequena viagem de 5 semanas a cruzar terrenos das antigas rotas da seda. Sugiro uma viagem pela Turquia, Azerbaijão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e finalmente China. Esta viagem claramente pode ser alargada por 2 meses, dependendo do tempo que tiver disponível para viajar.

Países visitados

  • Turquia, capital é Ankara
  • Azerbaijão, capital é Baku
  • Irão, capital é Teerão
  • Turquemenistão, capital é Ashgabat
  • Uzbequistão, capital é Tashkent
  • Quirguistão, capital é Bishkek
  • Cazaquistão, capital é Astana
  • China, capital é Pequim
Medrassa no centro de Bulhara, Uzbequistão

Medrassa no centro de Bulhara, Uzbequistão

Esta viagem junta o Médio Oriente à Ásia Central. Há inumeras possibilidades de viagens e de rotas por esta região, mas pronto, tem que se vir com alguma coisa né? As ideias têm que começar nalgum lado. Muito do itinerário que mostro aqui toca a antiga Rota da Seda.

Em 2004 tive a oportunidade de viajar pelo Cazaquistão, Uzbequistão, Irão e Turquia. Fiquei com a impressão que faltou muito para explorar.

Temos 2 hipoteses de entrada no Turquemenistão, ou pela Turquia para o Azerbaijão, ou pela Turquia pelo Irão indo por Mashad. Escolha você o que preferir, entrar pelo Azerbaijão por barco pelo Mar Cáspio, ou pelo Irão na cidade de Mashhad. Eu escolheria ir pelo Irão.

Pelo Azerbaijão apanhamos um barco em Baku directo para Turkmenbashi no Turquemenistão. Se por acaso só tiver um Visto de trânsito de 3 dias para o Turquemenistão pode fazer a entrada pelo Irão e entrar em Saraghs seguindo para Merv, e, escapando assim a capital Turquemen Asghabat. Muitas das vezes é difícil arranjar um visto para o Turquemenistão, ou se paga a uma agência de viagens e se anda com os passos todos contadinhos, ou, um visto de trânsito é tudo o que se consegue. A alternativa é então o Irão, país seguro e muito bonito também. O caminho Mashhad -> Saraghs -> Merv -> Bukhara é uma rota possível muito boa, passando o Turquemenistão em 3 dias.

De Merv, a Rota da Seda abre para as cidades Uzbeques de Bukhara, Samarcanda e Tashkent. Daqui seguimos para o Vale Fergana e subimos Norte para a tranquila Bishkek. De Bishkek, cruzamos a fronteira para a cosmopolita Almaty onde fazemos algumas excursões na região, antes de apanharmos o comboio ou o autocarro para Urumqi na China.

Roteiro Ásia Central

Mapa da Ásia Central com o trajecto proposto

Uma alternativa a partir de Bishkek é arranjar transporte para cruzar o Torugart Pass e visitar os “jailoos” que são pastagens de Verão à volta de Kochkor e Song-Kol, também visitando o caravanserai de Tash Rabat, antes de avançar para Kashgar. Daqui à outra rotas que o poderão levar até o Paquistão, Índia e Nepal. O mundo é pequeno, e, aqui nesta zona tudo se junta e nada é longe.

Uma terceira alternativa e se estiver com pressa, é de viajar desde Tashkent até Andijan, passando a fronteira para Osh e apanhar um autocarro e um táxi na Irkeshtam Pass, também para Kashgar na China.

Espero que goste desta ideia. Boa viagem!!!

Procura um Hotel em Istanbul? Hotéis em Istanbul

Página arquivada em:

Siga João Leitão VIAGENS no Google+

Deixe aqui o seu comentário ou opinião. Obrigado

Siga-me no Google+ e Facebook

E-book de Viajar no Iraque

Depois de uma aventura fantástica, escrevi um diário de viagem dos 13 dias saindo de Istambul até ao Norte do Iraque. Compre o meu eBook de viagens. ebook viagens

Pesquise Hotéis

Quer Viajar em Marrocos?

marrocos