🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Portugal até à Rússia – Viajar de Carro na Europa

João Leitão
Actualizado em 8 Julho, 2018
Mapa do percurso Lisboa até Moscovo - Viagem na Europa

Mapa do percurso Lisboa até Moscovo – Viagem na Europa

Estrada no norte da Europa durante o Inverno

Estrada no norte da Europa durante o Inverno

Há um grupo de viajantes que gosta de viajar a conduzir / dirigir.

Nesta página vou dar uma ideia de um itinerário possível para conduzir / dirigir pela Europa.

Viajar de carro ou mota possibilita conhecer de uma maneira diferente cada destino. Viajar é para muitas pessoas o caminho, ou seja, “Não é onde se chega mas como se chega”.

Viajar de carro fica mais caro se estiver sozinho, mas, se viajar acompanhar de mais duas ou três pessoas será o número ideal para partilhar uma viagem pela Europa fora. De mota ou será sozinho ou com mais um companheiro de viagem

Neste ensaio de viagem, proponho ir de Lisboa até Moscovo. De Portugal até à Rússia. Eu pessoalmente fiz esta viagem. E você? Está pronto?

Quanto custa viajar na Europa de carro ou mota

Viajar de Carro pela Europa

Estrada na Rússia – Viajar de Carro pela Europa

Para mim uma grande viagem a dirigir têm que ter no mínimo 10000 km, ou seja, numa média de 80 EUROS por depósito de gasolina para uma média de 800 km temos então 10 depósitos de gasolina, equivalente a 1000 EUROS de combustível.

1000 EUROS a dividir por 2 pessoas = 500 EUROS, por 3 pessoas = 333 EUROS, e finalmente por 4 pessoas dá uma quantia de 250 EUROS por pessoa. Isto só a gasolina.

Para comer e dormir, se fizer uma média barata de 30 EUROS por dia, em que escolha só pousadas da juventude, tem 20 EUROS para dormir e 10 EUROS para comer num dia. É suficiente.

Num dia pode gastar menos aqui, gastar mais ali, tem que gerir o dinheiro em viagem. Há ainda vários hotéis baratos nos subúrbios de cada cidade, para escapar a preços mais altos do centro das cidades.

Se o dinheiro não for muito importante, tente procurar um hotel bem no centro da cidade e que tenha parque de estacionamento e pequeno-almoço / café da manhã incluído – é o que eu faço.

Mas, se apontar para gastar de 50 a 80 Euros por dia, terá os seus gastos pagos durante a viagem.

Itinerário Portugal até Rússia – Conduzir / dirigir na Europa

Paisagem da Suécia no Inverno - Viajar de carro pela Europa

Paisagem da Suécia no Inverno – Viajar de carro pela Europa

Portugal – Espanha – França – Bélgica – Holanda – Alemanha – Dinamarca – Suécia – Finlândia – Rússia – Letónia – Lituânia – Polónia – Alemanha – República Checa – Suíça – Liechtenstein – Suiça – França – Espanha – Portugal

Viajar em 16 países diferentes na Europa

Estrada no Liechtenstein - Conduzir / Dirigir na Europa

Estrada no Liechtenstein – Conduzir / Dirigir na Europa

Fronteira da Finlândia e Suécia

Fronteira da Finlândia e Suécia

Sugiro aqui uma viagem de itinerário simples, para conhecer as capitais de diversos países. Há quem não goste das grandes cidades, mas, este percurso é para quem tenha curiosidade em conhecer a capital, onde tudo normalmente se passa. As capitais de cada país são altamente culturais com imensos monumentos, museus, pontos de interesse.

Temos então uma viagem que nos leva de Lisboa até Bilbao nos Países Bascos Espanhóis, subindo para Bordeaux já na França, continuando até Paris.

Depois subimos até Bruxelas na Bélgica para entrarmos logo na Holanda até Amesterdão. Daqui iremos até à Dinamarca passando por Hamburgo na Alemanha subindo e passando a fronteira da Dinamarca em Flensburg, indo pela direita até Copenhaga.

De Copenhaga vamos Nordeste para Estocolmo onde apanharemos o Ferry-Boat até Helsínquia na Finlândia. De Helsínquia iremos Este para entrarmos na Rússia onde passaremos por São Petersburgo e Moscovo.

Entraremos na Letónia directos a Riga. De Riga fazemos a fronteira nordeste por Daugavpils para irmos até Vilnius, a cidade capital da Lituânia. Depois de Vilnius fazemos a Polónia até Varsóvia, Sudoeste até Wroclaw, entramos na República Checa até Praga.

De Praga vamos até Munique na Alemanha para fazer a auto-estrada directo até ao Liechtenstein, Zurique na Suiça, Berna, Geneva, e estamos de volta na França. Baixamos por Lyon até Barcelona já em Espanha, Madrid e Portugal.

Como é tão pequena a Europa…

Vistos necessários, carta de condução internacional

Visto da Rússia com autorização de entrar com carro Nissan Primera

Visto da Rússia com autorização de entrar com carro Nissan Primera

Todos os países pertencem à União Europeia menos a Suíça e a Rússia.

Para a Rússia é preciso um visto que terá de fazer com antecedência, e um seguro do carro que pode ser comprado na fronteira. Mesmo que venha com um seguro de Portugal, eles não vão aceitar e tem que comprar de novo. Não custa mais do que 25 EUROS.

Eu pessoalmente, vinha com seguro feito, mais o seguro depois que comprei na fronteira. É melhor ter os dois.

O visto para a Rússia pode ser conseguido em qualquer embaixada da Rússia quer em Portugal ou no Brasil.

Não é necessária a carta de condução internacional, se algum polícia exigir, faça-se duro e mostre a sua carta portuguesa que é já por si uma carta internacional. Se for brasileiro é melhor ter a carta internacional.

Veja também a página: Visto para a Rússia.

A viagem – Mas com ir à aventura?

Dirigir na Europa – Portugal até Rússia

Dirigir na Europa – Portugal até Rússia

Estrada na Rússia

Estrada na Rússia

OK primeiro passo é comprar mapas. Para mim os melhores mapas de estradas são da Michelin. É bom também ter um seguro de Viagem.

Esta é uma viagem grande, de muitos kms.

Vai ter uma noção muito grande do que é a Europa, podendo depois comparar o Norte da Europa, com o Centro da Europa, também um mistério europeu que é a Rússia.

São Petersburgo e Moscovo são cidades fantásticas. É uma região cheia de aventura. A zona da Dinamarca de passagem para a Suécia até Estocolmo deverão ser muito bonitas.

Passar o Ferry-Boat até Helsínquia pelo Mar Báltico é brutal, depois passar outra vez até à Estónia.

Bem, esta é uma viagem muito bonita.

E agora? Gostou desta ideia para conduzir / dirigir na Europa? Vamos a isso?

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »