O menos explorado de todos os continentes... Saiba mais acerca da minha viagem à Antártica.
Viagens de Joao Leitao

Mona Lisa de Leonardo da Vinci, La Gioconda era a artistocrata fiorentina Lisa Gherardini, Curiosidades História da Arte Diário de Viagens

Início » Destinos » Roteiros » KIT de Viagem » Reservar Online » Bilhetes Avião » Geografia » Tops » Vistos » Mapas» Idiomas »
O Autor, Países visitados, Volta ao Mundo, Locais UNESCO visitados, Os meus Passaportes, Viagens de avião, Fotos com amigos, Newsletter, eBooks, Publicite, ENGLISH *, ESPAÑOL *
ebook fotografia viagem
Subscreva a minha Newsletter e receba uma
CÓPIA GRÁTIS do eBOOK com as minhas
50 imagens de viagem favoritas. Seja tb o primeiro a receber novidades em exclusivo.

Mona Lisa de Leonardo da Vinci, La Gioconda era a artistocrata fiorentina Lisa Gherardini, Curiosidades História da Arte

Cientistas da Universidade alemã de Heidelberg divulgaram hoje a descoberta definitiva da identidade de Monalisa, um dos maiores enigmas da História da Arte.

A mulher que serviu de modelo para Leonardo da Vinci para pintar La Gioconda, uma das mais famosas obras da História da Arte, foi finalmente revelada: trata-se da artistocrata fiorentina Lisa Gherardini, mulher do comerciante têxtil Francesco del Giocondo.

O director da biblioteca universitária de Heidelberg, Veit Probst, anunciou que uma pequena nota encontrada por Martin Schlechter (ex-director do departamento de manuscritos) num dos primeiros livros estampados com caracteres móveis, escrita em Outubro de 1506, confirma de uma vez por todas que Lisa del Giocondo foi realmente a modelo do quadro mais famoso da história da pintura, feito entre 1503 e 1506.

« Todas as dúvidas sobre a identidade de Monalisa foram agora esclarecidas, através de uma fonte (…) descoberta durante as operações de catalogação de um dos primeiros livros publicados, de propriedade da biblioteca (…). Na edição das obras de Cicerone de 1477, existe uma anotação do funcionário florentino Agostino Vespucci, na qual compara Leonardo a Apelle, o famoso pintor da Antiguidade, e afirma que Leonardo, naquele momento, estava trabalhando no retrato de Lisa del Giocondo.A nota (…) de Outubro de 1503 permite agora uma exata datação da pintura e confirma definitivamente a indicação de Vasari (…)», diz a nota, divulgada hoje.

Até agora, a atribuição da identidade de Monalisa estava baseada numa afirmação do estudioso e artista Andrea Vasari, feita em 1550, e portanto, quase 50 anos depois da realização do quadro.

Durante certo período, a mulher do misterioso sorriso era também identificada como uma amante desconhecida de Leonardo, como a sua mãe ou até mesmo como um auto-retrato do pintor italiano.

in Xicórias & Xicorações

Mona Lisa

Se gostou deste artigo, fotos e descrição de viagem, então siga-me no Google+
Página dentro da categoria: Notícias
E agora? O que fazer: Dê um LIKE e partilhe esta página com os amigos!
... e receba o meu eBook: Assine a minha Newsletter e receba o "50 Imagens do Mundo".

Siga-me no Facebook!

joaoviagens

Deixe aqui o seu comentário



VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA