🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Portugal a Marrocos de Carro: Roteiro de 15 dias Passo-a-Passo

João Leitão
Actualizado em 15 Julho, 2018
Portugal a Marrocos de carro: Roteiro de 15 dias da Grande Volta Marroquina

Portugal a Marrocos de carro: Roteiro de 15 dias na Grande Volta Marroquina

Procura um roteiro de 15 dias de carro desde Portugal até Marrocos?

Marrocos é um país que muita gente começa a querer descobrir. O facto de estar tão perto de Portugal faz com que este exótico reino do Norte de África esteja a poucas horas de distância de estrada para aqueles que gostam de conduzir (dirigir).


Há várias maneiras de viajar a Marrocos:


  1. De avião desde Lisboa até Casablanca ou até Marraquexe
  2. De Portugal até Marrocos por terra.
  3. De carro, jipe, caravana ou mota.

Nesta página vou desmistificar o assunto de ir a Marrocos de carro, e desenvolver um Roteiro de 15 dias – a chamada Grande Volta Marroquina.

Para aqueles que querem visitar Marrocos de carro mas não sabem como, aqui fica um ensaio passo-a-passo para que possa programar as suas férias.

Veja também a página: Lisboa até Marraquexe – Itinerário Passo-a-Passo.


Ideias falsas acerca de Marrocos:


  1. Não há estradas em Marrocos.
  2. Não há caixas multibanco.
  3. As marroquinas andam todas tapadas.
  4. Trocam mulheres por camelos.
  5. As mulheres louras são raptadas.
  6. Os marroquinos só falam árabe.
  7. Marrocos não é um país livre.

Há imensos sítios para visitar em Marrocos, mas, este roteiro que proponho sai um pouco das rotas normais, com lugares novos e escapando ao Norte que é mais estilo europeu.

Lembre-se que esta é só uma ideia de milhares de ideias que existem para viajar em Marrocos. Reconheço que para quem não conhece este país, fica um pouco reticente e sem saber para onde ir, ou, acaba por ir a cidades menos atraentes tipo Tanger e Casablanca

Este roteiro que proponho é uma viagem chamada “Le Grand Circuit du Maroc”, em que temos uma visão geral do país, com um pouco de tudo, cidade costeira, cidade imperial, montanhas do atlas, oásis e palmeirais, deserto de areia, montanhas do riff e pronto já está – a grande volta marroquina está dada. Veja o mapa em baixo com o trajecto sugerido.

Mapa Percurso Marrocos

Mapa Percurso Marrocos

Portugal Marrocos de carro: Destinos Escolhidos

Portugal até Asilah

Portugal até Tarifa em Espanha e Ferry-Boat para Tânger em Marrocos – Tânger até Asilah (pela auto-estrada): Tarifa é uma pequena cidade no sul de Espanha a cerca de 20km de Algeciras. É o local ideal para apanhar o barco para Marrocos. Tânger é uma cidade portuária no norte de Marrocos, tem bons restaurantes com peixe fresco a um preço muito barato; tem ainda uma medina antiga que vale a pena visitar durante uma hora ou assim. Não é uma cidade que mereça ficar para dormir. Asilah é uma cidade com uma medina antiga dentro de um forte português. Asilah é o local ideal para dormir na primeira noite em Marrocos pois é muito calma e fica só a 50km a sul de Tânger e indo pela auto-estrada. Local perfeito para se começar a ambientar a Marrocos. Bons restaurantes de peixe e pratos marroquinos junto à muralha;

Asilah Marrocos Asilah Marrocos Asilah Marrocos

Veja também a página: Barco de Espanha até Marrocos – Locais de Embarque, Empresas, Preços, Horários.

Onde dormir? Procurar hotel em Asilah – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Asilah até Marraquexe

La Menara em Marrakech

La Menara em Marrakech

Asilah – Marrakech (pela auto-estrada): Chegará a Marrakech ao fim da tarde por volta das 18 horas. Instale-se bem no seu hotel e não perca uma noite de incursão na medina antiga e um jantar na famosa Praça Jemaa el Fna;

Marrakech Marrocos Marrakech Marrocos Marrakech Marrocos

Marrakech foi fundada no ano de 1071 na dinastia Almorávida e foi a grande metrópole do Norte de África durante muitos séculos. Podemos considerar que é Ali Ben Youssef quem realmente fundou Marraquexe em 1126. A primeira muralha de 9 km foi criada nessa altura, juntamente com um novo palácio e vários edifícios administrativos.

Todas as ruas da medina da cidade conduzem à praça Djemaa el Fna. Não existe local mais fantasticamente insano em Marrocos do que este. Os músicos, encantadores de serpentes, domadores de macacos, acrobatas e contadores de histórias fascinam aqueles que procuram animação nesta famosa praça.

Veja também a página: Visitar Jemaa el-Fna – Guia de Sobrevivência.

Onde dormir? Procurar hotel em Marraquexe – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Marraquexe

Mausoléu Sidi Bel-Abbes em Marrakech

Mausoléu Sidi Bel-Abbes em Marrakech

Marraquexe: Aproveite mais um dia nesta fabulosa cidade. Marraquexe é uma loucura, com ruelas em labirinto denro da medina antiga onde milhares de lojas fazem o local preferido dos que querem compra algum artesanato. Muitos palácios e museus, restaurantes e jardins para visitar.

Marrakech Marrocos Marrakech Marrocos Marrakech Marrocos

Veja também a página: Visitar Marraquexe – Guia de Viagem.

Marraquexe – Telouet – Ait Benhaddou – Ouarzazate

Ksar Ait Benhaddou na região de Ouarzazate

Ksar Ait Benhaddou na região de Ouarzazate

A viagem de Marraquexe até Ouarzazate faz-se atravessando as belas montanhas do Atlas. Irá conduzir estradas acima dos 2200 metros de altura. A certa altura vire para Telouet e prepare-se para entrar num Marrocos diferente, num Marrocos pouco explorado. As paisagens são de tirar o fôlego. Em Telouet faça uma visita guiada pelo Kasbah de Telouet, local que pertenceu a um famoso Pachá da região. A entrada no Kasbah é paga e a visita guiada também (vale bem a pena levar alguém para explicar). Depois de Telouet aventure-se pelo Vale de Ounila até *a mognifica aldeia de Ait Benhaddou, local UNESCO Património Mundial da Humanidade. O Ksar de Ait Benhaddou é uma aldei toda feita em adobe (lama). Visite o ksar e perca-se nas suas ruas labirnticas até chegar ao topo. Pode aproveitar para almoçar aqui num dos inúmeros restaurantes da zona nova, com vista para o ksar fortificado.

A nossa escolha de alojamento em Ouarzazate: O Dar Rita é um riad de estilo marroquina, que consiste numa casa com 7 quartos com casa-de-banho privativa, salão, terraço com tenda caidal. Este hotel está localizado no bairro tipico de Tassoumate, um dos bairros que ainda persiste a não ser tocado pelo turismo neste cidade. Este é o meu hotel que abri em 2010 juntamente com a minha irmã.

Onde dormir? Dar Rita – Reservar online.

Onde dormir? Procurar hotel em Ouarzazate – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Ouarzazate

Torres de Taourirt em Ouarzazate

Torres de Taourirt em Ouarzazate

Aproveite para explorar esta cidade, chamada da Porta do Deserto. Visite o Kasbah de Taourirt, o Museu do Cinema, o centro da cidade com o seu mercado coberto, e ainda os Estúdios de Cinema Atlas. Se estiver aqui num Domingo, não perca o mercado semanal.

Veja também a página: Visitar Ouarzazate – Guia de Viagem.

Ouarzazate e Oásis Fint

Ouarzazate – Oasis Fint – Ouarzazate: Aproveite para visitar alguns destinos perto de ouarzazate. O oásis de Fint fica só a 12km do centro de Ouarzazate e é um local com vistas fascinantes. Em Ouarzazate não perca o bairro de Tassoumate e o bairro de Taourirt. Ainda imperdível são os estúdios de cinema ao ar livre.

Ouar zazate - Ait Benhaddou - Oasis Fint Marrocos Ouarzazate - Ait Benhaddou - Oasis Fint Marrocos Ouarzazate - Ait Benhaddou - Oasis Fint Marrocos

Ouarzazate até Nkob

Nkob, Aldeia dos 45 Casbahs, Marrocos

Nkob, Aldeia dos 45 Casbahs, Marrocos

Ouarzazate – Nkob: Nkob é uma aldeia berbere da tribo Ait Atta. Este local é rodeado por um gigante palmeiral e pelas montanhas do Saghrou e tem a particularidade de ter dezenas de casbahs (casas fortificadas em lama);

Nkob Marrocos Nkob Marrocos Nkob Marrocos

Nkob até Mharech

Nkob – Alnif – Tafraoute – Vale de Mharech: Toda esta estrada é magnifica, passando por montanhas rochosas com cáfilas de camelos. O vale de Mharech é um local desconhecido ao turismo, ainda com Natureza virgem e paisagens incríveis. O local ideal para conhecer um Marrocos como ainda era faz 30 anos atrás.

Foum Mharech Taouz Dunas Erg Chebbi Marrocos Foum Mharech Taouz Marrocos

A nossa escolha de alojamento em Foum Mharech: Veja o hotel Riad Nomad que fica num lugar lindo. Não vai acreditar onde vai ficar a dormir.

Onde dormir? Riad Nomad – Reservar online.

Mharech até Dunas de Erg Chebbi

Eu fazendo sandboard nas Dunas de Erg Chebbi no sul de Marrocos

Eu fazendo sandboard nas Dunas de Erg Chebbi no sul de Marrocos

Vale de Mharech – Taouz – Dunas de Erg Chebbi: As dunas de Erg Chebbi também conhecidas como as Dunas de Merzouga são sem dúvidas as dunas mais bonitas de Marrocos. Aqui, dunas de cor laranja forte pode descobrir o deserto do Saara tranquilamente, fazendo algumas excursões em camelo, dormir em oásis, ou simplesmente aproveitar uma bela piscina de um hotel rodeado por dunas e a beber um suminho de laranja.

Foum Mharech Taouz Dunas Erg Chebbi Marrocos Foum Mharech Taouz Dunas Erg Chebbi Marrocos Foum Mharech Taouz Dunas Erg Chebbi Marrocos

Dunas de Erg Chebbi

Dunas de Erg Chebbi: Aproveita para fazer uma excursão na região e visite os óasis das aldeias de Hassilabied e Merzouga. Visite os Gnawa em Khamlia, estes músicos irão fazer um pequeno espectáculo para que possa conhecer a sua música, dança e cultura única da região. Se puder faz um circuito em 4X4 pela região, pode alugar um jipe com motorista no hotel onde fica alojado.

Dunas de Erg Chebbi Marrocos Dunas de Erg Chebbi Marrocos Dunas de Erg Chebbi Marrocos

A nossa escolha de alojamento em Merzouga: Café du Sud fica situado mesmo nas dunas de Erg Chebbi a alguns kms da aldeia de Merzouga. Local muito bem gerido e com um serviço muito bom. Temos um complexo com riad, hotel, auberge e tendas. Têm quartos estilo saariano, quartos familiares e suites. Serviço de restaurante, excursões para nascer e pôr do Sol, possível dormida em tendas nómadas no meio do deserto por 40 EUROS por pessoa inclui viagem de camelo, tenda, jantar e pequeno-almoço. Há opção de bivouac luxo que custa de 100 Euros até 150 Euros por noite.

Onde dormir? Hotel Café du Sud – Reservar online.

Onde dormir? Riad Café du Sud – Reservar online.

Onde dormir? Bivouac Café du Sud – Reservar online.

Dunas de Erg Chebbi até Azrou

Dunas de Erg Chebbi – Azrou: Este é uma viagem interessante passando do Deserto do Sahara para as Montanhas do Médio Atlas. Aqui em Azrou pode visitar macacos selvagens e no seu habitat natural, ao pé do enorme cedro Gouraud, uma gigante árvore com mais de 900 anos.

Azrou Marrocos

Onde dormir? Procurar hotel em Azrou – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Azrou até Chefchaouen

Vista da medina de Chefchaouen

Vista da medina de Chefchaouen

Azrou – Chefchaouen: Chefchaouen é uma cidade fabulosa, toda pintada em cores azuis e púrpuras, nas Montanhas do Riff já no Norte de Marrocos. Não perca uma visita à cidade, zona das lavadeiras e o castelo numa praça muito bonita onde há o único minarete (torre da mesquita) octogonal do mundo;
Imarigha Marrocos Imarigha Marrocos Imarigha Marrocos

O centro da medina de Chefchaouen situa-se à volta da Praça Uta el Hammam, local onde há vários restaurantes, lojas de artesanato e casas de chá. É nesta praça também que encontramos o edifício mais contrastante da medina – o Castelo da Kasbah – que com a sua cor vermelha sobressai do resto da cidade.

Chefchaouen foi fundada em 1471 e recebeu maioritariamente uma população composta de mouros andaluzes. No centro da cidade há uma pequena fortaleza, construída para combater as invasões portuguesas no norte de Marrocos. Este local no norte de Marrocos é conhecido pelo seu centro histórico estar pintado com uma tonalidade de azul fora do normal.

Veja também a página: Visitar Chefchaouen – Guia de Viagem.

Onde dormir? Procurar hotel em Chefchaouen – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Chefchaouen até Tânger

Foto da Medina de Tanger

Foto da Medina de Tanger

Chefchaouen – Tânger – Ferry-boat para Tarifa Espanha – Portugal: O último dia da sua viagem onde apanhará o barco de volta para a Europa e possivelmente fará directo até Portugal.

Tânger, pela sua localização, no noroeste do país, acaba por ser uma cidade que mistura as culturas europeia e marroquina. Fica a 60Km de Gibraltar e a 14Km de Tarifa e isso faz com que seja a porta de entrada de muitos turistas que vêm da Europa. A data de fundação da cidade é do século V a.C. e desde sempre foi palco de disputas territoriais, precisamente devido à sua localização estratégica. Em 1912 foi declarada zona internacional, sob a administração de variados países.

Onde dormir? Procurar hotel em Tânger – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Veja também a página: Rita em Marrocos – O blog de viagens em Marrocos da minha irmã.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »