Diário de Viagens
Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Notícias, Videos, Museus, Monumentos, Alojamento, Mapas
Onde estou eu agora? Onde estou agora? Erfoud, Marrocos
Página principal Acerca do Site Acerca do Autor Países Visitados Teste a sua Geografia! Mapas Notícias do Mundo Você sabia que? Quem está a ver o site agora?!
Diário de Viagens por País
Alemanha | Áustria | Bulgária | Canadá | Cazaquistão | Croácia | Cuba | Egipto | Eslováquia | Espanha | Estados Unidos | Estónia | Finlândia | França | Gâmbia | Gibraltar | Grécia | Hungria | Irão | Israel | Jordânia | Letónia | Liechtenstein | Lituânia | Luxemburgo | Macedónia | Marrocos | Mauritânia | Palestina | Polónia | Portugal | República Checa | Roménia | Rússia | Saara Ocidental | Senegal | Sérvia | Suécia | Suiça | Turquia | Uzbequistão


Reino Unido e França querem reduzir IVA sobre produtos “verdes”, Líderes europeus querem acordo sobre plano climático ainda este ano

Página arquivada em: Notícias

14.03.2008 - 15h55 AFP, Reuters | In PUBLICO | Foto Sebastien Pirlet/Reuters

Janez Jansa disse que os países estão empenhados em terminar as negociações até ao final do anoOs líderes europeus reunidos em Bruxelas, na cimeira da Primavera, comprometeram-se hoje a chegar a acordo até ao final do ano sobre o caminho a percorrer para cumprir as metas climáticas europeias. Na reunião, o Reino Unido e a França propuseram a ideia de reduzir o IVA sobre os produtos “verdes” para ajudar o Ambiente. A Comissão Europeia ainda não está convencida mas a ideia ganhou o apoio dos políticos.

“Estamos todos empenhados em terminar as negociações sobre este pacote (de medidas legislativas) até ao final do ano”, declarou hoje o primeiro-ministro esloveno Janez Jansa, cujo país preside à União Europeia até 1 de Julho.

A União pretende assim ser o “motor na luta contra as alterações climáticas”, acrescentou.

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, insistiu que os 27 países da UE querem chegar a “um acordo político geral” até ao final de 2008. Barroso espera que o Parlamento Europeu adopte o pacote legislativo “na Primavera de 2009”.

As negociações podem ser dificultadas pelas preocupações de países como a Alemanha e a França, em relação à perda da competitividade das suas indústrias pesadas, como a do aço e cimento.

Em Março de 2007, os 27 Estados membros fixaram como objectivo a redução das suas emissões de gases com efeito de estufa em 20 por cento até 2020, em relação a níveis de 1990, e aumentar a quota das energias renováveis no consumo energético em 20 por cento.

Londres e Paris pedem menos IVA em produtos mais eficientes energeticamente

Os líderes europeus concordaram em pedir à Comissão Europeia para estudar todas as ferramentas fiscais que podem ser usadas para aumentar a utilização dos produtos “amigos do Ambiente”, incluindo o IVA, informou o Presidente francês Nicolas Sarkozy.

Tanto o Reino Unido com a França consideram que esta proposta pode ajudar a União Europeia a cumprir os seus objectivos climáticos e reduzir os consumos de energia. Em causa estão produtos como os frigoríficos, máquinas-de-lavar-roupa, produtos de limpeza, lâmpadas e equipamentos electrónicos.

Sarkozy lembrou aos jornalistas os consumidores que não percebem por que razão um carro “limpo” é mais caro do que um mais poluidor.

“O debate já começou. Temos esta proposta em curso e penso que foi conseguido um progresso substancial em apenas dois dias” de cimeira, disse o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

“De momento não estamos a prever fazer nenhuma proposta. Precisamos de um estudo com maior profundidade”, comentou a porta-voz de Laszlo Kovacs, comissário europeu da Fiscalidade e União Aduaneira.

“A questão é saber se reduções no IVA será a ferramenta mais eficaz. Além disso, esta medida só seria possível com a unanimidade dos Estados membros”, acrescentou.

Sarkozy não nega a falta de consenso. “Alguns países opõem-se a esta medida e outros – Reino Unido e França – são muito favoráveis”.


Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:

Deixe um comentário nesta página

Comente esta página ou entre em contacto comigo atraves desta caixa de comentários. Por favor comente numa página relevante com o assunto que está a escrever. Não me faça perguntas sobre Marrocos numa página sobre os Estados Unidos, ou na página do "Sobre o Autor". Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível. Obrigado.


O meu blog de receitas: Receitas Vegetarianas | Outro site meu: Marrakech Travel Guide | O meu Myspace: Myspace
Gostou deste site? Subscreva o meu RSS FEED e fique a saber das novidades e das últimas páginas que meto online. Basta um clique!
Clicky Web Analytics who's online
sitemap © 2008 Copyright João Leitão