🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Pirâmides de Gizé, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 5 Agosto, 2017

Quer visitar as Pirâmides de Gizé?

Pirâmides de Gizé, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Pirâmides de Gizé, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Guia de Viagem das Pirâmides de Gizé

Nesta página você encontra:

  • Visitar Gizé – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Gizé
  • Vídeo Gizé
  • Os 5 Melhores Locais de Gizé
  • O que visitar na Necrópole de Gizé
  • Mapa dos Monumentos de Gizé
  • Fotos de Gizé

Visitar Gizé – O importante a saber

Necrópole de Gizé ou Pirâmides de Gizé é um local de características arqueológicas, localizado no Planalto de Gizé, perto da cidade do Cairo. Este complexo é composto por três conjuntos de pirâmides, mais conhecidas por Grandes Pirâmides, onde podemos encontrar também a impressionante e gigantesca Grande Esfinge, tal como vários cemitérios, uma vila onde viviam artesãos e trabalhadores e a zona industrial. Encontra-se no interior do deserto e fica a cerca de meia hora de carro do Cairo. É considerada a mais antiga maravilha do mundo, que por sinal se encontra minimamente preservada e perceptível acerca da grandiosidade do Império Novo e do Antigo Egipto. As principais pirâmides são a Grande Pirâmide de Gizé ou a Pirâmide de Quéops, a Pirâmide de Quéfren e as Pirâmides de Miquerinos. São, na realidade, sepulturas dos Reis Quéops, Quéfren e Miquerinos, ou seja, pai, filho e neto. Este monumentos são os mais famosos do mundo inevitavelmente, pois são construções inacreditáveis, sendo bastante questionável como foi possível construí-las naquela época. A matemática e a engenharia eram super avançadas para chegar a estes resultados magníficos, de tirar o fôlego a qualquer um.

As Pirâmides de Gizé ou Guiza ocupam a 1ª posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo. A diferença com as outras é que estas pirâmides permanecem intactas podendo ser apreciadas nos nossos tempos. Este é um local muito bonito que vale a pena visitar no Cairo.


O que visitar na Necrópole de Gizé

Pirâmide de Quéops

O Complexo Piramidal de Quéops destaca-se pela sua grandiosidade, pertencente à IV Dinastia. Esta construção fica localizada na Planície de Gizé, às margens do Rio Nilo, mais propriamente a 5 minutos de carro da cidade do Cairo, a capital do Egipto. Considerada uma das sete maravilhas, foi sempre a construção mais alta do mundo (a seguir à Torre Eiffel), com cerca de 150 metros de altura. O Complexo de Quéops fica próximo dos complexos de Quéfren e de Miquerinos, sendo que representam os túmulos do pai, filho e neto, respectivamente. Esta pirâmide é também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, a qual encontra-se praticamente intacta e que recebe milhares de turista todos os anos. Levou cerca de vinte anos a ser construída e é constituída por três câmaras, a mais baixa, a da Rainha e a do Rei. Conta também com três pirâmides de pequena dimensão para as mulheres secundárias do faraó. A Pirâmide de Quéfren no Egipto é a maior e mais antiga das pirâmides de Gizé, nos subúrbios da cidade do Cairo. Esta pirâmide foi construída por volta do ano 2500 a.C. e tem uma altura de 137 metros. Era 10 metros mais alta na sua versão original, mas foi-lhe retirado a cobertura e um pouco do topo, possivelmente sendo feito de ouro.

Pirâmide de Quéfren

O Complexo Piramidal de Quéfren conta com uma pirâmide de cerca de 150 metros de altura. A sua estrutura integra-se na Necrópole de Gizé, e representa o túmulo do filho do faraó Quéops, Quéfren (de tamanho inferior à pirâmide do pai, sendo ainda assim a segunda maior pirâmide do Antigo Egipto). Quéfren reinou a IV dinastia, mais propriamente entre 2520 e 2494 a.C.. Os materiais usados nesta construção foram o granito (vermelho) e a pedra calcária, sendo que os construtores aproveitaram o relevo montanhoso para nele esculpirem a Grande Esfinge. As equipas de arqueólogos aqui presentes encontraram no interior desta pirâmide um sarcófago de dois metros e meio, mas sem nenhum corpo mumificado nele.

Pirâmide de Miquerinos

Miquerinos foi um faraó que reinou na IV dinastia, sendo o quinto governador da mesma. À semelhança de seu avô e de seu pai, ordenou a construção de uma pirâmide para no dia da sua morte ser lá sepultado. Foi um faraó que sofreu uma morte precoce, e como tal, não existiu tempo para acabar a construção como Miquerinos idealizava. É por esse motivo que esta pirâmide não tem tanto impacto como as pirâmides de Quéops e Quéfren (avô e pai), no entanto, por respeito a este faraó, a obra ficou finalizada por seu filho Shepseskaf, mas claro, não da mesma se Miquerinos estivesse vivo a acompanhar o seu desenvolvimento. Difere das pirâmides de seu avô e de seu pai, pois não teve o acabamento especial com granito, tornando a construção menos rica e mais frágil. É a mais pequena das três, uma vez que conta com 62 metros de altura. No seu interior, foram encontradas imensas esculturas e obras de arte.

A Grande Esfinge

A Grande Esfinge, localizada no complexo arqueológico da Necrópole de Gizé é uma estátua, cujo o seu material é a pedra calcária, com uma dimensão física abismal. Localizada no Planalto de Gizé, às margens do Rio Nilo, a escultura representa uma criatura mítica, com um corpo de leão e uma cabeça humana, que muitos arqueólogos defendem que a representação do rosto pertence ao faraó Quéfren. É a maior estátua esculpida em monólito do mundo, que conta com cerca de 74 metros de comprimento e cerca de 20 metros de altura. Esta escultura gigantesca ficou debaixo de areia do deserto até aos ombros do leão, tendo sido pela primeira vez limpa até às patas dianteiras por Tutmés IV no ano 1400 a.C., mas sem sucesso. Mais tarde, tentou Ramsés II, o Grande fazê-lo, mas também sem o conseguir. Foi só no século XIX que o arqueólogo Giovanni Battista Caviglia conseguiu destapar totalmente o peito da esfinge, mas só nos anos 30 é que Émile Baraize comandou uma equipa responsável por escavar todo o monumento.

Túmulo da Rainha Chentkaus I

A Rainha Chentkaus I encontra-se sepultada na Necrópole de Gizé, bastante perto da Pirâmide de Miquerinos. Encontra-se mais propriamente localizada no Campo Central e tem inscrito na sua sepultura “LG 100” e “G 8400”. Tem cerca de dezoito metros de altura, sendo considerada como uma quarta pirâmide. Esta rainha é a esposa do faraó Chepseskaf, e foi construída essencialmente com pedra calcária.


Mapa do Complexo das Pirâmides de Gizé

Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

Em baixo está um mapa para se entender melhor como se divide o complexo das pirâmides, com as Pirâmides de Quéops, Quéfren, Miquerinos, as pequenas pirâmides e ainda a conhecida Esfinge.

Mapa do Complexo das Pirâmides de Gizé


Procura um Hotel no Cairo? Hotéis no Cairo

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »