![]() ![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Eleições Estados Unidos 2008: Obama relaciona guerra no Iraque com a crise económica nos EUA
20.03.2008 – 19h10 PÚBLICO, Agências | in PUBLICO | Foto John Sommers II/Reuters
Barack Obama diz existir uma relação directa entre a guerra no Iraque e a crise económica que os EUA atravessam e acusou o candidato republicano à Casa Branca de querer seguir a política externa de George W. Bush.
“Por quanto mais tempo vamos pedir às nossas famílias e comunidades para suportar o custo desta guerra”, questionou o candidato à nomeação democrata, durante um comício eleitoral, no dia em que se assinala o quinto aniversário da invasão.
O candidato que, em caso de vencer a corrida presidencial promete antecipar a retirada militar, diz que são “os americanos de classe média que pagam o preço da guerra” numa altura em que o país está “à beira da recessão”. “Quando gastam mais 50 dólares para encher o depósito do que [gastavam] antes da guerra estão a pagar o preço da guerra”, disse, calculando que o conflito custe por mês cerca de cem dólares às famílias americanas.
Obama diz que em cinco anos, a guerra no Iraque já custou aos cofres dos EUA mais de 500 mil milhões de dólares – “mais do que qualquer outra guerra com excepção da II Guerra Mundial” – um valor muito acima do 50 a 60 mil milhões que o Presidente disse que iria custar o conflito e a reconstrução do país. “Como em muitas outras coisas relativas a esta guerra não nos disseram a verdade”, declarou, antes de lembrar prioridades domésticas em que aquele montante poderia ter sido dispendido.
Em queda nas sondagens depois de uma semana para esquecer – teve de demitir a conselheira para os assuntos externos que insultou Hillary Clinton e foi obrigado a criticar sermões racistas de um reverendo que foi seu conselheiro espiritual – Obama aproveitou o quinto aniversário do conflito para tecer duras críticas aos seus adversários que, na condição de senadores, autorizaram em 2003 o Presidente Bush a avançar para a guerra.
O principal alvo dos ataques foi John McCain que, segundo Obama, defende uma “ocupação permanente do Iraque” quando admite manter nos próximos anos uma presença militar elevada no país. Denunciando também o apoio à redução de impostos aos mais ricos, Obama diz que o candidato republicano está “determinando a cumprir o terceiro mandato de Bush”, “independentemente dos custos e das consequências”. “A América não o vai permitir”, pois está consciente que a “política Bush-McCain é razão para a explosão da dívida externa” dos EUA.
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Estados Unidos: pelo menos 200 pessoas detidas nos EUA em manifestações contra a guerra no Iraque
- Eleições Estados Unidos 2008: Al Gore apoia Barack Obama
- Guerra no Iraque, Início da guerra foi ditado há cinco anos na Cimeira das Lajes, Durão Barroso recebeu Bush, Blair e Aznar nos Açores
- Eleições Estados Unidos 2008: Barack Obama diz não a possível acordo com Hillary Clinton
- Eleições Estados Unidos 2008: urnas já abriram nos estados de Indiana e Carolina do Norte
- Guerra no Iraque: Iraque pede a anulação das compensações de guerra pela invasão do Kuwait
- Eleições Estados Unidos 2008: Explicação de “gaffes” e frente unida contra McCain no tenso debate Obama-Clinton
- Guerra no Iraque: Bush diz que o êxito que está a ser vivido no Iraque é inegável
- O presidente dos Estados Unidos George Bush fala em reduzir tropas no Iraque, mas não diz quando, Guerra no Iraque NEWS
- Eleições Estados Unidos 2008: Obama vence primárias democratas no Mississippi
- Eleições Estados Unidos 2008: Obama venceu “caucus” democrata no Wyoming
- Eleições Estados Unidos 2008: Obama ganha Carolina do Norte e Hillary lidera no Indiana
- Eleições Estados Unidos 2008: Barack Obama escolheu Rahm Emanuel para seu chefe de gabinete
- Eleições Estados Unidos 2008: Assessora de Clinton demite-se após comentários racistas contra Obama
- John McCain chegou hoje a Bagdad, Candidato republicano à presidência dos Estados Unidos faz visita surpresa ao Iraque
- Eleições Estados Unidos 2008: Hillary Clinton garante que não desiste de candidatura presidencial
Lançamento do Livro "A Partir da Luz": Viagem ao Norte do Iraque
Livro de Viagens - 70 páginas: Acompanhe dia-a-dia, uma aventura de 13 dias saindo de Istambul na Turquia ate ao Norte do Iraque. Caderno de Viagem pela República do Iraque. Região do Curdistão – Agosto 2009.
O autor, João Leitão nasceu em Lisboa, Portugal. Desde cedo foi motivado a experimentar, viajar e conhecer. Com 3 passaportes cheios antes dos 30 anos, João Leitão viveu em Portugal, Estados Unidos, Finlândia e Ucrânia - Marrocos é o pais onde mora desde 2007.
Encomende já o seu! €11.46
Ler Mais: Livro de Viagens
1 Comentários nesta página
Deixe um Comentário nesta Página
Qualquer dúvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Não me faça perguntas sobre "Marrocos" numa página sobre os "Estados Unidos", ou na página do "Sobre o Autor". Comente nas páginas relevantes com o que está a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentários, mas, isto agora anda difícil e já tenho mais de 250 comentários em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível.
Ja faliram os bancos os apoio e agora so resta passar fome
Né atoa que ja fui avisado ou seja grande fome