11 Cidades do Mundo a não Perder em 2013 saiba quais são aqui...
Viagens de Joao Leitao

Surata Al-Fatiha, 1º capítulo do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão Diário de Viagens

Surata Al-Fatiha, 1º capítulo do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão

Surata Al-Fatiha, A Abertura: primeiro capítulo do livro sagrado dos muçulmanos, o AlcorãoA Surata Al-Fatiha que significa “A Abertura”, é o primeiro capítulo do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. Tem 7 versos que são uma oração a pedir orientação,louvor e misericórdia a Deus, em árabe Allah.

A Surata ( ou Sura ) Al-Fatiha é a oração mais importante do Islão, sendo este recitada no começo das 5 rezas diárias muçulmanas, ela é recitada no início de cada unidade de oração, ou rak’ah.

Uma Surata é nome dado a cada capítulo do Alcorão. O Alcorão, livro sagrado da religião islâmica possui 114 Suras, por sua vez subdivididas em versículos chamados de Ayat.

Surata Al-Fatiha

1:1
Bismillahi r-rahmani r-rahim
Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso!

1:2
Al hamdu lillahi rabbi l-’alamin
Louvado seja Allah, Senhor dos Mundos,

1:3
Ar rahmani r-rahim
Beneficente e Misericordioso,

1:4
Maliki yawmi d-din
Senhor do Dia do Julgamento!

1:5
Iyyaka na’budu wa iyyaka nasta’in
A Ti, somente, adoramos; de Ti, somente, esperamos socorro!

1:6
Ihdina s-siraat al mustaqim
Mostra-nos o bom caminho,

1:7
Sirat al-ladina an’amta ‘alayhim ghayr maghubi ‘alayhim walah dallin
O caminho desses que tens favorecido; não o caminho desses que incorrerem na Tua cólera nem o dos que se perdem! Amén.

Durante a recitação desta Surata, algumas escolas islâmicas acabam esta reza com a palavra Amén, normalmente pronunciada Amin.

Curiosidades: Amin

Amén é uma palavra hebraica que indica uma afirmação e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Pode traduzir-se por “assim seja” ou “verdadeiramente” etc.

Video Surata Al-Fatiha

Surata Al-Fatiha por Yassir Al-failekawe do kuwait

João Leitão - Autor do site VIAGENS
Joao Leitao

“Olá! Sou o João, um aficionado das viagens que partilha consigo vários artigos práticos, de como viajar pelo mundo com facilidade.”

Siga-me no facebook Facebook, twitter Twitter, google plus Google+, flickr Flickr, instagram Instagram,
youtube Youtube, assine a minha newsletter Newsletter e leia os meus ebooks eBooks.

Deixe aqui o seu comentário

1 comentário antigo (antes de ter os comentários via facebook)

  1. Comentário de hanukkallah em 30 Abril, 2009


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA