Diário de Viagens
Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Notícias, Videos, Museus, Monumentos, Alojamento, Mapas
Página principal Acerca do Site Acerca do Autor Países Visitados Teste a sua Geografia! Mapa Mundi Notícias do Mundo Você sabia que? Quem está a ver o site agora?!
Diário de Viagens por País
Alemanha | Áustria | Bulgária | Canadá | Cazaquistão | Croácia | Cuba | Egipto | Eslováquia | Espanha | Estados Unidos | Estónia | Finlândia | França | Gâmbia | Gibraltar | Grécia | Hungria | Irão | Israel | Jordânia | Letónia | Liechtenstein | Lituânia | Luxemburgo | Macedónia | Mali | Marrocos | Mauritânia | Palestina | Polónia | Portugal | República Checa | Roménia | Rússia | Saara Ocidental | Senegal | Suécia | Suiça | Turquia | Uzbequistão


Conflito na Geórgia: Parlamento russo quer que Presidente examine independência de territórios na Geórgia

Página arquivada em: Notícias
conflito-na-georgia-parlamento-russo-quer-que-presidente-examine-independencia-de-territorios-na-georgia

21.03.2008 - 15h46 AFP, PÚBLICO | in PUBLICO | Foto David Mdzinarishvili/Reuters

A Rússia considera que o Presidente gerorgiano Saakachvili pretende integrar a NATO para a implicar no conflitoA Duma, câmara baixa do Parlamento russo, pediu hoje ao presidente, Dmitri Medvedev, que examinasse “a questão” da independência dos territórios separatistas Abkházia e Ossétia do Sul, na Geórgia, na sequência da independência unilateral do Kosovo, avançaram agências noticiosas russas.

No passado dia 11 de Março, o embaixador russo na NATO, Dmitri Rogozin, alertou a Geórgia que poderia perder os dois territórios rebeldes, se desse um novo passo na adesão à NATO.

Para o embaixador russo, se a NATO aceitar durante a sua próxima cimeira em Bucareste (Roménia) de 2 a 4 de Abril, que a Geórgia participe no Plano de Acção para a Adesão (MAP) “será o suficiente para que os separatistas sigam até à secessão”. “E não se trata apenas do MAP, mas do conjunto do processo que levará à entrada da Geórgia na NATO”, advertiu Rogozin.

O diplomata admite que esta é uma questão que preocupa Moscovo, porque se passa próximos das fronteiras russas. “Muitos dos nossos cidadãos do Cáucaso do Norte têm ligações com a Ossétia do Sul e a Abkházia”, acrescentou.

O embaixador afirma que “este é um processo muito perigoso porque poderá ‘reaquecer’ o conflito”, considerado num impasse desde que os dois territórios se separaram de facto da Geórgia em 1991.

“A NATO deve compreender que Saakachvili pretende integrar a NATO para a implicar no conflito. Aí está o problema”, continuou o representante de Moscovo na Aliança Atlântica, reconhecendo que a Rússia não tem “direito de veto sobre o alargamento da NATO”, mas tem “autoridade moral e política”, bem como os próprios “interesses internacionais”.

“Este alargamento é um grande problema. Haverá um conflito de interesse entre a Rússia e os Estados Unidos”, sublinhou ainda o diplomata, que assumiu o cargo de embaixador russo na NATO em Janeiro com uma reputação bem estabelecida de partidário da linha dura e de nacionalista. Rogozin considerou ainda que “o número de cépticos na classe política russa quanto à independência da Abkházia e da Ossétia do Sul vai diminuir se a Geórgia se aproximar ainda mais da NATO”.

“A posição da Rússia é a de não ter problemas nas suas fronteiras”, sublinhou.


Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:

Deixe um comentário nesta página

Comente esta página ou entre em contacto comigo atraves desta caixa de comentários. Por favor comente numa página relevante com o assunto que está a escrever. Não me faça perguntas sobre Marrocos numa página sobre os Estados Unidos, ou na página do "Sobre o Autor". Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível. Obrigado.


O meu blog de receitas: Receitas Vegetarianas | Outro site meu: Marrakech Travel Guide | O meu Myspace: Myspace | Uma entrevista sobre mim: Nucool’s Weblog
Gostou deste site? Quer contribuir? Quer agradecer-me? Compre o meu livro! Livro Receitas Vegetarianas

who's online | | sitemap © 2008 Copyright João Leitão