KrishnamurtiOUÇA-SE...SEJA VOCÊ MESMO...VIVA...AME # LOVE = EVOL .
POWER Diário de Viagens
Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas
Escreva email para saber das novidades:

Procure o que quer achar no site:

Diário de Viagens por País, Território e Região Autónoma

Timor-Leste: Oe-cusse e Ataúro regressam à normalidade, Timor-Leste aligeira estado de sítio em parte do território

23.03.2008 – 11h44 PÚBLICO | in PUBLICO | Foto Lírio da Fonseca/Reuters (arquivo)

O primeiro-ministro Xanana Gusmão saiu ileso do ataque ao seu carro a 11 de FevereiroO estado de sítio em Timor-Leste é aligeirado a partir de hoje. Em cinco distritos do país passa a estado de emergência e em duas áreas deixa mesmo de vigorar qualquer estado de excepção, anunciou a Presidência da República timorense.

O estado de sítio mantém-se em sete distritos, abrangendo aqueles onde decorrem operações para a captura dos autores dos atentados de 11 de Fevereiro e os limítrofes destes. As horas de recolher obrigatório variam, agora, entre os distritos abrangidos pelo Estado de Sítio e pelo Estado de Emergência.

No distrito de Oe-cusse e no subdistrito de Ataúro é restabelecida a normalidade, deixando de vigorar ali qualquer estado de excepção. Oe-cusse é um enclave em território vizinho da República da Indonésia e Ataúro é uma ilha que pertence ao distrito de Díli e que fica frente à capital timorense, a duas horas de viagem por barco.

A 11 de fevereiro tiveram lugar dois atentados, um contra o Presidente José Ramos-Horta (ainda a acabar de recuperar do estado crítico em que ficou), e outro contra o primeiro-ministro Xanana Gusmão, que saiu ileso.

O Presidente José Ramos-Horta foi transportado de emergência para a Austrália e internado num hospital da cidade de Darwin, onde foi submetido a cinco intervenções cirúrgicas, encontrando-se agora livre de perigo e em convalescença.

Presidência fala em “resultados positivos”

O aligeiramento das medidas especiais de segurança hoje anunciado pelo Presidente em exercício, Fernando La Sama de Araújo, justifica-se pelos “resultados positivos” obtidos até agora pela operação do Comando Conjunto, que persegue os fugitivos.

Da operação militar/policial conjunta, desencadeada após 11 de Fevereiro, resultou a entrega voluntária de mais de uma dezena de fugitivos. Neste fim-de-semana de Páscoa entregaram-se voluntariamente às autoridades outros quatro elementos.

Por outro lado, cerca de 650 militares que saíram dos quartéis em princípios de 2006, os “peticionários”, em divergência com as suas chefias, aceitaram nas últimas semanas a oferta do Governo e acorreram ao local de acantonamento por este estabelecido, tendo em vista serem apoiados pelo Estado na sua inserção na vida civil.


Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:

Livro de Viagens, A Partir da Luz, Caderno de Viagem pela República do Iraque. Região do Curdistão

Lançamento do Livro "A Partir da Luz": Viagem ao Norte do Iraque


Livro de Viagens - 70 páginas: Acompanhe dia-a-dia, uma aventura de 13 dias saindo de Istambul na Turquia ate ao Norte do Iraque. Caderno de Viagem pela República do Iraque. Região do Curdistão – Agosto 2009.

O autor, João Leitão nasceu em Lisboa, Portugal. Desde cedo foi motivado a experimentar, viajar e conhecer. Com 3 passaportes cheios antes dos 30 anos, João Leitão viveu em Portugal, Estados Unidos, Finlândia e Ucrânia - Marrocos é o pais onde mora desde 2007.

Encomende já o seu! €11.46

Ler Mais: Livro de Viagens


Deixe um comentario nesta pagina

Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.