![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Eleições no Zimbabué, Forças de segurança do Zimbabwe em alerta máximo para as eleições de hoje
29.03.2008 – 12h31 Jorge Heitor | in PUBLICO | Foto Howard Burditt/Reuters
As Forças Armadas e a polícia do Zimbabwe foram ontem colocados em alerta máximo, na véspera das eleições presidenciais, legislativas e autárquicas que se teme possam resultar em violência. A notícia de que o estado de sítio se vai manter durante os próximos dias foi dada pelo comissário geral da polícia, Augustine Chihuri, segundo o qual são “desencorajados actos que possam levar à anarquia”. Citado pela Reuters, o mesmo disse que o papel das forças de segurança seria “impedir toda e qualquer ameaça à segurança nacional”.
Cerca de 40 carros blindados, incluindo quatro canhões de água de fabrico israelita, têm estado a percorrer as ruas de Harare, a capital, numa altura em que muitos duvidam de que as eleições zimbabweanas possam ser livres e justas; ou que possam ficar decididas numa só volta, sem necessidade de segunda, três semanas depois.
Muitos Governos estrangeiros esperam que o resultado desta ida às urnas leve o Presidente Robert Mugabe, de 84 anos, a ter de negociar a sua saída do poder; se não se der o caso, à primeira vista improvável, de ele ser derrotado.
A imprensa estatal, que não concebe outro desfecho, previa ontem a vitória do chefe do Estado logo à primeira volta, com 57 por cento dos votos expressos, citando para isso uma sondagem efectuada por universitários. Mas os demais candidatos insistiam em que o jogo será decerto viciado. Enquanto observadores independentes citados pela AFP prevêem uma segunda volta, em Abril, a sondagem oficial indica 27 por cento dos votos para Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), e apenas 14 por cento para o independente Simba Makoni, um dissidente do regime.
Sem testemunhas
As autoridades não permitem a presença de observadores da União Europeia (UE) nem dos Estados Unidos. Apesar de a Comissão Eleitoral (ZEC) ter o dever legal de garantir igual cobertura a todos os partidos e candidatos, dois diários estatais, o de Harare e o de Bulawayo, a segunda cidade, comportam-se como mensageiros do poder.
A ZEC é chefiada pelo juiz Chiweshe, antigo oficial do Exército considerado um forte partidário da ZANU-Frente Patriótica, segundo o fórum de organizações não-governamentais para os direitos humanos no Zimbabwe, que denunciou o “clima de intimidação” que prevaleceu durante a campanha. Chisweshe rejeita as acusações da oposição da existência de eleitores-fantasma; o MDC acusou esta semana o partido no poder de imprimir mais de três mil boletins de voto a mais em relação aos 5,9 milhões inscritos, para melhor manipular o resultado.
Tsvangirai e Makoni têm procurado coordenar estratégias com um quarto candidato, considerado de importância menor, Arthur Mutambara, líder de uma facção minoritária do MDC, de modo a que todos eles possam colocar travão às ambições de Robert Mugabe, o mais velho de todos os Presidentes existentes na África.
No decurso deste mês, o general Constantine Chiwenga, comandante do Exército, declarou que se Mugabe for derrotado ele se encarregará de derrubar a ordem constitucional. O jornal estatal The Herald comentou que “os ocidentais estão a ficar assustados com a perspectiva de uma vitória da ZANU-FP”; e a reproduzir palavras de Mugabe segundo as quais o MDC seria um “fantoche dos britânicos”.
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Zimbabwe: Robert Mugabe preparado para aceitar resultados da segunda volta das eleições
- Comissão Eleitoral do Zimbabwe convoca segunda volta das eleições presidenciais
- Eleições Itália: Italianos voltam hoje às urnas para segundo e último dia de eleições
- Zimbabué: Mugabe garante que oposição nunca governará no Zimbabué enquanto ele for vivo, Presidente ameaçou empresas britânicas no país
- Bangladesh, Uma das “duas begums” voltará ao poder com as eleições de hoje
- Zimbabwe: oposição apela à greve geral enquanto aguarda por resultados das eleições
- Zimbabwe: Líderes religiosos receiam que violência no Zimbabwe atinja as proporções de genocício
- Eleições Afeganistão 2009: rival de Karzai pede segunda volta
- Zimbabwe: Em suspense à espera dos resultados das eleições
- Oposição terá ganho presidenciais no Zimbabwe mas não evita segunda volta
- Mugabe vai participar na segunda volta das presidenciais no Zimbabwe
- Eleições em Espanha, José Luís Zapatero venceu as eleições legislativas em Espanha, PSOE vence legislativas mas sem maioria absoluta
- Eleições na Malásia, as eleições mais importantes da história da Malásia
- Guerra no Afeganistão: camiões com combustível para forças americanas destruídos em ataque
- Eleições Afeganistão 2009: Abdullah Abdullah recusa qualquer acordo com Hamid Karzai
- Eleições Zimbabwe: David Miliband acusa Mugabe de querer ganhar tempo para subverter vontade do povo
1 comentario para “Eleições no Zimbabué, Forças de segurança do Zimbabwe em alerta máximo para as eleições de hoje”
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.
E diz Isaias
Abril 11th, 2008 as 10:05 am
Infelizmente em africa o poder e simbolo de riqueza, dai que o Mugabe nao quer abandonar o poder.
Porqe nao seguiu o exemplo o Nyerere, Nelson Mandela e Joquim Chissano?