KrishnamurtiOUÇA-SE...SEJA VOCÊ MESMO...VIVA...AME # LOVE = EVOL .
POWER Diário de Viagens
Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas
Escreva email para saber das novidades:

Procure o que quer achar no site:

Diário de Viagens por País, Território e Região Autónoma

Afeganistão: Norueguês Kai Eide é enviado da ONU no Afeganistão e chegou hoje a Cabul

Cerca de 70 mil soldados estrangeiros foram destacados para apoiar o regime de Hamid Karzai28.03.2008 – 12h59 AFP | in PUBLICO | Foto Goran Tomasevic/Reuters

O novo enviado especial das Nações Unidas no Afeganistão, o norueguês Kai Eide, chegou hoje ao Afeganistão e prometeu mudanças, nomeadamente para melhorar a coordenação da ajuda internacional e promover uma solução política.

“O Governo afegão pede-nos, já há muito tempo, para melhorar a coordenação (da ajuda da comunidade internacional e das organizações para o desenvolvimento) e devemos responder-lhe melhor do que até agora”, disse Eide aos jornalistas no aeroporto de Cabul.

“Devemos mostrar que temos a energia e a vontade necessárias para resolver esta questão”, fazendo com que os recursos internacionais sejam utilizados de acordo com as prioridades do Governo afegão, acrescentou o diplomata, de 59 anos.

Quarenta por cento da ajuda internacional ao Afeganistão é devolvida aos seus doadores, sob a forma de benefícios ou salários de consultores, e dois terços fogem ao controlo do Governo, denunciou na semana passada um relatório de uma agência de ajuda humanitária.

Eide afirmou ainda querer promover “a dimensão política” das dificuldades do Afeganistão, à beira de uma sangrenta insurreição. “É evidente que, nos últimos tempos, tenha sido dada grande atenção à situação da segurança. Mas sabemos que qualquer solução para os problemas do Afeganistão devem passar por esforços políticos”, acrescentou.

Kai Eide foi nomeado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon para o representar no Afeganistão, depois do Presidente afegão, Hamid Karzai, ter rejeitado a candidatura do britânico Paddy Ashdown.

Desde a queda do regime, em 2001, por uma coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos, os taliban realizam uma insurreição no país, em especial no Sul e Este. No ano passado morreram oito mil pessoas, segundo a ONU.

Cerca de 70 mil soldados estrangeiros foram destacados para apoiar o regime de Hamid Karzai, no âmbito da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da NATO e da coligação sob comando norte-americano.

Post to Twitter Twitter Post to Plurk Plurk Post to Yahoo Buzz Buzz Post to Delicious Delicious Post to Digg Digg Post to Facebook Facebook Post to MySpace MySpace Post to Ping.fm Ping Post to Reddit Reddit Post to StumbleUpon Stumble


Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:


Deixe um comentario nesta pagina

Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.