
Página principal
Acerca do Site
Acerca do Autor
Países Visitados
Teste a sua Geografia!
Mapa Mundi
Notícias do Mundo
Você sabia que?
Outros Sites de Viagens
Página arquivada em: Notícias 29.03.2008 - 16h10 AFP | in PUBLICO | Foto Fatih Saribas/Reuters (arquivo)
Pelo menos 15 rebeldes curdos morreram desde quinta-feira nos bombardeamentos levados a cabo pela armada turca no norte do Iraque. A artilharia turca bombardeou um grupo de rebeldes do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) na região de Avasin-Basyan, a norte país. Desde quinta-feira que a armada tem tentado impedir o PKK de entrar em território turco, precisou o Estado-maior do país, em comunicado.
Os aviões atingiram “com uma grande precisão” os alvos rebeldes, na mesma região, na sexta-feira. O Estado turco afirmou ainda, em comunicado, que continuará a supervisionar rigorosamente os movimentos do PKK na região curda autónoma e que não hesitará em tomar as medidas necessárias e oportunas perante qualquer ameaça.
Ajudada em tempo real pelos serviços de informação norte-americanos, a Turquia efectuou várias incursões aéreas no norte do Iraque desde 18 de Dezembro de 2007. O exército fez também uma incursão terrestre de uma semana em Fevereiro conta uma base do PKK na região de Zap. Na altura, o Iraque denunciou a ofensiva por a considerar uma violação da sua soberania nacional, temendo uma desestabilização da única região calma no país.
No início de Março, o chefe do exército turco, Yasar Buyukanit, declarou que o seu país não hesitaria em efectuar novas incursões se sentisse necessidade.
O PKK, considerado uma organização terrorista por Ancara, Estados Unidos e União Europeia, bate-se deste 1984 pela autonomia do sudeste da Turquia, de maioria curda. O conflito já provocou mais de 37 mil mortos. De acordo com o exército turco, mais de dois mil rebeldes do partido estão instalados no norte do Iraque, onde são tolerados pela administração local curda.
Comente esta página ou entre em contacto comigo atraves desta caixa de comentários. Por favor comente numa página relevante com o assunto que está a escrever. Não me faça perguntas sobre Marrocos numa página sobre os Estados Unidos, ou na página do "Sobre o Autor". Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível. Obrigado.
O meu blog de receitas: Receitas Vegetarianas | Outro site meu: Marrakech Travel Guide | O meu Myspace: Myspace | Os meus vídeos de viagem: YouTube | O meu projecto fotográfico: People of the World