🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Templo de Filae, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018
Templo de Filae, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Templo de Filae, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Guia de Viagem do Templo de Filae

Filae é uma ilha no rio Nilo perto da cidade de Aswan, conhecida também com o nome de Pilak ou P’aaleq, que em egípcio quer dizer: “lugar remoto”, ou “fim”. Esta ilha fica perto da primeira catarata, a cerca de sete quilómetros de Assuão. Outros nomes em português também são comuns: Fila, Filé, Filas ou Philae.

Antigamente encontrava-se nesta ilha um complexo de templos que com a construção da barragem de Assuão acabavam por ficar submersos durante a maior parte do ano. Por esta razão o conhecido templo de Ísis da ilha foi desmontado e reconstruido na ilha de Agilkia, a cerca de 300 metros.

Fui a Aswan de propósito para ver este templo. O meu itinerário foi estranho já que depois de ter apanhado o ferry-boat desde Sharm el-Sheik até Hugharda, fui de autocarro / ônibus até Aswan numa viagem longa pela noite a dentro.

O Templo de Philae está inscrito como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1979.

Templo de Filae no sul do Egito

Templo de Filae no sul do Egito

O Templo de Ísis

O templo de Ísis começou a ser construído na época de Nectanebo I, embora seja uma obra da era ptolomaica. Na Antiguidade os peregrinos desembarcavam no sul da ilha, onde se encontrava o pavilhão de Nectanebo. Passando-se por dois pórticos que formavam um V, chegava-se ao primeiro pilone do templo que apresenta uma altura de 18 metros, possuindo na fachada representações de deuses; é também mostrada a cena clássica do faraó a combater os inimigos do Egipto.

Este é um lugar muito bonito que vale a pena visitar. O templo em si está em muito bom estado, com as suas salas interiores muito bem conservadas e que possibilita ver bem todos as gravuras com representações do Antigo Egipto.

O Templo de Ísis encontrava-se outrora no lugar onde hoje fica localizada a Barragem de Assuão, localidade bastante conhecida por ser um sítio comercial importante para esta sociedade. Era aqui que se comercializava, especialmente, o marfim. O templo foi aqui construído em homenagem à Deusa Ísis, a qual ficou submersa após a construção da barragem em 1906. Durante imensas décadas, especialistas estiveram a estudar uma forma de transferir o templo de lugar. Decidiram, juntamente com a Unesco, em 1971, fazer a mudança do monumento para a Ilha Agilika. O templo foi desmontado e transferido, pedra por pedra, para a sua nova morada. Cada pedra, que tinha sido retirada do templo original, deveria ser reposta na nova montagem, de forma igual. Foi um processo longo e complicado, tendo levado mais de nove anos para ser realizado. Foi reaberto ao público em 1980, dando a conhecer aos visitantes, um dos maiores templos do Egipto.

Fotos do Templo de Ísis

Templo de Filae

Templo de Filae

NOTE: Durante a sua viagem ao Egito traga uma pequena lanterna de bolso. Será muito útil para ver melhor os hieróglifos das paredes dentro dos templos.

A Ilha de Philae

A Ilha de Philae

A Ilha de Philae

Philae é, hoje em dia, uma ilha localizada na baixa da cidade de Assuão. Mais propriamente na junção entre a Barragem do Assuão e o Lago Nasser, perto da primeira catarata (a sete quilómetros da cidade). É um local bastante interessante devido às pitorescas ruínas que lá se encontram. Existiam, outrora, um complexo de templos, que com o projecto da construção da barragem acima referida, os mesmos acabaram submersos a maior parte do ano. O Templo de Isís foi desmontado e mudado de sítio para a ilha Agilka, devido a este evento. Este local era considerado um centro de comércio bastante importante, uma vez esta região estar na rota principal das pedreiras de granito, atraindo uma imensa população interessada a trabalhar na sua exploração. Não deixe de conhecer este lugar ao vivo, repleto de uma riqueza arquitectónica sem igual.

Fotos do Templo de Ísis na Ilha de Philae

Templo de Filae Egito (9)

Templo de Filae Egito (8)

Templo de Filae Egito (7)

Templo de Filae Egito (6)

Templo de Filae Egito (5)

Templo de Filae Egito (4)

Templo de Filae Egito (3)

Templo de Filae no sul do Egito

Templo de Filae no sul do Egito

A Ilha de Philae

A Ilha de Philae

Templo de Filae Egito (10)

A cidade de Assuão

A cidade de Assuão

A cidade de Assuão

Assuão é uma cidade que fica localizada no Sul do Egipto, a cerca de 700 Km da cidade do Cairo. Esta cidade tem um imenso mercado que movimenta imensas pessoas e que mexe muito com a economia local. Por ser bastante importante, foi um local que tornou-se turístico e atractivo para os visitantes oriundos de outros países. É uma das mais turísticas de todo o Egipto, com a diferença de ser mais calma e convidativa que o Cairo ou Luxor. Encontramos na margem Oriental do Rio Nilo, umas cataratas lindíssimas que não deve deixar de conhecer ao vivo. O clima presente nesta cidade, é extremamente seco, quase durante todo o ano. É considerada uma das cidades mais secas do mundo, sendo que existem anos que não ocorrem quaisquer chuvas.

Fotos do Museu da Núbia

Procura um Hotel em Aswan? Hotéis em Aswan

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »