🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Aprender Russo Lição 2: Alfabeto Cirílico e sua História

Actualizado em 1 Agosto, 2016

O Russo é considerado uma das mais importantes línguas do mundo, principalmente pela razão de ser das línguas mais faladas. A língua russa, depois do Chinês, Hindu, Inglês e Espanhol, é a mais utilizada, por mais pessoas – cerca de 180 milhões.

Pertencente ao grupo linguístico das línguas eslavas orientais, considera-se que as línguas que mais se aproximam ao seu alfabeto, é o Bielorrusso e o Ucraniano. A sua história é bastante antiga, existindo desde o primeiro século a.C..

Na época da Rússia Kievana, que se traduziu entre os séculos IX e XII, o Russo era uma forma de comunicação entre as mais variadas tribos e grupos étnicos inseridos nas zonas bálticas, turcas e iranianas, tornando-se mais tarde a língua oficial da Igreja Ortodoxa. Existiu uma fragmentação do idioma, devido às conquistas por parte dos polacos e lituanos, separando os antigos povos russos no século XIV.

Três séculos mais tarde, existe uma separação entre o alfabeto russo usado no dia-a-dia e o utilizado na igreja. Hoje em dia, usa cada vez mais estrangeirismos provenientes do Inglês, versão americana, devido ao crescimento da indústria ligada à tecnologia. As línguas derivadas do Russo são: Balachka, Fenya, Surjyk, Trasianka, Quelia, Runglish, Russenorsk, Govorka, Medny Aleut e Kyakhta.

Alfabeto Cirílico e sua História

Alfabeto cirílico

Alfabeto cirílico

Muito importante para se saber enquanto se viaja por vários países da Europa de Leste, é o alfabeto cirílico.

Como viajante independente, gosto de me saber safar sozinho, e, com isto quero dizer que o não saber diferenciar um restaurante, de uma loja de roupa para mim não dá… preciso de saber o que está escrito.

O mesmo se aplica a placas de estrada que para mim seria impensável não saber o que dizem.

Vou então fazer uma pequena iniciação ao alfabeto cirílico, alfabeto esse que se escreve em países eslavos como a Rússia, Bulgária, Macedónia, Sérvia (embora estes escrevam também com sistema de alfabeto latino), e, em países não eslavos como a Mongólia por exemplo.

Quem inventou o alfabeto Cirílico?

São Cirilo e São Metodio

São Cirilo e São Metodio

A história vem desde tempos antigos, por volta do século IX, quando São Cirilo desenvolveu um método de escrita inspirado no grego e no hebraico.

São Cirilo, diácono em Constantinopla, foi um dos maiores responsáveis pela expansão da religião cristã ortodoxa entre os povos eslavos do Leste Europeu no século IX, contrariando o pensamento doutrinal de Roma e de Constantinopla, em que estes cingiam o ensinamento cristão a 3 línguas unicamente: grego, latim e hebraico. São Cirilo e seu irmão São Metódio juntamente com São Bento são os santos patronos da Europa.

Curiosidade: Constantinopla, do latim Constantinopolis é o nome antigo da cidade de Istambul na Turquia. O seu nome original era Bizâncio mas o nome mudou dando referência ao imperador romano Constantino I que tornou esta cidade a capital do Império Romano no ano 330.

Alfabeto cirílico em viagem? Viagem Cultural a Ohrid

Diz a história que o local do nascimento do alfabeto cirílico foi a cidade e Ohrid no sudoeste da Macedónia. Aqui, São Cirilo junto com o seu discípulo São Clemente de Ohrid desenvolveram este método de escrita que permaneceu até aos dias de hoje. Em Ohrid pode-se visitar vários monumentos, castelos e igrejas de extrema importância para a Europa. O túmulo de São Clemente pode ser visitado na grandiosa igreja de Santa Igreja de Panteleimon em Ohrid.

Idiomas que usam o alfabeto cirílico
Línguas indo-européias: Russo, bielorrusso, ucraniano, búlgaro, ossétio, servo-croata, romeno (as duas últimas usado simultaneamente com o alfabeto latino) e tadjique (usado simultaneamente com o alfabeto árabe).
Línguas urálicas: Todas, excepto o finlandês, o estoniano, o lapão e o húngaro.
Línguas altaicas: Todas as do grupo tungústico, mais o mongol, usbeque, quirguiz (usado simultaneamente com o alfabeto árabe) e Língua tártara (usado simultaneamente com o alfabeto latino).
Línguas caucásicas: Checheno.

Tabela de correspondência Alfabeto Russo e Português

Tabela de correspondência do alfabeto rússo para a o português

Alfabeto russo moderno
Alfabeto cirílico russo moderno

Foto placa de estrada na Rússia

Foto placa de estrada na Rússia

Links úteis sobre o Alfabeto e para aprender russo online

Quer aprender mais? Veja ainda as outras páginas que tenho disponíveis para aprender russo facilmente e sem mestre.

Curso para Aprender Turco

Procura um Hotel em Moscovo? Hotéis em Moscovo


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »