🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Aprender Russo Lição 1: Apresentação e Alfabeto – Passo-a-passo

Actualizado em 6 Maio, 2017

Quer falar russo e aprender russo sozinho? É fácil!

Aprender Russo

Aprender Russo

Curso para Aprender Russo

Esta página faz uma primeira achega ao alfabeto russo e divide-se em 2 partes: apresentação do alfabeto e pronunciação das letras com um vídeo para ir aprendendo os sons, tabela de correspondência entre russo e português.

Saber russo é muito importante pois é o idioma unificador de todos os países da Europa de Leste e Cáucaso. Como a presença russa foi constante e duradoura nesta região da Europa (apesar de haverem outros idiomas oficiais), o russo será o escape e conseguirá comunicar na Sérvia, Moldávia e Bulgária por exemplo.

Aprender Russo – o importante a saber – e onde se fala

A língua russa é uma língua falada em imensos países, inclusivamente nos países que se encontravam integrados na Ex-União Soviética. É considerada língua materna na Rússia, na Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e de forma menos oficial, na Estónia e na Letónia. É considerada a língua mais falada em toda a Europa. Pertence à família linguística indo-europeia, sendo que hoje é em dia é uma das seis línguas oficiais da ONU. O Russo divide os fonemas consonantais entre os que têm a articulação secundária palatal e os que não possuem esta característica, processos linguísticos que podemos encontrar em quase todas as consoantes, sendo uma das características mais salientes deste idioma. A sua escrita é composta pelo alfabeto cirílico, o qual não usa o acento tónico, embora seja usado um acento agudo muitas vezes que o representa, a fim de diferenciar algumas palavras idênticas.

Placa alfabeto russo

Alfabeto Russo – Foto de placa de estrada no centro de Tiraspol na Pridnestróvia, que dá direcções para Chisinau a capital da Moldávia e Odessa na Ucrânia

A língua russa usa o alfabeto cirílico composto por 33 letras. As letras do alfabeto russo estão numa ordem diferente daquela a que estamos habituados no alfabeto latino (a, b, c, d, e, f, g, h, i, etc…). Isto pode ser muito confuso em pesquisas em dicionários por exemplo. Pode ver o alfabeto russo e sua respectiva ordem na tabela em baixo.

Como aprender melhor um idioma?
Bem, eu aconselho antes de mais gostar do idioma que quer estudar, ou seja, ouça muita música, pratique o mais que puder e escreva muito. Se der 2 a 3 horas por dia para aprender a língua russa (ou qualquer outra coisa na vida), poderá num mês aprender todos os básicos deste idioma que é um pouco difícil.

Dicas rápidas para aprender russo:

  • Ouça música russa todos os dias
  • Compre um caderno A4 para escrever as suas lições
  • Compre um caderno A5 só para escrever e repetir, repetir… repetir
Alfabeto Russo Moderno

Alfabeto cirílico russo moderno

Aprender o Alfabeto em Russo

Pegue num caderno e escreva, pois este vídeo é excelente para ficar a saber exactamente como se pronunciam a letras em russo. Não conseguirá aprender tão rapido o idioma russo se antes não conhecer o seu alfabeto. Perca um tempo a ouvir bem como se dizem as letras e depois parta à aventura para aprender o resto. Escreva tudo num caderno para memorizar melhor. Como vai reparar, há alguns sons um pouco diferentes do alfabeto português, mas é super divertido aprender, ainda para mais que o idioma russo é muito bonito. Boa sorte!

Porquê aprender o Alfabeto em Russo?
Vários idiomas utilizam o alfabeto cirílico por isso aprendendo o alfabeto russo, poderá também ler e escrever em vários idiomas tais como: bielorrusso, ucraniano, búlgaro, osseto, sérvio e servo-croata (co-existindo com o alfabeto latino), romeno (co-existindo com o alfabeto latino) e tadjique (co-existindo com o alfabeto árabe), todos os idiomas do grupo grupo tungúsico, mongol, uzbeque, quirguiz (coexistindo com o alfabeto árabe) e o tártaro (coexistindo com o alfabeto latino), checheno, etc.

Se quer viajar nalgum destes países convém saber alguma coisa do seu idioma porque senão não conseguirá ler nada nas ruas, nem distinguir um restaurante de uma loja de telemóveis hehe. Mas por exemplo para facilitar apanhar transportes é muito importante saber o alfabeto pois é melhor do que andar a perguntar etc. Veja os exemplos das fotografias que ponho em baixo, fotos tiradas durante algumas viagens que fiz.

Placa alfabeto russo

Estação de autocarros em Chisinau na Moldávia, um país bilingue

Placa alfabeto russo

Placa da carrinha desde Chisinau até Comrat na Gagaúzia

Placa alfabeto russo

Publicidades nas ruas de Moscovo na Rússia

Placa de rua em russo

Nome de rua em Odessa na Ucrânia

Placa alfabeto russo

Placa da carrinha desde Chisinau até Comrat na Gagaúzia

Placa alfabeto russo

Veja bem este salão de moveis em Tiraspol na Pridnestróvia, assim de repente engana pois parece um café? 🙂 dá par enganar não dá?!

Placa alfabeto russo

Placa de entrada em Medeu nas montanhas do sudeste do Cazaquistão

Tabela de correspondência Alfabeto Russo e Português

Tabela de correspondência do alfabeto russo para a o português

Aprender a pronunciação em russo

Como em qualquer idioma, o factor principal e do qual vai precisar para bem aprender a falar e a comunicar em russo, é aprender e ter noção da lingua como som. Aprender as vocalizações em russo é primordial para que possa ter sucesso em aprender qualquer idioma, neste caso em particular, para aprender o idioma russo. Aqui em baixo mostro um pequeno vídeo de poesia em russo, onde poderá escutar, simplesmente escutar a língua de maneira a que comece a se familiarizar com ela, para mais facilmente aprender. Eu lembro-me que comecei faz uns tempos, a ouvir só música russa de maneira a que passasse algumas horas por dia com a interiorização destas vocalizações diferentes. É muito prático. Boa sorte.

Video Poesia Russa

Aprender russo, Curso de Russo

Além das páginas que tem aqui no meu site para aprender russo, há ainda a possibilidade de tirar um curso de russo através da Internet. Objetivo Geral do Curso de Russo é possibilitar ao aluno reconhecer e compreender gramática e estética de Língua Russa que possibilita ao futuro profissional das áreas de letras, turismo ou relações internacionais desenvolver e ampliar habilidades de compreensão/expressão oral e escrita. Destina-se também aos interessados em geral na língua russa.

Quer aprender mais? Veja ainda as outras páginas que tenho disponíveis para aprender russo facilmente e sem mestre.

Curso para Aprender Turco

Procura um Hotel em Moscovo? Hotéis em Moscovo

Junte-se ao João Leitão VIAGENS no facebook:


Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »