Negociações de paz israelo-palestinianas: Líder palestiniano diz que ausência de acordo de paz antes da saída de Bush implicará dois anos de atraso


21.04.2008 – 11h18 Lusa | in PUBLICO | Foto: Ammar Awad/Reuters
O processo de paz israelo-palestiniano poderá atrasar-se mais dois anos, caso não haja um princípio de acordo até final do mandato do Presidente norte-americano, George W. Bush, defendeu o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.
Abbas, que falou ontem à imprensa em Tunes, Tunísia, onde se encontra para uma visita de dois dias antes de partir para os Estados Unidos, afirma que o objectivo é agora alcançar “um acordo-quadro que crie as bases para regular a negociação de cada dossier”, tornando “mais simples” chegar a um tratado de paz.
“O nosso objectivo prioritário é concluir as negociações em 2008. Não há dúvida de que é do interesse do Presidente Bush ver concluído um acordo durante o seu mandato”, afirmou Abbas, que parte amanhã para Washington.
Ao fim de sete anos de impasse nas negociações de paz israelo-palestinianas, as duas partes relançaram formalmente o processo na conferência de Annapolis, Estados Unidos, em Novembro, mas sem sinal de avanços na resolução dos principais diferendos: Jerusalém, as colónias judaicas na Cisjordânia, os refugiados palestinianos e a demarcação de fronteiras.
“Se o ano terminar sem resultados, estaremos numa situação difícil (…) Seriam precisos mais dois anos para a nova administração norte-americana se familiarizar com a realidade internacional”, afirmou Abbas.
Negociações de paz israelo-palestinianas: Líder palestiniano diz que ausência de acordo de paz antes da saída de Bush implicará dois anos de atraso
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Guerra Israel Palestina: Cheney acusa Irão e Síria de “torpedearem” negociações israelo-palestinianas
- Estado palestiniano: “Progressos significativos” nas negociações Abbas/Olmert
- Conflito Israel/Palestina: Mahmoud Abbas rejeita proposta americana para processo de paz
- Acordo de Paz entre Turquia e Arménia 2009
- Guerra no Iraque: Bush diz que o êxito que está a ser vivido no Iraque é inegável
- Chipre, Em Nicósia, Negociações para a paz serão retomadas em Chipre
- Palestina: Primeiro-ministro fala da possibilidade de um Estado dentro de dois anos
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

