Estados Unidos: Hillary Clinton diz que Estados Unidos têm capacidade para “obliterar” o Irão


22.04.2008 – 19h11 | in PUBLICO | Foto: Mark Wilson/Reuters
Hillary Clinton lançou hoje um duro aviso ao Irão, num momento em que os democratas da Pensilvânia se preparam para escolher entre ela e Barak Obama como candidatos à Casa Branca. Numa entrevista num talk-show da cadeia de TV ABC, esta manhã, questionada sobre o que faria se o Irão atacasse Israel com armas nucleares, Hillary afirmou que os Estados Unidos devem atacar e podem “obliterar” o Irão, se Teerão decidir atacar Israel.
“Se eu for Presidente, atacaremos o Irão,…conseguiríamos obliterá-los totalmente”. E continuou: “Sei que é uma coisa terrível de se dizer mas quem Governa o Irão tem de perceber isso. Só se entenderem a mensagem podem parar antes de fazer algo irresponsável, louco e trágico”
Em resposta, Obama considerou o termo “obliterar”, “errado para se alcançar bons resultados e adiantou apenas que responderia contra qualquer ataque a um país aliado”.
Hillary Clinton aposta assim os trunfos no terreno dos negócios estrangeiros nas últimas horas antes do voto decisivo dos democratas da Pensilvânia, o maior estado entre aqueles que ainda não foram a votos nas primárias. Mas os apoiantes de Obama acusam-na de lançar aquilo que vai ser “uma política de medo”.
“Já temos um presidente que pratica uma política de medo. Não precisamos de outro”, disse Bill Burton, elemento da campanha de Barak Obama.
A pré-candidata democrata lidera as sondagens na Pensilvânia mas, segundo os analistas, precisa de uma vitória com uma larga margem de vantagem em relação ao seu adversário Obama.
Segundo uma sondagem elaborada por uma das empresas no terreno, a Zogby, Hillary pode ganhar com uma diferença de 10 por cento. Uma outra, dirigida pela InsiderAdvantage, dá-lhe 7 por cento de vantagem.
Os primeiros resultados serão libertados pouco depois do fecho das urnas, quando for cerca da meia-noite em Lisboa
Estados Unidos: Hillary Clinton diz que Estados Unidos têm capacidade para “obliterar” o Irão
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Eleições Estados Unidos 2008: Barack Obama diz não a possível acordo com Hillary Clinton
- Eleições Estados Unidos 2008: Hillary Clinton mantém viva a sua candidatura depois de vitória na Pensilvânia
- Eleições Estados Unidos 2008: Hillary é favorita na Pensilvânia, mas não o suficiente
- Eleições Estados Unidos 2008: Hillary Clinton garante que não desiste de candidatura presidencial
- Eleições Estados Unidos 2008: Obama vence primárias democratas no Mississippi
- Eleições Estados Unidos 2008: urnas já abriram nos estados de Indiana e Carolina do Norte
- Eleições Estados Unidos 2008: Directas democratas, urnas já abriram na Pensilvânia
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

