Portugal: Luís Amado, crise mundial ditou ratificação rápida e por via parlamentar


23.04.2008 – 18h34 Lusa | in PUBLICO | Foto: Nelson Garrido (arquivo)
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, afirmou hoje que a crise mundial levou os líderes políticos europeus a optarem pela ratificação do Tratado de Lisboa por via parlamentar e o mais rapidamente possível. As palavras foram proferidas na Assembleia da República, após PS, PSD e CDS-PP terem aprovado a ratificação do Tratado da União Europeia, que mereceu os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista “Os Verdes”.
“Estamos perante uma crise com natureza e dimensão muito difíceis, com conflitos em várias partes do mundo e com uma crise financeira que tem ainda um quadro muito complexo para se percebam os seus contornos”, declarou o titular das pastas de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Depois, Luís Amado justificou a opção dos líderes políticos europeus de não referendarem o Tratado da UE, excepção feita à Irlanda. Segundo o membro do Governo, “num contexto de crise, os dirigentes europeus sentiram a responsabilidade de encontrar uma saída rápida para o impasse político em que a União Europeia se encontrava”.
“Este cenário de crise mundial foi um argumento que pesou, quer na preparação dos compromissos que levaram ao Tratado, quer em relação à forma como os dirigentes políticos europeus decidiram ratificar o processo pela via parlamentar e o mais rapidamente possível”, frisou.
Interrogado sobre a forma como a oposição votou a ratificação do Tratado de Lisboa, Luís Amado declarou que o comportamento dessas forças “é exactamente o mesmo há 20 anos”. “É um erro que alguns dos partidos não entendam que o mundo está a mudar rapidamente”, acrescentou.
Portugal: Luís Amado, crise mundial ditou ratificação rápida e por via parlamentar
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Portugal: Durão Barroso contente com aprovação parlamentar e empenho do Governo de Sócrates
- Presidente do Parlamento Europeu saúda ratificação e lembra papel “decisivo” de Portugal
- Eslovénia: Presidência eslovena manifesta “satisfação” com ratificação do Tratado de Lisboa
- Gaza, Luís Amado considera “desproporcionada” acção de Israel contra o Hamas
- Portugal: José Sócrates destaca “grande consenso político e social em torno do Tratado de Lisboa”
- União Europeia: Celebração do Dia da Europa em Portugal inclui promulgação do Tratado de Lisboa por Cavaco Silva
- ONU cria grupo para responder à crise alimentar mundial
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.
1 comentário
![]()
Qualquer dúvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Não me faça perguntas sobre "Marrocos" numa página sobre os "Estados Unidos", ou na página do "Sobre o Autor".
Comente nas páginas relevantes com o que está a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentários, mas, isto agora anda difícil e já tenho mais de 250 comentários em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível.
Topo da página


Qualquer dúvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Não me faça perguntas sobre "Marrocos" numa página sobre os "Estados Unidos", ou na página do "Sobre o Autor".
GOSTEI MUITO DOS COMENTÁRIOS QUERIA SABER MAIS.
ABRAÇOS.