Zimbabwe: derrota do partido de Mugabe confirmada


26.04.2008 – 17h45 Agências | in PUBLICO | Foto: Howard Burditt/Reuters (arquivo)
A derrota histórica do partido do Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, no poder desde 1980, foi confirmada hoje pela Comissão Eleitoral do país, quase um mês depois das eleições de 29 de Março. “Terminamos a contagem nas 18 assembleias. Não houve nenhuma mudança essencial”, garantiu George Chiweshe, presidente da comissão, durante uma conferência de imprensa.
Depois das eleições de 29 de Março, a comissão tinha anunciado a primeira vitória da oposição frente ao líder histórico, com 109 das assembleias contra as 97 de Mugabe, dirigente do Zanu-PF (União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica). Contudo, devido a alegadas irregularidades no processo de contagem, a comissão ordenou uma verificação em 23 sedes.
Agora, mesmo que o partido de Mugabe ganhe nas cinco assembleias que ainda não foram verificadas, não poderá recuperar uma maioria para dirigir a câmara dos deputados.
A própria comissão eleitoral espera terminar a contagem até segunda-feira, convidando para isso “os quatro candidatos às presidências para um exercício de verificação, o que permitirá o anúncio oficial dos resultados das eleições, acrescentou George Chiweshe.
Para além de Mugabe e de Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), o principal partido da oposição, também se candidataram à corrida um ex-ministro dissidente, Simba Makoni, e um novo rosto para o mundo político, Langton Toungana. No entanto, desde a primeira volta que o dirigente do MDC reclamou a vitória.
Zimbabwe: derrota do partido de Mugabe confirmada
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Zimbabwe: Tsvangirai diz que Mugabe não pode ser Presidente sem controlar o Parlamento
- Mugabe vai participar na segunda volta das presidenciais no Zimbabwe
- Zimbabwe: Robert Mugabe preparado para aceitar resultados da segunda volta das eleições
- Zimbabwe: Resultados das presidenciais do Zimbabwe serão divulgados quinta-feira
- Zimbabwe: Oposição no Zimbabwe vai rejeitar resultados da Comissão Eleitoral
- Eleições Zimbabwe: David Miliband acusa Mugabe de querer ganhar tempo para subverter vontade do povo
- Zimbabwe: Mugabe fala em “conspiração britânica” para o derrubar
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

