Diário de Viagens
Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Notícias, Videos, Museus, Monumentos, Alojamento, Mapas
Página principal Acerca do Site Acerca do Autor Países Visitados Teste a sua Geografia! Mapa Mundi Notícias do Mundo Você sabia que? Quem está a ver o site agora?!
Diário de Viagens por País
Alemanha | Áustria | Bulgária | Canadá | Cazaquistão | Croácia | Cuba | Egipto | Eslováquia | Espanha | Estados Unidos | Estónia | Finlândia | França | Gâmbia | Gibraltar | Grécia | Hungria | Islândia | Irão | Israel | Jordânia | Letónia | Liechtenstein | Lituânia | Luxemburgo | Macedónia | Mali | Marrocos | Mauritânia | Palestina | Polónia | Portugal | República Checa | Roménia | Rússia | Saara Ocidental | Senegal | Suécia | Suiça | Turquia | Uzbequistão


Zimbabwe: Resultados das presidenciais do Zimbabwe serão divulgados quinta-feira

Página arquivada em: Notícias
zimbabwe-resultados-das-presidenciais-do-zimbabwe-serao-divulgados-quinta-feira

Se Mugabe ganhar teme-se um agravamento da crise económica, dizem os analistas29.04.2008 - 15h12 Reuters | in PUBLICO | Foto: Reuters

Faz hoje um mês que decorreram as eleições gerais (para a presidência e Parlamento) no Zimbabwe. E depois de já ter sido anunciado por várias vezes que os resultados finalmente iam ser divulgados, ainda vai ter de se esperar por quinta-feira.

Os primeiros resultados das eleições para o Parlamento deram a vitória ao maior partido da oposição, o MDC, Movimento para a Mudança Democrática. Mas o Presidente Robert Mugabe, há 24 anos no poder, pediu uma recontagem dos votos em 23 das 210 assembleias de voto. Os resultados parecem não se ter alterado. Mas a Comissão Nacional de Eleições ainda não revelou os resultados finais oficiais.

O que nunca foi conhecido foi o resultado do escrutínio presidencial. Prometido para ontem, o veredicto final acabou por ser adiado para hoje, para dar tempo a que cada interveniente nas eleições o pudesse confirmar. Mas hoje a data do tão esperado anúncio foi de novo protelada. Só quinta-feira será conhecido o final desta novela.

“Todos os candidatos presidenciais devem assistir a este exercício de verificação dos resultados”, anunciou a rádio pública, num comunicado da Comissão Eleitoral.

O impasse gerado pela não divulgação dos resultados eleitorais tem lançado um clima de pressão por todo o país com a oposição a acusar Mugabe de ser o mandatário de uma onda de violência e perseguição contra os apoiantes do MDC.

Segundo os analistas políticos, se Mugabe ganhar teme-se um agravamento do clima económico do país, já muito grave. Se perder teme-se uma onda de violência e negação em relação à passagem do poder, após 24 anos.

Todos os candidatos terão de estar em acordo em relação aos resultados apurados, segundo a lei do Zimbabwe. O que pode mais uma vez adiar a divulgação dos resultados, teme a própria Comissão Eleitoral.


Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:

Deixe um comentário nesta página

Comente esta página ou entre em contacto comigo atraves desta caixa de comentários. Por favor comente numa página relevante com o assunto que está a escrever. Não me faça perguntas sobre Marrocos numa página sobre os Estados Unidos, ou na página do "Sobre o Autor". Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível. Obrigado.


O meu blog de receitas: Receitas Vegetarianas | Outro site meu: Marrakech Travel Guide | O meu Myspace: Myspace | Uma entrevista sobre mim: Nucool’s Weblog
Gostou deste site? Quer contribuir? Quer agradecer-me? Compre o meu livro! Livro Receitas Vegetarianas

who's online | | sitemap © 2008 Copyright João Leitão