![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Zimbabwe: Robert Mugabe preparado para aceitar resultados da segunda volta das eleições
02.05.2008 – 10h19 AFP | in PUBLICO | Foto: Philimon Bulawayo/Reuters
O Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe está preparado para aceitar os resultados da segunda volta das eleições presidenciais no país, anunciou ontem à noite o Governo senegalês em comunicado.
O chefe da diplomacia senegalesa, Cheikh Tidiane Gadio, esteve ontem em Harare a pedido do Presidente Abdoulaye Wade para “conhecer a situação (…) depois das eleições presidenciais de 29 de Março”, cujos resultados ainda não foram divulgados, acrescentou o Ministério senegalês dos Negócios Estrangeiros em comunicado.
O enviado senegalês foi ontem recebido por Mugabe que afirmou que “a oposição e os próprios simpatizantes não só devem aceitar os resultados proclamados pela Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC) mas também comprometerem-se na segunda volta com boa fé e firme vontade de aceitar o veredicto do povo, apresentado numa eleição transparente, livre e democrática, sem contestação possível”, segundo o comunicado.
Mugabe garantiu também que “vai aceitar, sem qualquer hesitação, os resultados da segunda volta e convida a oposição a fazer o mesmo”.
A ZEC e a oposição realizaram ontem uma reunião à porta fechada para encontrar um consenso sobre as presidenciais. Mas o encontro foi suspenso devido à falta de acordo. A reunião deverá ser retomada hoje.
A comissão diz que o Presidente cessante Mugabe conseguiu 43,2 por cento dos votos, atrás do seu opositor, Morgan Tsvangirai, do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), com 47,8 por cento dos votos. Um terceiro candidato, o ex-ministro Simba Makoni, obteve oito por cento dos votos, segundo a ZEC.
O MDC reivindica 50,3 por cento dos votos, sinónimo da vitória na primeira volta.
Segundo os resultados publicados há uma semana, a oposição saiu vencedora das legislativas, organizadas na mesma altura das presidenciais, uma vitória inédita depois da independência do país em 1980
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Mugabe vai participar na segunda volta das presidenciais no Zimbabwe
- Comissão Eleitoral do Zimbabwe convoca segunda volta das eleições presidenciais
- Eleições Afeganistão 2009: Segunda volta marcada para 7 de Novembro
- Zimbabwe: Oposição no Zimbabwe vai rejeitar resultados da Comissão Eleitoral
- Zimbabwe: Em suspense à espera dos resultados das eleições
- Zimbabwe: Resultados das presidenciais do Zimbabwe serão divulgados quinta-feira
- Zimbabwe: oposição apela à greve geral enquanto aguarda por resultados das eleições
- Zimbabwe: União Africana apela a uma segunda volta “livre e transparente”
- Oposição terá ganho presidenciais no Zimbabwe mas não evita segunda volta
- Fraude Eleições Afeganistão 2009: segunda volta nas presidenciais
- Comissão Europeia: Bruxelas exige publicação imediata dos resultados das presidenciais no Zimbabwe
- Comissão Europeia: Bruxelas exige publicação imediata dos resultados das presidenciais no Zimbabwe
- Eleições Afeganistão 2009: rival de Karzai pede segunda volta
- Zimbabwe: Tsvangirai condiciona participação na segunda volta à presença de mediadores internacionais
- Eleições Guiné-Bissau 2009: Sanhá e Ialá favoritos para disputar segunda volta
- Zimbabwe: Tsvangirai diz que Mugabe não pode ser Presidente sem controlar o Parlamento
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.