Tocha olímpica subiu ao “tecto do mundo”


08.05.2008 – 09h42 Agências | in PUBLICO | Foto: David Gray/Reuters
A tocha olímpica subiu hoje pela primeira vez na sua história ao Monte Evereste, considerado o “tecto do mundo” por estar a 8850 metros acima do nível do mar, o local mais alto do Planeta. A tocha foi levada ao cume do Evereste pela mão da montanhista tibetana de 19 anos Ci Ren Wang Mu.
Ci Ren foi a última estafeta na subida da tocha até ao cume do Evereste. A última etapa foi transmitida pela televisão estatal China 4.
A tocha – adaptada à falta de oxigénio registado a grandes altitudes – chegou ao topo do Monte Evereste às 09h18 locais (02h18 em Lisboa), depois de uma equipa de 19 montanhistas ter iniciado a subida desde o acampamento de base, a 5200 metros de altitude, às 03h00 locais.
“Obrigada por me terem dado esta oportunidade”, disse Ci Ren, depois de fazer um minuto de silêncio ao receber a chama olímpica.
A restante equipa de montanhistas, de distintas etnias, reuniu-se depois com a tibetana, no topo do Evereste, cuja missão se tornou para a China numa questão de Estado e de orgulho patriótico para demonstrar a sua hegemonia territorial depois das revoltas de Março em Lhasa.
A segurança em torno do Monte Evereste, que faz fronteira entre a China e o Nepal, foi muito intensa durante toda a operação. As autoridades quiseram evitar qualquer tipo de manifestação de apoio ao Tibete, como as que interromperam o percurso da chama em numerosas cidades, como Londres, Paris e São Francisco.
O percurso principal da tocha de Pequim 2008 é o mais ambicioso da história dos Jogos Olímpicos, com 137 mil quilómetros de rota, ao longo dos cinco continentes, durando 130 dias.
Tocha olímpica subiu ao “tecto do mundo”
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Austrália: pelo menos seis detidos durante percurso da tocha olímpica por Camberra
- Nepal: Autoridades enviam militares para o Evereste para assegurar passagem da tocha olímpica
- Chama olímpica chega à Austrália no meio de protestos
- Paquistão: percurso da chama olímpica limitado a estádio de Islamabad
- Jogos Olímpicos: Repórteres Sem Fronteiras prometem repetir protestos até aos Jogos Olímpicos
- Viagem Volta ao Mundo, Bilhete preço reduzido, Viajar Barato à Volta do Mundo
- Jogos Olímpicos Pequim 2008, activistas detidos por se manifestarem a favor da independência do Tibete
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

