Gaza, PCP exige que Governo português condene ataques israelitas

29.12.2008 – 17h33 |in publico
O Partido Comunista Português (PCP) condenou hoje o “massacre israelita” contra a população da faixa de Gaza e exigiu do Governo português uma “enérgica e inequívoca” condenação dos ataques militares que fizeram, “em poucas horas, cerca de 300 mortos e várias centenas de feridos”.
“O PCP reclama do Governo português uma enérgica e inequívoca condenação dos ataques militares contra os territórios e o povo palestiniano e a exigência – junto das autoridades israelitas e nas instâncias internacionais em que participa – do seu fim imediato sem condições prévias, bem como do criminoso bloqueio à Faixa de Gaza”, adianta o partido, em comunicado.
Na nota de imprensa, os comunistas defendem ainda que os ataques foram desencadeados na sequência da “escalada de violência premeditada por Israel e sustentada nas últimas semanas por várias acções provocatórias, assassinatos de activistas palestinianos e pelo bloqueio humanitário a Gaza”. A terminar, o partido defende que as reacções da comunidade internacional são “incompreensíveis”, com posições de “equidistância” e “imparcialidade” que “abandonam mais uma vez o povo palestiniano”.
A central sindical CGTP-IN repudiou também hoje a ofensiva israelita, que classifica como “um autêntico genocídio” e um “hediondo crime de guerra”. “Nada pode justificar esta ofensiva sem precedentes contra um povo de um minúsculo território, um povo que ao longo de décadas vê as suas terras ocupadas ilegalmente e ao qual são negados os mais elementares direitos humanos, bem como o direito reconhecido pela ONU à constituição de uma pátria livre e soberana”, defende a central sindical em comunicado.
Para a CGTP, que exige como o PCP uma tomada de posição pelo Executivo português e pela União Europeia, a acção israelita “só irá agravar as deploráveis condições de vida de milhões de palestinianos, em Gaza, na Cisjordânia” e “provocará consequências de uma dimensão imprevisível na conturbada região do Médio Oriente”.
Uma ideia também reforçada pelo Conselho Português para Paz e Cooperação (CPPC) que alerta para as consequências que estes ataques poderão ter na já muito tensa situação no Médio Oriente e na possibilidade de existir um agravamento de outras frentes e focos de conflito.
Gaza, PCP exige que Governo português condene ataques israelitas
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Gaza, Ataques israelitas fizeram mais de 300 mortos
- Gaza, Governo português manifesta “preocupação” em relação à crise no Médio Oriente
- Gaza, Forças israelitas entram no território
- Gaza, UE pede o fim imediato dos bombardeamentos israelitas
- Gaza, Israel rejeita trégua e pressiona o Hamas com novos ataques
- Gaza, Hamas ameaça intensificar ataques e Israel posiciona tropas ao longo da “fronteira”
- Gaza, Bombardeamentos israelitas provocam cerca de 200 mortos


Quero apenas lembrar que Joaoleitao.com/viagens/ não é uma empresa ou uma agência de viagens, mas simplesmente um site pessoal que começou com a intenção de partilhar informação de viagem. Os anúncios que poderá clicar espalhados pelas páginas servem para suportar as despesas do site ou me pagar um sumo de laranja algures pelo mundo. As informações contidas neste site pretendem ajudar a preparar a sua viagem, mas não sou responsável por qualquer imprecisão ou mudança. Obrigado e boas viagens! João Leitão
