Ucrânia, Gazprom vai apelar ao Tribunal de Estocolmo para Naftogaz deixar passar o gás para a Europa Diário de Viagens

NOVO: Não perca um vídeo com o Património Português no Mundo - Brasil em destaque! Veja ainda imagens aéreas com três vídeos de Marrocos. Fantástico!

Ucrânia, Gazprom vai apelar ao Tribunal de Estocolmo para Naftogaz deixar passar o gás para a Europa

Página na categoria: Notícias.

Joao2 Leitao Viagens PartilharJoao Leitao Viagens Partilhar

03.01.2009 – 18h32 Lusa |in PUBLICO

A empresa russa Gazprom vai pedir ao Tribunal Internacional de Arbitragem de Estocolmo que obrigue a Naftogaz, da Ucrânia, a garantir a passagem do combustível para a Europa, anunciou Alexei Miller, presidente do consórcio russo.

Segundo o responsável, esta acção visa fazer cumprir o “contrato que define as quantidades e os termos do trânsito do gás pelo território ucraniano para os consumidores europeus” para o período entre 2003 e 2013, datado de 21 de Junho de 2002.

Por isso, “a Gazprom pedirá ao Tribunal de Arbitragem que tome, no mais curto espaço de tempo, medidas que proíbam a Naftogaz de proceder a qualquer redução da passagem do gás russo rumo à Europa. Já informei o presidente Medvedev”, indicou Miller.

Entretanto, Oleg Dubina, presidente da Naftogaz, declarou no sábado que uma delegação da empresa pública ucraniana está pronta para partir para Moscovo com vista à assinatura dos contratos sobre fornecimento de gás à Ucrânia.

Porém, Dubina considera “inaceitável para a Ucrânia” a última proposta apresentada pela Gazprom de 418 dólares por mil metros cúbicos de gás. “Esse preço pelo gás natural destinado aos consumidores ucranianos representa uma pressão económica sem precedentes, ele bloqueará o funcionamento de empresas industriais e municipais, bem como o sistema de transporte do gás, o que poderá conduzir, no fim de contas, a um catástrofe ecológica e humanitária”, sublinhou Dubina.

As negociações entre os dois países terminaram num fracasso no dia 31 de Dezembro. Kiev rejeitou a “tarifa preferencial” russa de 250 dólares por mil metros cúbicos de combustível azul, contra os 179,5 dólares pagos em 2008, e afirma estar disposta a pagar entre 200 e 235 dólares por igual quantidade de gás. Moscovo respondeu com um novo aumento para 418.

Com a pressão a descer nos gasodutos que levam o combustível à Polónia, Roménia, Hungria e outros países da UE que recebem gás russo através do território ucraniano, a República Checa, que assumiu a presidência da União Europeia, convocou para o próximo dia 09 em Bruxelas uma reunião urgente, com a participação da Gazprom e da Naftogaz, para examinar a situação.

Segundo uma fonte europeia citada pelas agências russas, no dia 05 de Janeiro, vai realizar-se uma reunião do grupo de coordenação da UE para o gás em Bruxelas.

facebook like

Ucrânia, Gazprom vai apelar ao Tribunal de Estocolmo para Naftogaz deixar passar o gás para a Europa

Página na categoria: Notícias.

Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto


Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

Melhores hotéis HotelsCombined.com

Comentar site viagens João LeitãoQualquer dúvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Não me faça perguntas sobre "Marrocos" numa página sobre os "Estados Unidos", ou na página do "Sobre o Autor".

Comente nas páginas relevantes com o que está a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentários, mas, isto agora anda difícil e já tenho mais de 250 comentários em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível.



Topo da página