Joao Leitao VIAGENS - blogue de viagem

Curiosidades do Continente Europeu, Informação sobre a Europa

(…) A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.

A parte continental é limitada a Norte pelo Oceano Glacial Árctico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste, onde a delimitação é mais artificial, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. A Europa inclui também as Ilhas Britânicas, a Islândia e várias ilhas e arquipélagos menores, espalhados pelo Atlântico, Mediterrâneo e Árctico.

Mapa da Europa

Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.
Mapa da Europa
© www.ezilon.com

A Europa pertence, com a Ásia, a uma massa de terra chamada Eurásia. O continente europeu tem área de 10,3 milhões de quilômetros quadrados e é banhado ao norte pelo oceano Glacial Ártico, a oeste pelo oceano Atlântico e ao sul pelo mar Mediterrâneo. A leste, a fronteira com a Ásia atravessa a Rússia e a Turquia. Esse limite é determinado pelos montes Urais, pelo rio Ural, pelo mar Cáspio, pelas montanhas do Cáucaso e pelo mar Negro. Três nações transcaucasianas (Armênia, Azerbaijão e Geórgia), cujos territórios se estendem até a Ásia, são consideradas integrantes do continente europeu.

O litoral europeu é bastante recortado e apresenta cinco grandes penínsulas — Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia — e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, a Córsega, a Sicília e a Creta. (…)

A Europa é um continente com 710 milhões de habitantes, limitado a Norte pelo Oceano Glaciar Árctico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste, onde a delimitação é mais artificial, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. A Europa inclui também as Ilhas Britânicas, a Islândia e várias ilhas e arquipélagos menores, espalhados pelo Atlântico, Mediterrâneo e Árctico.

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

A Europa é a parte ocidental do super continente euro asiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente. A Eurásia tem mais de 4.6 mil milhões pessoas, mais de 69% de toda a população do planeta.

Mapa Google da Europa

Pode navegar neste mapa com os cursores do lado esquerdo fazer zoom, puxar para os lados e escolher o modo em que quer visualizar o mapa: Terreno, Mapa ou Satélite (botões do lado direito).

A Eurásia é a massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia. Pode ser considerada como um continente, ou mesmo um supercontinente composto pelos continentes europeu e asiático, separados pela cordilheira dos Montes Urais. Alguns países como a Rússia, a Geórgia, o Azerbaijão e Turquia estão nos dois continentes, sendo considerados então países transcontinentais.

Quantos países existem na Europa?

Na Europa existem 50 países Estados soberanos, e, mais 9 outros países em disputa ou não reconhecidos como é o caso do Kosovo, da Ossétia do Sul, da Abecásia, entre outros.

Pontos extremos da Europa

Ponto mais setentrional: Cabo Norte, Noruega
Ponto mais meridional: Ierápetra, Grécia
Ponto mais oriental: Polevskoj, Rússia
Ponto mais ocidental: Cabo da Roca, Portugal

Economia

País mais rico: Luxemburgo (27,189 Euros /hab. por ano)
País mais pobre: Moldávia (259 Euros /hab. por ano)

Estados soberanos europeus

Albânia Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bélgica
Bielorrússia
Bósnia e Herzegovina
Bulgária Bulgária
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
República Checa
Roménia
São Marinho São Marinho
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Estado do Vaticano

Estados soberanos transcontinentais (europeus/asiáticos)

Azerbaijão
Cazaquistão
Geórgia
Rússia
Turquia
Armênia
Chipre

Estados não reconhecidos ou em disputa na Europa

Kosovo Kosovo
República Turca do Norte do Chipre
Ossétia do Sul
Nagorno-Karabakh
Chechenia
Transnístria
Abecásia
Sealand
Seborga

Dependências ou regiões autónomas na Europa

Dinamarca

  • Ilhas Feroé

Finlândia

  • Ilhas Åland

Noruega

  • Jan Mayen
  • Svalbard

Portugal

  • Açores
  • Madeira

Reino Unido

  • Gibraltar

Página arquivada em:

Siga João Leitão VIAGENS no Google+

Deixe aqui o seu comentário ou opinião. Obrigado

Siga-me no Google+ e Facebook

Encomende o eBook de Viajar no Iraque

Depois de uma aventura fantástica, escrevi um diário de viagem dos 13 dias saindo de Istambul até ao Norte do Iraque. Compre o meu eBook de viagens. ebook viagens

Pesquise Hotéis