Jornalistas dos Estados Unidos presas pela Coreia do Norte

19.03.2009 – 07h56 | in PÚBLICO
Duas jornalistas norte-americanas que estavam numa viagem de trabalho à fronteira entre a China e a Coreia do Norte foram detidas por militares de Pyongyang, afirmam diferentes fontes citadas por media sul-coreanos e norte-americanos e pelas agências internacionais de notícias.
O canal de televisão YTN falou com um responsável sul-coreano que confirma que as duas repórteres foram detidas depois de lhes ter sido pedido que parassem de filmar. Não é claro no que é que trabalhavam as jornalistas, mas segundo a YTN, estavam a filmar do lado chinês quando foram detidas. Um jornalista sul-coreano afirma que elas estavam a preparar um trabalho sobre refugiados norte-coreanos na China.
Laura Ling e Euna Lee, de origem chinesa e sul-coreana, terão sido presas já na terça-feira na companhia do seu tradutor, avança o diário “The New York Times”. Ambas trabalham para uma agência sedeada na Califórnia, noticia a televisão sul-coreana. De acordo com um jornalista de Seul que diz ter-se encontrado com as jornalistas antes de estas partirem para a China, avança o “Times”, elas trabalham para o programa “Vanguard” da Current TV, um rede de cabo fundada pelo antigo vice-presidente Al Gore e por Joel Hyatt, um empresário.
A embaixada norte-americana em Seul não quis comentar estas notícias, remetendo as agências para o Departamento de Estado.
Para viajar até à Coreia do Norte, os jornalistas devem pedir um visto específico, que é raramente concedido, e são depois alvo de uma estreita vigilância, escreve a AFP.
A confirmarem-se, estas detenções acontecem numa altura de incerteza e tensão na Península Coreana, quando o regime de Kim Jong-il prepara o lançamento do que descreve como um “satélite” para o espaço. Washington e Seul pensam que se trata de um ensaio com mais um míssil de longo alcance que, em teoria, poderia chegar ao Alaska.
E a Coreia do Norte anunciou a semana passada ter posto os seus militares em alerta total, em resposta a exercícios militares conjuntos de americanos e sul-coreanos.
Jornalistas dos Estados Unidos presas pela Coreia do Norte
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Conflito Coreia do Norte: Rússia e China aumentam pressão sobre a Coreia do Norte
- Coreia do Norte contra diferendo Americano, Coreia do Norte volta a testar mísseis balísticos
- Coreia do Norte, Enviado americano encontra-se com homólogo para discutir desnuclearização da Coreia do Norte, Reunião decorre quinta-feira em Genebra
- Lei Climática 2009: Lei aprovada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
- Eleições Estados Unidos 2008: urnas já abriram nos estados de Indiana e Carolina do Norte
- Gaza, Associação avança petição para permitir entrada de jornalistas estrangeiros
- Eleições Estados Unidos 2008: Obama ganha Carolina do Norte e Hillary lidera no Indiana


Quero apenas lembrar que Joaoleitao.com/viagens/ não é uma empresa ou uma agência de viagens, mas simplesmente um site pessoal que começou com a intenção de partilhar informação de viagem. Os anúncios que poderá clicar espalhados pelas páginas servem para suportar as despesas do site ou me pagar um sumo de laranja algures pelo mundo. As informações contidas neste site pretendem ajudar a preparar a sua viagem, mas não sou responsável por qualquer imprecisão ou mudança. Obrigado e boas viagens! João Leitão
