![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, Monumento UNESCO na cidade de Turkestan no Cazaquistão
Adorei este local, e, na verdade fiz algumas centenas de kms só para o visitar. Apanhei o autocarro desde Almaty até Shymkent onde fiquei 2 dias e de lá apanhei um táxi carrinha que me levou até à cidade de Turkestan. O Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi em Turkestan é um dos poucos exemplos de arquitectura da época de Timur no Cazaquistão fazendo assim um local único para visitar no país. Está um pouco longe de tudo mas vale a pena o esforço para ir lá.
Para melhor fazer uma apresentação deste local histórico vou tentar traduzir a página do WIKIPEDIA para português e ir acrescentando alguma informação que ache relevante e com base na minha visita no Verão de 2004.
História do Mausoléu
O Mazar (Mausoléu ) de Khoja Ahmed Yasawi é um mausoléu inacabado situado na cidade de Turkestan também chamada de Hazrat-e Turkestan no Sul do Cazaquistão. O nome desta cidade é muitas vezes confundida com um país vizinho ao Cazaquistão, o Turquemenistão (em inglês Turkmenistan) causando assim uma confusão entre viajantes fazendo que muitas vezes até possam não visitá-lo a pensar que é algum erro ou algo assim parecido.
Em 2003 este Mausoléu tornou-se o primeiro local oficialmente integrado e reconhecido pela UNESCO e inserido assim na sua lista de Património Mundial da Humanidade como um monumento importante.
A estrutura que vemos hoje foi edificada em 1389 por Tamerlão também conhecido como Timur “o Coxo” para substituir um pequeno mausoléu do século XII pertencente a um Mestre Sufi chamado Khwaja Ahmad Yasavi (1103–66). Mestres artesãos comandados por Khwaja Hosein Shirazi, erigiram este edíficio rectangular com 39 metros de altura. Na altura foi o efíficio com a maior abóbada de toda a Ásia Central. Esta dupla abóbada decorada com mosaicos verdes e dourados mede 18 metros de diametro e cerca de 28 metros de altura.
O edíficio foi deixado por acabar quando Timurlão morreu em 1405. Há ainda no complexo do mausoléu o túmulo de Ablai Khan.
Links de interesse
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamerl%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mausol%C3%A9u
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Fotografias da Cidade Hazrat-e Turkestan e do Mausoléu Unesco de Khoja Ahmed Yasavi, Cazaquistão 2004
- Poluição em Almaty, Cazaquistão
- Mapas do Cazaquistão, Cazaquistão Mapas
- Locais Património Mundial na Ucrânia, Locais UNESCO Ucrânia
- Mapa Áreas Naturais Protegidas no Cazaquistão, Cazaquistão Mapas
- Shpongle Live, Concerto Shpongle no Roundhouse Londres Inglaterra, 31 Outubro 2008
- Visto para o Cazaquistão, Embaixada do Cazaquistão em Madrid
- Fotografias da Praça Vermelha, Monumentos no centro de Moscovo, Krasnaia Ploshchad, Mausoléu Lenin, Kremlin e Catedral de São Basílio
- Preços em Almaty, Custo de vida na Cazaquistão, Preços Almaty Cazaquistão
- Mosteiro Sevan no Lago Sevan, Sevanavank na Arménia
- Escavações de Çatalhüyük na Anatólia Turquia
- Mapa do Cazaquistão em Russo, Cazaquistão Mapas
- Agdam cidade fantasma no Alto Carabaque, Nagorno Karabakh Zona disputada entre o Azerbeijão e a Arménia
- Mosteiro Apostólico Arménio de Amaras na Aldeia Sos no Alto Carabaque, Nagorno Karabakh
- Mapas do Cazaquistão, Mapas Grandes do Cazaquistão, Cazaquistão Mapas
- Praça Imam em Esfahan, Praça Maidan-e-Naghsh-e-Jahan em Esfaão, UNESCO Irão
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.