Eleições Irão 2009: Mousavi insiste na anulação das presidenciais

20.06.2009 – 17h36 Agências | in PUBLICO
Enquanto na rua as forças de segurança tentavam calar as vozes dos manifestantes, Mir-Hossein Mousavi, o principal rival de Mahmoud Ahmadinejad nas presidenciais iranianas, enviava uma carta ao principal órgão legislativo do país a reiterar que as presidenciais têm de ser anuladas. E anunciou estar “pronto para o martírio e para prosseguir neste caminho”, disse uma apoiante dele por telefone à agência Reuters.
“Estas medidas irritantes [fraude eleitoral] foram planeadas meses antes da votação… Considerando todas as violações… a eleição deve ser anulada”, escreveu na missiva, publicada no seu site.
A carta ao Conselho de Guardiões quebrou um silêncio de dois dias do ex-primeiro-ministro moderado. Mousavi tem vindo a pedir novas eleições, apontando para fraudes no escrutínio de 12 de Junho, que deu uma vitória esmagadora a Ahmadinejad, com 63 por cento dos votos, contra 34 por cento de Mousavi.
Há uma semana que o Irão está a assistir aos piores protestos desde a criação da República Islâmica, em 1979. Apesar dos avisos lançados ontem pelo Supremo Líder, “ayatollah” Ali Khamenei, contra a realização de mais manifestações, os iranianos voltaram hoje a sair à rua. Embora em menor número – fala-se em três mil pessoas – as forças de segurança usaram canhões de água, bastonadas e gás lacrimogéneo para os dispersar.
Algumas testemunhas ouvidas pela AFP referem que foram disparados vários tiros, e que um terá deixado ferida uma pessoa.
Entretanto, o Presidente Mahmoud Ahmadinejad , reeleito num escrutínio que os candidatos da oposição consideram fraudulento, agradeceu hoje ao Supremo Líder Ali Khamenei pela sua “boa decisão”, ao validar os resultados das eleições, noticiam as agências irianianas, citadas pela AFP.
“Guia, com uma criança pequena e servidor escolhido pela grande nação iraniana julgo necessário agradecer-vos cordialmente pela boa decisão (…) no sermão de sexta-feira)”, disse Ahmadinejad a Khamenei.
Eleições Irão 2009: Mousavi insiste na anulação das presidenciais
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Eleições Irão 2009: Ahmadinejad declarado vencedor das eleições presidenciais no Irão
- Eleições Irão 2009: Mousavi reclama vitória mas dados oficiais dão vantagem a Ahmadinejad
- Eleições Irão 2009: Guia supremo apela à calma, manifestações continuam em Teerão
- Eleições Irão 2009: Conselho do Discernimento pede a candidatos presidenciais que cooperem com comissão especial
- Eleições Irão 2009: Obama avisa o Irão que todo o mundo o está a observar
- Eleições Irão 2009: Conselho dos Guardiães recusa anular eleições presidenciais
- Eleições Irão 2009: Filhos do ex-Presidente Rafsanjani proibidos de sair do Irão


Quero apenas lembrar que Joaoleitao.com/viagens/ não é uma empresa ou uma agência de viagens, mas simplesmente um site pessoal que começou com a intenção de partilhar informação de viagem. Os anúncios que poderá clicar espalhados pelas páginas servem para suportar as despesas do site ou me pagar um sumo de laranja algures pelo mundo. As informações contidas neste site pretendem ajudar a preparar a sua viagem, mas não sou responsável por qualquer imprecisão ou mudança. Obrigado e boas viagens! João Leitão
