![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Iraque: 72 o número de mortos do ataque suicida em Kirkuk
21.06.2009 – 11h17 Agências | in PUBLICO
Aumentou para 72 mortos o número de vítimas do atentado de ontem perto de Kirkuk, no Norte do Iraque. O novo balanço faz com que este seja o ataque suicida mais mortífero dos últimos 15 meses no país.
“O resultado da explosão do atentado suicida com um camião armadilhado, ontem, em Taza, é hoje de 72 mártires”, afirmou o chefe da polícia da região de Kirkuk, general Sarhad Qadir. O número de feridos ultrapassa os 200. O novo balanço foi confirmado por Ibrahim Mohammed Jassem, médico na morgue de Kirkuk. “É provável que este número aumente ainda mais porque as operações de buscas não terminaram”, adiantou.
A explosão levou ao colapso de cerca de 80 casas, e não se sabe ainda quantas pessoas poderão estar debaixo dos escombros.
As autoridades atribuem à Al-Qaeda o atentado contra a mesquita, numa zona maioritariamente turcomana. Segundo um responsável da polícia de Kirkuk, o camião estacionou a 400 metros da mesquita Rassoul, em Taza (220 quilómetros a norte de Bagdad). “O camião transportava mais de uma tonelada de explosivos e visava os antigos bairros de Taza”, disse à AFP a mesma fonte, que não quis ser identificada. “O atentado tem a marca da Al-Qaeda”, adiantou.
O ataque foi duramente criticado pelo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, que acusou “terroristas renegados e seus aliados do antigo regime” de Saddam Hussein. “As tentativas de desestabilizar a segurança estão destinadas ao fracasso”, cita a AFP.
Horas antes do atentado, Maliki, dizia aos líderes de uma comunidade turca que “não desanimassem se uma brecha na segurança ocorresse aqui e ali”. Mas aconselhou a que não se perdesse a esperança de que a segurança será possível sem os soldados americanos, que a 30 de Junho começarão a sair dos centros urbanos – com uma retirada total prevista para 2012.
Os analistas acreditam que até às eleições legislativas previstas para Janeiro, o Iraque vai ser o alvo frequente de atentados da Al-Qaeda e outros grupos violentos, principalmente muçulmanos sunitas.
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Iraque: Atentado contra mesquita perto de Kirkuk faz 64 mortos
- Guerra no Iraque: Pelo menos 45 mortos em atentado suicida no norte do Iraque
- Iraque: dez soldados iraquianos mortos em ataque atribuído à Al-Qaeda
- Guerra no Iraque: Número de soldados americanos mortos em combate atingiu os 4000,
- Guerra no Iraque: pelo menos 40 mortos e 80 feridos em ataque bombista
- Iraque: 23 mortos em atentado suicida durante reunião tribal
- Guerra no Afeganistão: camiões com combustível para forças americanas destruídos em ataque
- Guerra no Iraque: Atentado causa nove mortos em Bagdad
- Guerra no Iraque, Atentado suicida em Bagdad faz 18 mortos e 64 feridos
- Atentado Irão: Ataque bombista suicida contra Guardas da Revolução
- Paquistão: pelo menos 30 mortos em explosão de um carro armadilhado
- Afeganistão: Rebeldes taliban que fizeram atentado contra Presidente afegão mortos em ataque policial
- Atentado no Iémen: embaixada americana seria o alvo de ataque que provocou dois mortos
- ONU: número de mortos no Darfur pode chegar aos 300 mil
- Iraque, Cinco soldados norte-americanos morrem num atentado em Bagdad, Guerra do Iraque
- Ataques no Iémen: Sul-coreanos escapam a segundo atentado suicida
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.