Eleições Irão 2009: Expulsão de diplomatas do Reino Unido e Irão


23.06.2009 – 16h13
in PUBLICO | Foto: REUTERS/Fars NewsO primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou a expulsão de dois diplomatas iranianos do Reino Unido, em resposta a uma decisão de Teerão de expulsar dois diplomatas britânicos do Irão na segunda-feira. Entrentanto, o Presidente dos EUA elogiou a “a coragem” dos manifestantes iranianos e o pediu mais dias para receber queixas sobre as eleições de 12 de Junho
“Ontem o Irão expulsou dois diplomatas ingleses injustamente e sob acusações falsas”, declarou Brown no Parlamento. “Em resposta, hoje de manha informámos o embaixador iraniano de que também iremos expulsar dois diplomatas iranianos da embaixada em Londres. Estou decepcionado com a atitude do Irão por nos ter colocado nesta posição”, disse ainda.
O Presidente dos EUA, Barack Obama, falou sobre o que se passa no Irão, numa conferência de imprensa, elogiando a mobilização da oposição, mas frisando que o seu país não estava a interferir nos protestos contra os resultados das eleições presidenciais de 12 de Junho. “Devemos homenagear a coragem e dignidade do povo iraniano, e a abertura notável que está a acontecer dentro da sociedade iraniana. E lamentamos a violência contra civis inocentes, aconteça onde aconteça”, disse.
No Irão, o Conselho dos Guardiões, o principal organismo legislativo do país, pediu ao Supremo Líder Ali Khamenei mais alguns dias para continuar a receber queixas dos candidatos presidenciais sobre fraudes eleitorais, noticiou a televisão estatal, citada pela agência Reuters.
A campanha do candidato da oposição Mir-Hossein Mousavi, que ficou em segundo lugar nas eleições que em breve iria publicar um relatório completo sobre “as fraudes e as irregularidades” cometidas pelo regime nas eleições presidenciais de 12 de Junho.
As autoridades iranianas excluíram qualquer possibilidade de repetir as eleições, como exige a oposição, e anunciaram que a tomada de posse para um novo mandato do Presidente Mahmoud Ahmadinejad e do seu Governo ocorrerá entre 26 de Julho e 19 de Agosto.
Eleições Irão 2009: Expulsão de diplomatas do Reino Unido e Irão
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Eleições Irão 2009: Irão acusa Reino Unido de complô contra as presidenciais
- Eleições Irão 2009: Filhos do ex-Presidente Rafsanjani proibidos de sair do Irão
- Eleições Irão 2009: Jornalista da Newsweek preso em Teerão
- Eleições Irão 2009: Mousavi insiste na anulação das presidenciais
- Eleições Irão 2009: Ahmadinejad declarado vencedor das eleições presidenciais no Irão
- Eleições Irão 2009: Conselho dos Guardiães recusa anular eleições presidenciais
- Eleições Irão 2009: Casa Branca considera protestos no Irão o princípio da mudança
Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

