Eleições Irão 2009: Mehdi Karoubi cancela cerimónia pelos mortos nas manifestações

25.06.2009 – 08h59 PÚBLICO | in PUBLICO
O clérigo reformista iraniano Mehdi Karoubi, o menos votado nas presidenciais do país, cancelou a homenagem convocada para hoje em honra dos manifestantes mortos ao longo destas quase duas semanas durante os protestos em Teerão contra os resultados do escrutínio que reconduziu ao poder o Presidente, Mahmoud Ahmadinejad.
O cancelamento deveu-se a o partido de Karoubi, o Etemad Melli, não ter recebido das autoridades autorização para fazer a cerimónia, era precisado no website do candidato presidencial derrotado. “É lamentável que nesta situação não tenha sido dado um local a dirigentes políticos como Karoubi para celebrar o luto, nem mesmo uma mesquita nem o túmulo do imã”, era ali indicado, numa referência ao mausoléu em memória do fundador da República Islâmica, o Aayatollah Ruhollah Khomeini.
As manifestações e todo o tipo de reuniões públicas foram expressamente proibidas no Irão, por decreto do Ministério do Interior, após a proclamação oficial dos resultados do sufrágio presidencial, a 13 de Junho. E o Supremo Líder iraniano, ayatollah Ali Khamenei – que detém o poder máximo no país – deixou claro que não toleraria a continuação da contestação nas ruas aos resultados das eleições, que considerou legítimos, dando um expresso apoio político à vitória do ultraconservador Ahmadinejad.
Karoubi – assim como o principal rival do Presidente iraniano no escrutínio, o moderado Mir-Hossein Mousavi – denunciam a ocorrência de fraudes eleitorais e têm vindo a conseguir levar milhares de pessoas às ruas na maior crise política e social a que o Irão assiste desde a Revolução Islâmica de 1979.
Na sequência destes protestos, centenas de activistas da oposição e manifestantes têm sido presos e pelo menos 17 pessoas morreram em confrontos com a polícia anti motim. Desde ontem, o dispositivo de segurança lançado nas ruas pelas autoridades parece ter posto termo definitivo aos protestos, que já perdiam expressão, de resto, desde o início da semana.
Os líderes da oposição ao regime de Ahmadinejad prometem, porém, não abandonar a contestação, garantindo que recorrerão a todos as formas legais para pôr em causa os resultados do escrutínio. Karoubi reiterou hoje que a reeleição do Presidente é “ilegítima” e a mulher de Mousavi – académica que foi a primeira mulher no Irão a fazer campanha ao lado do marido – instou os iranianos a cumprirem o “dever de continuar os protestos para preservarem os [seus] direitos”.
Num outro sinal da profunda cisão política no Irão, uns 105 deputados parecem ter recusado o convite para celebrar a vitória de Ahmadinejad, sublinhava esta manhã a edição online da BBC. Todos os 290 membros do Parlamento foram convidados para a festa realizada ontem à noite, mas apenas 185 compareceram.
Eleições Irão 2009: Mehdi Karoubi cancela cerimónia pelos mortos nas manifestações
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Eleições Irão 2009: Conselho dos Guardiães recusa anular eleições presidenciais
- Eleições Irão 2009: Conselho dos Guardiães reitera legitimidade da reeleição de Ahmadinejad
- Eleições Irão 2009: Domingo 22 Junho, 1º dia sem manifestações
- Eleições Irão 2009: Guia supremo apela à calma, manifestações continuam em Teerão
- Eleições Irão 2009: Conselho do Discernimento pede a candidatos presidenciais que cooperem com comissão especial
- Eleições Irão 2009: Ahmadinejad declarado vencedor das eleições presidenciais no Irão
- Eleições no Irão 2009: libertados cinco dos nove funcionários da embaixada britânica


Quero apenas lembrar que Joaoleitao.com/viagens/ não é uma empresa ou uma agência de viagens, mas simplesmente um site pessoal que começou com a intenção de partilhar informação de viagem. Os anúncios que poderá clicar espalhados pelas páginas servem para suportar as despesas do site ou me pagar um sumo de laranja algures pelo mundo. As informações contidas neste site pretendem ajudar a preparar a sua viagem, mas não sou responsável por qualquer imprecisão ou mudança. Obrigado e boas viagens! João Leitão
