Cimeira G8: Ministros pedem solução pacífica para a crise iraniana

26.06.2009 – 11h10 Agências | in PUBLICO
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito países mais industrializados do Mundo criticaram hoje a violência no Irão, mas sem questionar a legitimidade do resultado das eleições presidenciais.
A declaração final dos responsáveis diplomáticos dos países do G8, que estão reunidos desde ontem na cidade italiana de Trieste, traduz o equilíbrio entre o desejo de uma tomada de posição “firme” sobre o Irão, expresso ontem pelo ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Franco Frattini, e a posição russa, de respeito pela soberania iraniana.
O documento assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Itália, Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Japão e Canadá apela ao Irão no sentido de “resolver a crise rapidamente através de um diálogo democrático e por meios pacíficos”.
“Respeitamos plenamente a soberania do Irão mas deploramos ao mesmo tempo as violências pós-eleitorais que conduzem à perda de vidas humanas e apelamos ao Irão para que respeite os direitos fundamentais do homem, nomeadamente o de liberdade de expressão”
Médio Oriente: não aos colonatos
A declaração final dos oito países mais ricos do planeta refere ainda a situação no Médio Oriente e pede um regresso de todas as partes à mesa das negociações, no quadro do “road map”, incluindo o congelamento da construção de colonatos israelitas na Cisjordânia.
“Apelamos às duas partes para cumprirem as suas obrigações no quadro do ‘road map, incluindo o congelamento da construção dos colonatos (bem como do seu “crescimento natural”) e o abandono inequívoco da violência e do terrorismo”, refere o documento, citado pela Reuters.
A questão dos colonatos é um dos principais diferendos entre os Estados Unidos e Israel e o Governo israelita tem defendido o “crescimento natural” dos colonatos, ou seja a construção em colonatos já existente, que Washington rejeita.
Cimeira G8: Ministros pedem solução pacífica para a crise iraniana
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto
- Crise no Kuweit, ministros pedem demissão colectiva, Emirado petrolífero vive série de crises políticas
- Cisjordânia Palestina, ONU e EUA pedem que Israel suspenda construção de colonatos na Palestina
- Alto Carabaque: Solução de Paz para breve no Nagorno-Karabaque
- Conflito Israel/Palestina: Mahmoud Abbas rejeita proposta americana para processo de paz
- Gaza, ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se amanhã em Paris
- Enviados do Tibete e China encontram-se amanhã para tentar resolver a crise
- Portugal: Luís Amado, crise mundial ditou ratificação rápida e por via parlamentar


Quero apenas lembrar que Joaoleitao.com/viagens/ não é uma empresa ou uma agência de viagens, mas simplesmente um site pessoal que começou com a intenção de partilhar informação de viagem. Os anúncios que poderá clicar espalhados pelas páginas servem para suportar as despesas do site ou me pagar um sumo de laranja algures pelo mundo. As informações contidas neste site pretendem ajudar a preparar a sua viagem, mas não sou responsável por qualquer imprecisão ou mudança. Obrigado e boas viagens! João Leitão
