![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Nigéria: Presidente oferece amnistia a grupos armados do Sul do delta do Níger
25.06.2009 – 08h59 PÚBLICO | in PUBLICO
Foto: George Esiri/REUTERSO Presidende da Nigéria, Umaru Yar’Adua, ofereceu hoje uma amnistia aos grupos armados que actuam no sul petrolífero do país, com a condição de deporem as armas.
“Ofereço uma amnistia e o perdão sem condições, a todas as pessoas que participaram directa ou indirectamente nas ofensas associadas às actividades dos militantes no delta do Níger”, anunciou o chefe de Estado, depois de ter assinado uma declaração que formaliza a proposta.
O prazo para aceitação da amnistia termina a 4 de Outubro, refere o documento oficial, de que foi enviada uma cópia à AFP.
É do delta do Níger, região rica em hidrocarbonetos do sul do país, que provêm mais de 90 por cento das divisas da Nigéria. Mas os ataques que grupos armados ali têm feito desde 2006 fizeram cair a produção em um terço.
Os grupos armados, que afirmam agir em nome das populações do delta do Níger, têm atacado interesses de numerosas companhias petrolíferas que operam na região. Sabotagem de oleodutos, ataque a navios e rapto de trabalhadores são algumas das suas acções.
A referência à data limite para adesão à amnistia provocou alguma confusão, uma vez que Umaru Yar’Adua, que também mencionou 4 de Outubro, afirmou igualmente no seu discurso que os grupos armados terão um “período de 60 dias” para beneficiarem da proposta. Os serviços da presidência disseram à agência noticiosa que, mais tarde, serão prestados esclarecimentos sobre o assunto.
“O perdão produz efeito com o abandono e a entrega de todos os equipamentos, armas e munições”, refere também a declaração. Os abrangidos devem igualmente “renunciar” à militância armada.
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Eleições Tunísia 2009: Vitória prevista do já presidente Ben Ali
- Nigéria, Gana, Gâmbia, Serra Leoa e Guiné-Conacri preparam moeda comum, União monetária na África Ocidental
- Grupos palestinianos chegam a acordo sobre oferta de tréguas a Israel para Gaza e Cisjordânia
- Fotografias de Mopti, 17 Fotos da Cidade de Mopti e Margem do Rio Níger, Mopti Mali Maio 2008
- Independência do Kosovo: Bulgária, Hungria e Croácia vão reconhecer Kosovo como novo Estado nos Balcãs
- Vistos África Ocidental: Mali, Burkina-Faso, Níger, Benin, Togo, Gana
- Gaza, Israel não reconhece crise humanitária
- Fotografias do Monte Erfoud, 22 Fotos Arfoud vista do cimo do Posto Militar, Deserto do Saara Sul de Marrocos Janeiro 2008
- Israel, no sul do país “Há crianças que não viveram um dia da sua vida sem um alarme, sem um rocket”
- Grupos palestinianos rejeitam hipótese de tréguas que incluam apenas a Faixa de Gaza
- Eleições Irão 2009: Filhos do ex-Presidente Rafsanjani proibidos de sair do Irão
- Irão: Presidente do Irão diz que atentados de 11 de Setembro foram “acontecimento suspeito”
- Viagem na África Ocidental, 4 Semanas pelo Mali, Burkina, Níger, Benin, Togo e Gana
- Fotografias do Museu Nubio em Aswan, 28 Fotos do Nubian Museum na Cidade de Aswan Sul do Egipto Fevereiro 2008
- Presidente da Bolívia classifica como “ilegal” referendo pela autonomia de Santa Cruz
- Mapa da América do Sul, Mapa Continente Americano, Mapas América do Sul
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.